Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Derrotar Trump

A aproximação da tomada de posse do novo presidente dos EUA não deve fazer perder de vista as tendências de fundo...
Actual

Será pedir demais?...

O jornal «Negócios» informava na passada terça-feira que «a eventual nacionalização do Novo...
Actual

O que a história a prova

Não há jornal que não tenha a secção dos altos e baixos, do sol e sombra, dos mais e dos menos, do sobe e...
A talhe de foice

Os civis

«Quinze cidadãos, escolhidos de forma a espelharem tanto quanto possível a diversidade da sociedade portuguesa»,...
PCP

Descentralização ou desresponsabilização

O debate sobre descentralização, a propósito da transferência de competências para as autarquias locais, promete preencher atenções. A defesa da autonomia do poder local e o reforço da componente participada na vida do Estado exige uma política baseada na descentralização. A existência de autarquias e a sua consagração constitucional reflecte uma dupla dimensão de um Estado descentralizado e de autonomia do Poder Local.

Em Foco

Avanços com a marca do PCP

2016 fica marcado por passos significativos na reposição de direitos e rendimentos da generalidade dos portugueses. A mesma trajectória foi no essencial assegurada com a aprovação do Orçamento do Estado para 2017, no qual se inscrevem medidas que vão mais longe traduzindo a conquista de novos direitos sociais.

Política patriótica e de esquerda

A política de direita prosseguida ao longo de 40 anos, agravada pelos PEC do governo do PS e, em particular, pelo pacto de agressão da troika (UE, BCE e FMI) negociado por PS, PSD e CDS e aplicado pelo governo PSD/CDS, arrastaram Portugal para uma situação de exploração, empobrecimento e declínio nacional sem paralelo desde os tempos do fascismo.

Partido, luta, unidade

Se os objectivos fundamentais da política patriótica e de esquerda são claros, de fácil apreensão e evidente premência, a sua concretização apresenta-se como um processo complexo mas urgente, que terá como protagonistas os trabalhadores e o povo.

Os avanços conquistam-se

O fortalecimento das organizações unitárias dos trabalhadores e de outros movimentos de massas e o alargamento da frente social de luta e da convergência com forças, sectores e personalidades democráticas e patrióticas são, para o PCP, condições indispensáveis à construção da alternativa.

PCP

Faleceu António Tereso

O Secretariado do Comité Central do PCP emitiu a 7 de Janeiro uma nota de pesar pelo falecimento, nesse...
Trabalhadores

Por salários e emprego na Valindo

Na Valindo, estava há meses em marcha um despedimento colectivo e havia atrasos constantes no pagamento aos trabalhadores. Com a greve iniciada a 27 de Dezembro e a manifestação de 6 de Janeiro, foi dada mais força à denúncia da injustiça e à exigência de uma intervenção do Governo.

Mais força à luta em 2017

O Plenário Nacional de Sindicatos analisa hoje as perspectivas de desenvolvimento da luta dos trabalhadores ao longo de 2017 e sai à rua para entregar na AR a petição pelo direito à contratação colectiva.

Mais nos concursos

A Fenprof e os sindicatos concluem hoje uma série de 38 plenários, por todo o País, para debater com os professores a negociação da vinculação extraordinária e do regime de concursos.

Greve forte nos SAMS

A greve dos trabalhadores dos Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) do Sindicato dos Bancários do Sul e...

Em greve no Algarve

Os trabalhadores do SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais) no Algarve fizeram greve no dia 5, quinta-feira,...

DIA Minipreço em luta

O CESP/CGTP-IN convocou greve ao trabalho suplementar, até 30 de Junho, no DIA Minipreço, apoiando a luta dos trabalhadores...

Marinha Grande

As comemorações do 83.º aniversário da revolta operária de 18 de Janeiro, na Marinha Grande, iniciam-se...
Assembleia da República

Pela reversão das PPP na saúde

O PCP quer ver a Assembleia da República com um papel mais activo na fiscalização e acompanhamento das parcerias público-privadas (PPP) na saúde.

Manter Novo Banco na esfera pública

O PCP defende que a solução para o Novo Banco está no controlo público da instituição visando o financiamento à economia nacional e o reforço do sistema público bancário.

Nacional

PPP são um sugadouro <br>de dinheiros públicos

A Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde lamenta a decisão do ministro da Saúde de abrir concurso para eventual novo contrato de parceria público-privada (PPP) para o Hospital de Cascais.

Tribuna pública em Lisboa

Utentes e organizações representativas de trabalhadores estiveram concentrados, dia 4, no Cais do Sodré, em Lisboa,...

TMJB apresenta programação

A programação para 2017 do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, foi conhecida no dia 6, numa sessão que...
Europa

Ameaça aos direitos e liberdades

Ao processo de integração capitalista não são alheios os sucessivos e consistentes ataques aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, numa dinâmica ditada por políticas securitárias e militaristas.

Mar da morte <br>às portas da Europa

Pelo terceiro ano consecutivo, a rota migratória do Mediterrâneo foi aquela em que morreram mais imigrantes e refugiados, denunciou a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Perdas na UE

As sanções impostas à Federação Russa por EUA e União Europeia (UE) estão na base da eliminação de quase 400 mil postos de trabalho e na perda de 17,6 mil milhões de euros na UE.

Hollande à margem da lei

O presidente francês ordenou a eliminação de diversos suspeitos de terrorismo. François Hollande já tinha...

2017

Na viragem do ano, o cenário de profunda e persistente crise na e da União Europeia leva analistas,...
Internacional

Síria procura a paz

A guerra de agressão à Síria prossegue. Depois da vitória das forças governamentais e aliadas na batalha de Alepo, o presidente al-Assad confirma a participação de Damasco nas negociações em Astana.

 

América Latina aspira<br>a retomar o crescimento

Impulsionada pelo aumento dos preços das matérias-primas, em particular do petróleo, a economia da América Latina e do Caribe pretende mudar de ciclo e retomar em 2017 o caminho do crescimento.

Saaráuis em tribunal

O julgamento pelas autoridades marroquinas de 24 patriotas saaráuis, conhecidos por Grupo de Gdeim Izik, foi adiado para 23 deste mês, informou a Frente Polisário.


Médio Oriente

Tentar compreender o que se passa no Médio Oriente sem ter em conta a natureza do imperialismo e as suas ambições...
Argumentos
Economia

Euro – Dívida – Banca

Portugal precisa de crescer, precisa de se desenvolver. Precisa de aumentar a produção nacional, criar emprego, elevar os...
TVisto

Mário Soares, naturalmente

Após os dias em que Mário Soares foi, inevitável e compreensivelmente, o assunto dominante em todos os canais da...
Memória
Aconteceu

Mora incentiva natalidade

Em 2016, os incentivos à natalidade no concelho de Mora atingiram 24 mil euros, correspondentes ao nascimento de 33 bebés, um...

Ataque à mobilidade na Pontinha

Na Pontinha, Odivelas, encerrou o único posto de venda de títulos de transporte da Rodoviária de Lisboa, que funcionava...

Energia renova China

O Conselho de Estado da China aprovou, no dia 5 de Janeiro, o investimento e 345 mil milhões de euros para projectos de energias...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário Geral do PCP Emprego . Direitos...

A semana em resumo

Frases

“Se eu ganhar [a Câmara de] Lisboa, o candidato do CDS a primeiro-ministro...