Crónica Internacional
Derrotar Trump
Actual
Será pedir demais?...
Actual
Verdades e mentiras<br>na morte de Soares
Actual
O que a história a prova
A talhe de foice
Os civis
PCP
Descentralização ou desresponsabilização
O debate sobre descentralização, a propósito da transferência de competências para as autarquias locais, promete preencher atenções. A defesa da autonomia do poder local e o reforço da componente participada na vida do Estado exige uma política baseada na descentralização. A existência de autarquias e a sua consagração constitucional reflecte uma dupla dimensão de um Estado descentralizado e de autonomia do Poder Local.
Alternativa necessária<br>e possível
Avanços com a marca do PCP
2016 fica marcado por passos significativos na reposição de direitos e rendimentos da generalidade dos portugueses. A mesma trajectória foi no essencial assegurada com a aprovação do Orçamento do Estado para 2017, no qual se inscrevem medidas que vão mais longe traduzindo a conquista de novos direitos sociais.
Política patriótica e de esquerda
A política de direita prosseguida ao longo de 40 anos, agravada pelos PEC do governo do PS e, em particular, pelo pacto de agressão da troika (UE, BCE e FMI) negociado por PS, PSD e CDS e aplicado pelo governo PSD/CDS, arrastaram Portugal para uma situação de exploração, empobrecimento e declínio nacional sem paralelo desde os tempos do fascismo.
Partido, luta, unidade
Se os objectivos fundamentais da política patriótica e de esquerda são claros, de fácil apreensão e evidente premência, a sua concretização apresenta-se como um processo complexo mas urgente, que terá como protagonistas os trabalhadores e o povo.
Os avanços conquistam-se
O fortalecimento das organizações unitárias dos trabalhadores e de outros movimentos de massas e o alargamento da frente social de luta e da convergência com forças, sectores e personalidades democráticas e patrióticas são, para o PCP, condições indispensáveis à construção da alternativa.
Experiência maior para<br>a luta que continua
É já a 28 de Janeiro que se realiza a primeira iniciativa do programa de comemorações do centenário da Revolução de Outubro que o PCP leva a cabo ao longo de 2017.
Um Partido Comunista<br>digno desse nome
Jerónimo de Sousa esteve no dia 7 em Grândola a participar num almoço promovido pela Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP.
Faleceu António Tereso
Por salários e emprego na Valindo
Na Valindo, estava há meses em marcha um despedimento colectivo e havia atrasos constantes no pagamento aos trabalhadores. Com a greve iniciada a 27 de Dezembro e a manifestação de 6 de Janeiro, foi dada mais força à denúncia da injustiça e à exigência de uma intervenção do Governo.
Mais força à luta em 2017
O Plenário Nacional de Sindicatos analisa hoje as perspectivas de desenvolvimento da luta dos trabalhadores ao longo de 2017 e sai à rua para entregar na AR a petição pelo direito à contratação colectiva.
Mais nos concursos
A Fenprof e os sindicatos concluem hoje uma série de 38 plenários, por todo o País, para debater com os professores a negociação da vinculação extraordinária e do regime de concursos.
Greve forte nos SAMS
Em greve no Algarve
DIA Minipreço em luta
Marinha Grande
Pela reversão das PPP na saúde
O PCP quer ver a Assembleia da República com um papel mais activo na fiscalização e acompanhamento das parcerias público-privadas (PPP) na saúde.
Manter Novo Banco na esfera pública
O PCP defende que a solução para o Novo Banco está no controlo público da instituição visando o financiamento à economia nacional e o reforço do sistema público bancário.
Valorizar a Língua Gestual Portuguesa
PPP são um sugadouro <br>de dinheiros públicos
A Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde lamenta a decisão do ministro da Saúde de abrir concurso para eventual novo contrato de parceria público-privada (PPP) para o Hospital de Cascais.
Pensionistas lesados <br>pelos CTT
Utentes do Grande Porto <br>em luta
Tribuna pública em Lisboa
Utentes exigem <br>«4.ª carruagem»
Face ao falecimento <br>de Mário Soares
TMJB apresenta programação
Ameaça aos direitos e liberdades
Ao processo de integração capitalista não são alheios os sucessivos e consistentes ataques aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, numa dinâmica ditada por políticas securitárias e militaristas.
Mar da morte <br>às portas da Europa
Pelo terceiro ano consecutivo, a rota migratória do Mediterrâneo foi aquela em que morreram mais imigrantes e refugiados, denunciou a Organização Internacional das Migrações (OIM).
Perdas na UE
As sanções impostas à Federação Russa por EUA e União Europeia (UE) estão na base da eliminação de quase 400 mil postos de trabalho e na perda de 17,6 mil milhões de euros na UE.
Realidade desmente <br><i>brexit</i> catastrófico
Sérvia quer julgar <br>ex-primeiro-ministro kosovar
Hollande à margem da lei
2017
Síria procura a paz
A guerra de agressão à Síria prossegue. Depois da vitória das forças governamentais e aliadas na batalha de Alepo, o presidente al-Assad confirma a participação de Damasco nas negociações em Astana.
América Latina aspira<br>a retomar o crescimento
Impulsionada pelo aumento dos preços das matérias-primas, em particular do petróleo, a economia da América Latina e do Caribe pretende mudar de ciclo e retomar em 2017 o caminho do crescimento.
Saaráuis em tribunal
O julgamento pelas autoridades marroquinas de 24 patriotas saaráuis, conhecidos por Grupo de Gdeim Izik, foi adiado para 23 deste mês, informou a Frente Polisário.