Editorial

COM O PCP, AGIR<br>E AVANÇAR

Numa semana em que, com a tomada de posse da nova administração americana, a situação internacional ficou sujeita...
Opinião
Actual

Almas inquietas

As almas do costume estão em alvoroço. Habituados que estão a contar com «dinheiro em caixa», no sentido...
Actual

Com as calças do meu pai...

Uma reportagem no canal público de televisão trouxe-nos novas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Eu que tive o...
Actual

Janeiro de 1937

Há 80 anos a Guerra Civil de Espanha entrava no período decisivo. A sublevação franquista concentrava a ofensiva...
Crónica Internacional

Ordem liberal

O Ministro dos Negócios Estrangeiros – e talvez futuro presidente – alemão, Steinmeier, declara que com Trump...
A talhe de foice

Os enganos

Passos Coelho é um jogador inveterado e fez um novo lançamento: declarou ir votar com o PCP, o PEV e o BE contra o abaixamento...
PCP

A luta, tarefa primeira<br>dos comunistas

Tese central do XX Congresso do nosso Partido foi a de que «a luta de massas confirma-se (…) como factor decisivo de intervenção para a construção da alternativa política e de transformação social». Na sua reunião de 17 de Dezembro, o CC sublinhou essa ideia, afirmando que «o desenvolvimento da luta reivindicativa dos trabalhadores e do povo reclama das organizações e militantes do Partido uma intervenção que contribua para o fortalecimento das organizações unitárias dos trabalhadores e de outros movimentos de massas, envolvendo todas as classes e camadas sociais anti-monopolistas, importante contributo para o alargamento da frente social de luta».

Em Foco

É preciso e é possível<br>ir mais longe

Num vibrante comício realizado no sábado à tarde em Faro, Jerónimo de Sousa voltou a valorizar o que foi alcançado no último ano e a garantir que o caminho não é voltar atrás mas «encontrar uma resposta duradoura para os problemas nacionais».

Pelo direito a viver e a produzir<br>na Ria Formosa

O Secretário-geral do PCP passou a manhã de sábado, 21, na Ilha da Culatra, onde expressou presencialmente aos moradores, pescadores, mariscadores e dirigentes associativos locais a solidariedade dos comunistas à sua corajosa e persistente luta contra as demolições que há muito ameaçam os núcleos populacionais das ilhas-barreira da Ria Formosa. De todos eles, Jerónimo de Sousa recebeu palavras de sincero reconhecimento pela acção incansável do PCP em defesa do direito a viver e a produzir naquela importante zona do litoral algarvio.

 
PCP

Precariedade em debate<br>no Porto

A exposição «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade!», patente na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto, entre os dias 13 e 21 de Janeiro, foi um êxito.

Convergir para mudar

O PCP continua a realizar contactos com instituições e entidades diversas para divulgar as decisões e orientações emanadas do seu XX Congresso.

Defesa intransigente<br>do carácter público

Num encontro distrital de quadros do distrito de Évora, o PCP reafirmou a defesa da água pública contra as tentativas de privatização, mais ou menos encapotadas, que estão em curso.

Caminho aberto<BR>para crescer

A venda especial do Avante! do passado dia 12, que continha um suplemento sobre a política patriótica e de esquerda e foi...

ETT aumentam exploração

O PCP está a distribuir aos trabalhadores dos centros de contacto da Meo/Afonso Costa e da Nos, em Lisboa, dois comunicados em que...
Trabalhadores

Greve forte na Saúde

A nível nacional, a média de adesão à greve nacional dos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, na sexta-feira, dia 20, foi de 80 por cento, com especial impacto nos hospitais.

Salários têm de subir

Em empresas industriais do Norte, as mais recentes informações sobre a acção reivindicativa mostram como o salário mínimo pode ser de 600 euros sem subsídios ao patronato.

Sem funções na MEO

Na MEO (Grupo PT), além dos trabalhadores afectos às «USP», há outros que ainda se encontram nas suas direcções mas também não têm funções atribuídas, situação que em alguns casos dura há vários anos.

Fenprof recusa acordo

A Federação Nacional dos Professores não deu o seu acordo à proposta final do Ministério da Educação, apresentada dia 20, após a reunião de negociação suplementar, porque ficam sem solução questões essenciais.

De Sines a Lisboa

Pelo aumento dos salários, em valor igual para todos, e contra a precariedade, os trabalhadores das...

Reformados dos lanifícios

Reformados do sector de lanifícios concentraram-se junto ao Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, na...

