Crónica Internacional
Alepo libertada
A talhe de foice
Objectividades
Actual
600 euros em Janeiro, porquê?
Actual
A «lei da rolha» e o apoio<br>aos fascistas
Actual
Sobre rodas
PCP
Coesão territorial<br>e desenvolvimento
Temos assistido à discussão sobre o Interior, coesão territorial e desenvolvimento, seja pela aprovação pelo Conselho de Minist ros do Programa Nacional para a Coesão Territorial, seja pela aparente «preocupação» do PSD com os territórios de baixa densidade (recorde-se que um projecto de resolução aprovado em 2011 nunca teve qualquer execução até hoje).
Intervenções no XX Congresso
Prosseguimos neste número a publicação de intervenções proferidas no XX Congresso do PCP, realizado em Almada de 2 a 4 de Dezembro.
Sobre a Actividade<br>da Comissão Central de Controlo
A luta da classe operária<br>e dos trabalhadores e a luta<br>de massas
A soberania nacional, a sua defesa<br>e a libertação do País<br>da submissão ao euro
A crise estrutural do capitalismo
A situação económica do País<br>A urgência da produção nacional
A actividade<br>do Grupo Parlamentar<br>na Assembleia da República
Saudação do Partido Comunista Sírio
Saudação da Frelimo, de Moçambique
Saudação do Partido Comunista da Ucrânia
Unidade, combatividade, confiança
Um Partido e um projecto<br>que valem a pena
Dois dias depois de ter participado num almoço em Santarém, Jerónimo de Sousa esteve, no dia 10, no jantar de fim de ano da Organização Regional de Braga do PCP.
600 euros já em Janeiro
Numa conferência de imprensa em que participou Paulo Raimundo, do Secretariado, o Partido voltou a insistir na sua proposta de aumento extraordinário do salário mínimo para 600 euros já em Janeiro.
Um dia de salário<br>para o Partido
Municipalização da STCP<br>não serve a empresa e a região
Reforçar o SNS
Lutar contra a repressão
Com tradições
Valor da luta passa o ano
Decisiva para derrotar o governo PSD/CDS, para o fim da política de cortes e para o início da reposição de direitos e rendimentos, a luta dos trabalhadores vai continuar a ser fundamental para influenciar o rumo da política nacional e conduzir o País no caminho do progresso e da justiça social.
SOS no Tejo
São necessárias medidas imediatas para repor a operacionalidade das frotas e a fiabilidade do serviço público de transporte fluvial entre Lisboa e a Margem Sul, defendem sindicatos, utentes e autarquias.
ME «inaceitável» nos concursos
O Encontro Nacional de Professores valorizou as medidas que, no último ano, vieram ao encontro das lutas travadas, mas criticou a demora de outras respostas e condenou a posição do Ministério da Educação na revisão do regime de concursos.
Em luta no aeroporto
Contra precariedade na MEO
A exigência de dar novos passos
O PCP insiste na necessidade de um aumento do salário mínimo nacional para 600 euros já no início do próximo ano, entendendo que essa é uma medida imprescindível para combater os graves problemas sociais que persistem no País.
Soberania e desenvolvimento
O carácter insustentável da dívida voltou a ser sublinhado pelo PCP, com Jerónimo de Sousa a defender que a sua renegociação «é cada vez mais urgente» nos prazos, montantes e juros.
Respeitar a vontade das populações
500 novos militantes <br>até Abril
Sob o lema «Conquistar o presente, construir o futuro. É pela luta que lá vamos!», nos dias 1 e 2 de Abril de 2017, realiza-se, em Setúbal, o XI Congresso da JCP.
40 anos de Poder Local Democrático
A Câmara e a Assembleia Municipal de Loures estão a realizar um conjunto de iniciativas para assinalar os 40 anos das primeiras eleições autárquicas.
Conquistas pela luta
120 mil euros <br>para o Mercado da Lota
Homenagem a Lopes Graça
Credores apertam garrote
Os trabalhadores dos diferentes sectores cumpriram, dia 8, uma greve geral na Grécia, em protesto contra novas medidas de austeridade e ataque aos direitos laborais.
Respeito e igualdade
A União Europeia decidiu, dia 6, revogar a chamada «Posição Comum sobre Cuba», que condicionava as relações com a ilha desde há 20 anos.
Acordos com multinacionais triplicaram entre 2013 e 2015
Tata Steel permanecerá<br>no Reino Unido
Titularização: rapidamente<br>e em força!
Alepo finalmente libertada
A cidade síria de Alepo encontra-se controlada pelas forças armadas de Damasco. A reconquista da cidade martirizada pelos terroristas é impossível, anunciava-se anteontem.
Brasil em privatização
O Senado brasileiro iniciou anteontem a discussão final da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55), que a oposição ao governo golpista diz significar a privatização do Estado.
China na mira de Trump
Republicanos reforçam <br>posições nos EUA
Produtores concertam <br>preço do petróleo
Paz sob fogo na Colômbia
Google, Trump <br>e o futuro da propaganda
Nos 110 anos<br>de Fernando Lopes-Graça
«Acordai, homens que dormis a embalar a dor dos silêncios vis, vinde no clamor das almas viris arrancar a flor que dorme na raiz», foi o que o poeta escreveu. E acertadamente o fez naquele século XX em que, mais do que em qualquer outro tempo, se decidiu que a velha sentença de que «sempre houve ricos e pobres» não tinha de ter futuro.