Provedor do ouvinte

«Chumbo» sem explicação

O Grupo Parlamentar do PCP requereu anteontem, 24, através da comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Desporto e Juventude, o envio à Assembleia da República do parecer com o qual o Conselho de Opinião da RTP fundamenta o «chumbo» do jornalista João Paulo Guerra para Provedor do ouvinte.

Esta iniciativa da bancada comunista surge após conhecimento público de que a maioria do Conselho de Opinião da RTP, em votação secreta na sequência de uma audição ao candidato (onde não foi emitida por nenhum dos membros qualquer dúvida ou opinião desfavorável quanto ao cumprimento dos requisito legais para o exercício do cargo), rejeitou o nome daquele jornalista proposto pelo Conselho de Administração da RTP.

No texto que dirigem à presidente daquela comissão parlamentar, Edite Estrela, os deputados comunistas António Filipe e Diana Ferreira solicitam que seja formalmente pedido ao Conselho de Opinião o «parecer fundamentado acerca do não preenchimento dos requisitos de mérito profissional, credibilidade e integridade pessoal do jornalista João Paulo Guerra para o exercício do cargo de Provedor do ouvinte».

E fazem notar que, caso tal parecer não exista, ou não seja emitido, «deve o referido cidadão ser investido nas funções para que foi proposto pelo Conselho de Administração».



Mais artigos de: Assembleia da República

Estímulo e apoio às MPME

O PCP propõe 12 medidas de estímulo e apoio à actividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente a extinção do Pagamento Especial por Conta (PEC) em 2018 e apoios no capítulo dos combustíveis e energia.

Sobrepor a saúde ao lucro

O PCP reafirmou no Parlamento a sua rejeição ao modelo de parcerias público-privadas (PPP), defendendo que «só a gestão pública das unidades de saúde garante o princípio da igualdade e da universalidade».

É preciso ir mais longe

O PCP defende a integração dos doutorados na carreira de Investigação Científica, findo os prazos contratuais previstos como limite máximo.

Agendado debate pela revogação

Estava agendada para ontem, 25, a apreciação parlamentar requerida pelo PCP ao diploma que reduz a Taxa Social Única das empresas como contrapartida ao aumento do Salário Mínimo Nacional. A bancada comunista discorda deste bónus concedido às...

Retrocessos e desregulação

O PCP reafirmou no Parlamento a sua objecção total aos acordos de livre comércio e serviços, designadamente ao Acordo Económico e Comercial Global (CETA) entre a União Europeia e o Canadá, sustentando que tais acordos visam «avançar...