Saudação da Frelimo, de Moçambique
Gostaríamos em primeiro lugar de agradecer o convite que nos foi endereçado para, em representação do Partido Frelimo, participarmos no XX Congresso do PCP, cujo lema é «Com trabalhadores e o povo, democracia e o socialismo».
Em nome do Presidente da Frelimo e da República de Moçambique, camarada Filipe Jacinto Nyusi, e de todos os militantes da Frelimo, transmitimos as mais calorosas saudações aos dirigentes, militantes, simpatizantes do PCP. Estamos certos de que das deliberações deste XX Congresso sairão decisões de grande importância para o aprofundamento da «democracia socialista» em Portugal e no Sistema Internacional.
De 26 de Setembro a 1 de Outubro de 2017 realizaremos o 11.° Congresso da Frelimo, em que, tal como no passado, esperamos contar com a honrosa presença da delegação do PCP para transmitir a vossa mensagem de amizade e solidariedade. Neste congresso iremos reiterar a importância da unidade nacional e tomaremos importantes decisões nos domínios político, económico e social, com vista a dinamizar o desenvolvimento do nosso país, que tem como prioridade a erradicação da pobreza, em prol de um maior bem-estar do nosso povo.
Na presente era de globalização, consideramos ser importante prosseguir e fortalecer os laços de amizade, solidariedade e cooperação bilateral entre os nossos dois partidos, juntamente com outras forças progressistas internacionais amigas e defensoras da democracia socialista a nível global.
Para terminar, reiteramos a nossa determinação de reforçar as históricas relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre a Frelimo e o PCP e desejamos particularmente muitos sucessos nas deliberações deste XX Congresso, certos de que elas contribuirão para fortalecer a democracia socialista em Portugal e no Sistema Internacional no geral.