Entrevista a Jerónimo de Sousa
A UNICEPE – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, acolheu no dia 4 uma sessão pública de apresentação do livro «Jerónimo de Sousa – entrevista por Carlos Ferreira». Editado pela «Modo de Ler», as suas páginas incluem uma entrevista, do jornalista Carlos Ferreira, e uma pintura original do retrato do Secretário-geral do PCP, do artista portuense António Fernando.
A sessão contou com as intervenções de Rui Vaz Pinto, presidente da UNICIPE, de Carlos Ferreira e de Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Falando de Jerónimo de Sousa, Rui Vaz Pinto destacou as suas qualidades pessoais e o contributo que assegura inserido no colectivo partidário.
Jaime Toga acentuou, por seu lado, que aquele livro fala «da vida e do percurso de Jerónimo de Sousa», mas fá-lo partindo «do exemplo de um incansável lutador». «A entrevista não esconde as incertezas, dificuldades e dureza da luta, mas está toda ela marcada pela determinação combativa e pela confiança que leva o entrevistado a afirmar que “Quando existe determinação e confiança não existem obstáculos intransponíveis”», sublinhou Jaime Toga.
Por último, Carlos Ferreira destacou o papel do PCP na nova fase da vida política nacional. No prefácio do livro, o jornalista lembra que «este não é um trabalho de cariz biográfico» e que «as respostas correspondem a um trabalho elaborado à margem da superficialidade que tantas vezes esconde o facilitismo propositado». Confidencia, também, que naquele trabalho se encontram «duas pessoas que manifestam convergência ideológica e política, mas nem por isso perde valor esta conversa».