Distinção para António Borges Coelho
O historiador, poeta e resistente antifascista António Borges Coelho foi o vencedor do Prémio Rodrigues Sampaio, atribuído pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e com o patrocínio do Município de Esposende.
Segundo o júri, que tomou a decisão por unanimidade, o laureado é «personalidade ímpar da cultura e da cidadania, autor de inovadora e vasta obra no domínio da História, mas também poeta luminoso».
Além do trabalho de investigador, o júri distinguiu também o seu exemplo de «homem de coragem», refere a Associação dos Jornalista e Homens de Letras do Porto em comunicado divulgado dia 25.
«Mesmo nos tempos da dura repressão fascista, jamais traiu a luta por um Portugal de liberdade livre. Preso, perseguido, ou forçado a mergulhar na clandestinidade, sempre inventou tempo para a bondade e para avivar a voz dos silenciados», sublinha a associação.
Autor de uma vasta obra, António Borges Coelho foi um firme opositor da ditadura fascista, tendo, como preso político, estado no Aljube e na prisão do Forte de Peniche.