Gestos para surdos

No dia 17, frente ao ME, reuniram-se dois terços dos professores de Língua Gestual Portuguesa...
Assembleia da República

Estímulo e apoio às MPME

O PCP propõe 12 medidas de estímulo e apoio à actividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente a extinção do Pagamento Especial por Conta (PEC) em 2018 e apoios no capítulo dos combustíveis e energia.

Sobrepor a saúde ao lucro

O PCP reafirmou no Parlamento a sua rejeição ao modelo de parcerias público-privadas (PPP), defendendo que «só a gestão pública das unidades de saúde garante o princípio da igualdade e da universalidade».

É preciso ir mais longe

O PCP defende a integração dos doutorados na carreira de Investigação Científica, findo os prazos contratuais previstos como limite máximo.

«Chumbo» sem explicação

O Grupo Parlamentar do PCP requereu anteontem, 24, através da comissão parlamentar de Cultura, Comunicação,...
Nacional

Crescer nos Açores

O PCP vai apresentar este ano candidaturas a um maior número de autarquias dos Açores e quer reforçar a sua posição nos órgãos de Poder Local no arquipélago.

Almada constrói o futuro

Joaquim Judas, presidente da Câmara de Almada, informou, no dia 16, em conferência de imprensa, que a autarquia, incluindo os...
Europa

Produtores de leite <br>protestam em Bruxelas

Produtores de leite europeus manifestaram-se em Bruxelas, esta segunda-feira, 23, numa acção simbólica para alertar mais uma vez para a grave crise em que o sector continua mergulhado.

Direitos ameaçados

A Amnistia Internacional (AI) divulgou a semana passada um relatório em que revela como o combate ao terrorismo está a liquidar direitos fundamentais em muitos países da União Europeia.

Internacional

Oposição venezuelana foge do diálogo

A oposição venezuelana insiste em desacatar a ordem constitucional, acusa o governo bolivariano, que junto com os mediadores internacionais apela ao reatar de conversações.

Vitória independentista

O líder independentista porto-riquenho Oscar López foi indultado por Barack Obama e vai ser libertado mais de 35 anos depois de ter sido preso nos EUA.

El Salvador celebrou paz

A convite da Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (FMLN) e no âmbito das comemorações dos 25 anos...

Solidariedade

Os primeiros signatários do abaixo-assinado «Pela Libertação dos presos políticos saarauís detidos...

Trump, a velocidade e a forma

«Posso contratar metade da classe trabalhadora para matar a outra metade». Século e meio depois do magnata nova-iorquino...
Temas

Investimento estrangeiro<br>e crescimento económico

Para o pensamento neoliberal que hoje domina o mundo capitalista, a livre circulação de capitais a nível internacional constitui uma bênção para os países menos desenvolvidos, dado o afluxo de investimento que essa livre circulação de capitais transporta para estes países. Fica assim colmatada para os neoliberais a permanente escassez de capitais domésticos nos países menos desenvolvidos.

Congresso de Todos<br>os Sindicatos

O Congresso de Todos os Sindicatos, realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 de Janeiro de 1977, no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, sob o lema: Pela unidade dos trabalhadores – Pela Reestruturação Sindical, constituiu um grande acontecimento no mundo do trabalho e um importante sucesso na luta da classe operária e de todos os trabalhadores portugueses. Dele resultou o fortalecimento da Unidade na Acção e o alargamento e consolidação do movimento sindical.

Uma batalha<br>de todos os dias

Artigo de acesso livre

Se fazes falta todos os dias por que razão o teu contrato é precário?
Este é um dos motes da segunda fase da campanha «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à precariedade» levada a cabo pelo PCP.

Argumentos
TVisto

Um susto chamado Donald

Até há pouco, a Europa e o mundo em geral só conheciam com aquele nome um simpático pato que não lhes...
Memória
Aconteceu

Defender a Cultura no Porto

Com o lema «Cultura para todos, cumprir a Constituição», mais de 70 pessoas participaram, no domingo, 22, num...

Balotelli denuncia racismo

Na sua conta da rede social Instagram, Mário Balotelli, avançado italiano do Nice, acusou os adeptos do Bastia de terem...

Serralves

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, recebeu 682 713 visitantes em 2016, um aumento de 30 por cento face a 2015....

Adeus a Gorden Kaye

Morreu na segunda-feira, 23, Gorden Kaye, com 75 anos, conhecido sobretudo por ter interpretado o papel de Rene Artois, em «Alô...

Morreu o pai do «pinyin»

O linguista chinês Zhou Youguang, considerado o pai do «pinyin», a forma romanizada do mandarim mais popular, morreu no...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário Geral do PCP Emprego . Direitos...

A semana em resumo

Frases

“Não sou o dono disto tudo e este banco não é o BES.”...