Comunistas preparam eleições autárquicas

Crescer nos Açores

O PCP vai apre­sentar este ano can­di­da­turas a um maior nú­mero de au­tar­quias dos Açores e quer re­forçar a sua po­sição nos ór­gãos de Poder Local no ar­qui­pé­lago.

Nos Açores existem 19 mu­ni­cí­pios e 155 fre­gue­sias

O ob­jec­tivo foi tra­çado na reu­nião da Di­recção Re­gi­onal do PCP Açores (DORAA), que acon­teceu nos dias 14 e 15 de Ja­neiro, em Ponta Del­gada, ilha de São Mi­guel, onde abordou as elei­ções au­tár­quicas de 2017, pre­vistas para Ou­tubro.

Tendo em conta o re­forço e am­pli­ação das po­si­ções do Par­tido nos di­fe­rentes ór­gãos do Poder Local, os co­mu­nistas dos Açores de­fi­niram como ob­jec­tivo que vão apre­sentar can­di­datos, no quadro da CDU, «a um maior nú­mero de câ­maras, as­sem­bleias mu­ni­ci­pais e as­sem­bleias de fre­guesia», «eleger au­tarcas nas prin­ci­pais ci­dades e vilas da Re­gião» e «re­forçar as ac­tuais po­si­ções que detém nos ór­gãos au­tár­quicos de Vila do Porto (ilha de Santa Maria), Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores».

Neste ponto, foram ainda apro­vadas as li­nhas e ori­en­ta­ções de tra­balho para a cons­ti­tuição e di­na­mi­zação de co­mis­sões da CDU onde ainda não fun­ci­onam com re­gu­la­ri­dade, e deu-se início à pre­pa­ração da ca­len­da­ri­zação do pro­cesso po­lí­tico e elei­toral.

In­ter­venção po­lí­tica

A DORAA ana­lisou, ainda, a si­tu­ação po­lí­tica e so­cial, aprovou o Plano de Ac­ti­vi­dades para 2017 e dis­cutiu as li­nhas ge­rais de in­ter­venção po­lí­tica e ins­ti­tu­ci­onal sobre as «Ori­en­ta­ções de Médio Prazo», de 2017/​2020, e o «Or­ça­mento e Plano Anual» deste ano, que o Go­verno Re­gi­onal vai sub­meter à dis­cussão e apro­vação na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da Re­gião Au­tó­noma dos Açores no pró­ximo mês de Março.

Re­la­ti­va­mente ao Or­ça­mento para 2017, o PCP in­forma que vai propor o au­mento «de 5 para 7,5 por cento, do acrés­cimo re­gi­onal ao sa­lário mí­nimo na­ci­onal», «da Re­mu­ne­ração Com­ple­mentar», e «dos com­ple­mentos re­gi­o­nais de pensão e de abono de fa­mília».

Si­mul­ta­ne­a­mente, os co­mu­nistas vão re­clamar a «eli­mi­nação das taxas mo­de­ra­doras», a «di­mi­nuição de 18 para 16 por cento da taxa mais ele­vada do IVA», a «cri­ação de um pro­grama de com­bate à pre­ca­ri­e­dade la­boral, ao tra­balho ilegal e ao tra­balho in­formal», a «re­for­mu­lação dos pro­gramas ocu­pa­ci­o­nais re­con­du­zindo-os à sua ma­triz ori­ginal, ou seja, pro­gramas de for­mação para de­sem­pre­gados de longa du­ração que após o pe­ríodo de for­mação possam ser in­te­grados no mer­cado de tra­balho in­formal», o «re­forço dos meios da Ins­pecção Re­gi­onal de Tra­balho» e «in­ves­ti­mento na for­mação pro­fis­si­onal de ac­tivos dos sector pri­vado e pú­blico.




Mais artigos de: Nacional

Projecto de esquerda <br>para o Porto

Ilda Fi­guei­redo e Rui Sá são os pri­meiros can­di­datos da CDU à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal do Porto nas pró­ximas elei­ções au­tár­quicas.

Loures assinala 40 anos <br>de Poder Local Democrático

«Sonho, participação, trabalho». Com este lema a Câmara de Loures promoveu uma conferência nacional para assinalar os 40 anos do Poder Local Democrático, uma das mais emblemáticas conquistas da Revolução de Abril, que contou com autarcas de Norte a...

I Encontro Nacional <br>de Solidariedade com Cuba

Mais de 120 pessoas participaram, sábado, 21, no I Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, que se realizou no Fórum Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes Graça, em Almada. Estiveram presentes todos os núcleos da Associação de...

3300 famílias procuram habitação no Funchal

O PCP, através do seu vereador na Câmara do Funchal, Artur Andrade, apresentou, no dia 19, uma proposta que prevê a possibilidade de o município desenvolver um conjunto de contactos junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) com o objectivo...

Almada constrói o futuro

Joaquim Judas, presidente da Câmara de Almada, informou, no dia 16, em conferência de imprensa, que a autarquia, incluindo os serviços municipalizados, reduziu o endividamento a médio e longo prazo em 3,7 milhões de euros em 2016, não existindo dívida a curto prazo....