Actual
Almas inquietas
Actual
Com as calças do meu pai...
Actual
Janeiro de 1937
Crónica Internacional
Ordem liberal
A talhe de foice
Os enganos
PCP
A luta, tarefa primeira<br>dos comunistas
Tese central do XX Congresso do nosso Partido foi a de que «a luta de massas confirma-se (…) como factor decisivo de intervenção para a construção da alternativa política e de transformação social». Na sua reunião de 17 de Dezembro, o CC sublinhou essa ideia, afirmando que «o desenvolvimento da luta reivindicativa dos trabalhadores e do povo reclama das organizações e militantes do Partido uma intervenção que contribua para o fortalecimento das organizações unitárias dos trabalhadores e de outros movimentos de massas, envolvendo todas as classes e camadas sociais anti-monopolistas, importante contributo para o alargamento da frente social de luta».
É preciso e é possível<br>ir mais longe
Num vibrante comício realizado no sábado à tarde em Faro, Jerónimo de Sousa voltou a valorizar o que foi alcançado no último ano e a garantir que o caminho não é voltar atrás mas «encontrar uma resposta duradoura para os problemas nacionais».
Pelo direito a viver e a produzir<br>na Ria Formosa
O Secretário-geral do PCP passou a manhã de sábado, 21, na Ilha da Culatra, onde expressou presencialmente aos moradores, pescadores, mariscadores e dirigentes associativos locais a solidariedade dos comunistas à sua corajosa e persistente luta contra as demolições que há muito ameaçam os núcleos populacionais das ilhas-barreira da Ria Formosa. De todos eles, Jerónimo de Sousa recebeu palavras de sincero reconhecimento pela acção incansável do PCP em defesa do direito a viver e a produzir naquela importante zona do litoral algarvio.
Centenário da Revolução de Outubro
Precariedade em debate<br>no Porto
A exposição «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade!», patente na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto, entre os dias 13 e 21 de Janeiro, foi um êxito.
Convergir para mudar
O PCP continua a realizar contactos com instituições e entidades diversas para divulgar as decisões e orientações emanadas do seu XX Congresso.
Defesa intransigente<br>do carácter público
Num encontro distrital de quadros do distrito de Évora, o PCP reafirmou a defesa da água pública contra as tentativas de privatização, mais ou menos encapotadas, que estão em curso.
Caminho aberto<BR>para crescer
ETT aumentam exploração
Exemplos de luta<br>e resistência
Fugas que abalaram<br>o fascismo
Greve forte na Saúde
A nível nacional, a média de adesão à greve nacional dos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, na sexta-feira, dia 20, foi de 80 por cento, com especial impacto nos hospitais.
Salários têm de subir
Em empresas industriais do Norte, as mais recentes informações sobre a acção reivindicativa mostram como o salário mínimo pode ser de 600 euros sem subsídios ao patronato.
Sem funções na MEO
Na MEO (Grupo PT), além dos trabalhadores afectos às «USP», há outros que ainda se encontram nas suas direcções mas também não têm funções atribuídas, situação que em alguns casos dura há vários anos.
Fenprof recusa acordo
A Federação Nacional dos Professores não deu o seu acordo à proposta final do Ministério da Educação, apresentada dia 20, após a reunião de negociação suplementar, porque ficam sem solução questões essenciais.
Educação vai parar no dia 3
Porque receberam menos em Janeiro
De Sines a Lisboa
Precariedade contestada no Funchal
História de 1977 a 1989
Reformados dos lanifícios
Gestos para surdos
Discriminação especial
Estímulo e apoio às MPME
O PCP propõe 12 medidas de estímulo e apoio à actividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente a extinção do Pagamento Especial por Conta (PEC) em 2018 e apoios no capítulo dos combustíveis e energia.
Sobrepor a saúde ao lucro
O PCP reafirmou no Parlamento a sua rejeição ao modelo de parcerias público-privadas (PPP), defendendo que «só a gestão pública das unidades de saúde garante o princípio da igualdade e da universalidade».
É preciso ir mais longe
O PCP defende a integração dos doutorados na carreira de Investigação Científica, findo os prazos contratuais previstos como limite máximo.
Agendado debate pela revogação
Retrocessos e desregulação
«Chumbo» sem explicação
Projecto de esquerda <br>para o Porto
Ilda Figueiredo e Rui Sá são os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas.
Crescer nos Açores
O PCP vai apresentar este ano candidaturas a um maior número de autarquias dos Açores e quer reforçar a sua posição nos órgãos de Poder Local no arquipélago.
Loures assinala 40 anos <br>de Poder Local Democrático
I Encontro Nacional <br>de Solidariedade com Cuba
3300 famílias procuram habitação no Funchal
Almada constrói o futuro
Produtores de leite <br>protestam em Bruxelas
Produtores de leite europeus manifestaram-se em Bruxelas, esta segunda-feira, 23, numa acção simbólica para alertar mais uma vez para a grave crise em que o sector continua mergulhado.
Direitos ameaçados
A Amnistia Internacional (AI) divulgou a semana passada um relatório em que revela como o combate ao terrorismo está a liquidar direitos fundamentais em muitos países da União Europeia.
Deputados do PCP no PE <br>com novas responsabilidades
Branqueamento de capitais <br>e Europa do capital
Oposição venezuelana foge do diálogo
A oposição venezuelana insiste em desacatar a ordem constitucional, acusa o governo bolivariano, que junto com os mediadores internacionais apela ao reatar de conversações.
Vitória independentista
O líder independentista porto-riquenho Oscar López foi indultado por Barack Obama e vai ser libertado mais de 35 anos depois de ter sido preso nos EUA.
Paz mais longe na Palestina
El Salvador celebrou paz
Solidariedade
Trump, a velocidade e a forma
Investimento estrangeiro<br>e crescimento económico
Para o pensamento neoliberal que hoje domina o mundo capitalista, a livre circulação de capitais a nível internacional constitui uma bênção para os países menos desenvolvidos, dado o afluxo de investimento que essa livre circulação de capitais transporta para estes países. Fica assim colmatada para os neoliberais a permanente escassez de capitais domésticos nos países menos desenvolvidos.
Congresso de Todos<br>os Sindicatos
O Congresso de Todos os Sindicatos, realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 de Janeiro de 1977, no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, sob o lema: Pela unidade dos trabalhadores – Pela Reestruturação Sindical, constituiu um grande acontecimento no mundo do trabalho e um importante sucesso na luta da classe operária e de todos os trabalhadores portugueses. Dele resultou o fortalecimento da Unidade na Acção e o alargamento e consolidação do movimento sindical.
Uma batalha<br>de todos os dias
Artigo de acesso livre
Se fazes falta todos os dias por que razão o teu contrato é precário?
Este é um dos motes da segunda fase da campanha «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à precariedade» levada a cabo pelo PCP.