Reformados dos lanifícios
Reformados do sector de lanifícios concentraram-se junto ao Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, na Covilhã, no dia 17, em protesto contra alterações ao regime de comparticipação no custos dos medicamentos, que foram introduzidas pelo Governo, numa portaria que deveria corrigir uma medida do executivo PSD/CDS.
A acção foi organizada pelo Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa, da Fesete/CGTP-IN, e deverá repetir-se em Lisboa, em data a marcar, como referiu a agência Lusa, citando declarações de Luís Garra. O presidente do sindicato explicou que estão em causa a obrigatoriedade de consumo de genéricos e o pagamento pelo preço de referência, o que não acontecia anteriormente.
Estas alterações foram introduzidas para responder à exigência de que o pagamento das comparticipações, no âmbito do regime específico de Segurança Social para este sector, voltasse a ser feito às farmácias, e não como reembolso aos utentes.
A luta foi decidida numa reunião de reformados, a 5 de Janeiro, depois de o Ministério não ter respeitado o compromisso, assumido perante o sindicato, de corrigir a portaria até final de Novembro.