PCP
Crise ambiental,<br>crise do capitalismo
No Projecto de Resolução Política do XX Congresso afirma-se que as «questões energéticas e ambientais ganharam ainda maior importância na vida e nas relações internacionais que, face à importância e finitude de recursos, constituem factor de maior disputa económica, política e geoestratégica entre as grandes potências, por um lado e, por outro, pretexto para o domínio planetário».
Actual
1 de Novembro, de novo feriado
Actual
Onde anda o Correio da Manhã?
Actual
No Kiss, No Fly, Money bye bye
Crónica Internacional
Fim ao bloqueio!
A talhe de foice
Disse e fez
«Nunca deixaremos de estar<br>no sítio certo»
Sábado, 39 anos depois de adquirir o Centro de Trabalho que até ali era a sede do PCP no distrito depois de um conturbado período histórico que levou ao assalto e incêndio do primeiro em liberdade, o PCP inaugurou uma nova sede em Braga.
<font color=0093dd>«O compromisso do PCP<br>é com os trabalhadores e o povo»</fonte>
«O compromisso do PCP é com os trabalhadores e com o povo», reafirmou o Secretário-geral do Partido, em Cuba, num debate com quadros da Organização Regional de Beja sobre as Teses/Projecto de Resolução Política, no âmbito da preparação do XX Congresso.
<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>
Avanços notáveis<br>em Cascais
Ary dos Santos dá nome<br>a biblioteca em Loures
A nova biblioteca de Sacavém é uma obra que valoriza a cultura, subestimada em mandatos anteriores, realçou o Secretário-geral do PCP, anteontem, na visita inaugural àquele espaço municipal.
Contra a impunidade
O PCP emitiu um comunicado em que se reafirma «firmemente ao lado do sector do táxi», contra a cedência do Governo às multinacionais que pretendem apropriar-se do sector.
Mais médicos e um novo<br>Centro de Saúde
A defesa e valorização do Serviço Nacional de Saúde estiveram em foco durante a visita de Jerónimo de Sousa ao Centro de Saúde da Baixa da Banheira no dia 21.
Frutos da luta que continua
Distorções e apagamentos
Luta dos jovens resulta e anima
A reunião magna da organização de juventude da CGTP-IN, no dia 21, sexta-feira, apontou o desemprego e a precariedade como «maiores flagelos» dos jovens trabalhadores. Mas ficou igualmente bem vincado que a organização e a luta em colectivo travam a intensificação da exploração e os seus resultados estimulam e dão mais força para esta batalha permanente.
Acção que vale
Na indústria, na hotelaria, no comércio e nos transportes os sindicatos da CGTP-IN organizam a acção reivindicativa, insistindo na unidade e na mobilização dos trabalhadores, para melhorar salários e defender direitos.
EMEF tem de contratar
Em vez de despedir dezenas de trabalhadores que estão com vínculos precários, a EMEF deve é integrá-los no seu quadro de efectivos, exige a Fectrans/CGTP-IN, que durante esta semana mantém uma vigília frente ao Ministério da tutela.
Valorsul parou
Greve na Funchalense
Reversão na Administração Pública
Curioso mas não estranho
Defender os inquilinos<br>e arrendatários
O Parlamento aprovou, na generalidade, com os votos contra de PSD e CDS e os votos favoráveis de todas as outras bancadas, o projecto de lei do PCP que prolonga de cinco para 10 anos o período de transição para actualização das rendas urbanas.
PCP propõe cortes nas subvenções
O PCP defende reduções das subvenções públicas quer no financiamento dos partidos políticos quer das campanhas eleitorais. Uma proposta nesse sentido preencherá hoje um dos pontos do plenário da AR em debate conjunto com iniciativas do PSD, BE, CDS e PAN.
Limitar o trabalho temporário
Impor limitações à utilização do recurso ao trabalho temporário, reforçando simultaneamente os direitos dos trabalhadores, eis o objecto de um projecto de lei do PCP entregue no passado dia 19 no Parlamento.
Em Portugal mandam<br>os portugueses
Chumbo impede alguma justiça
PCP trava aumento
Pelo fim do bloqueio a Cuba
Luta com vida
O MURPI esteve em Lisboa para reivindicar o aumento real das pensões e a melhoria das condições de vida. Os reformados voltam à rua amanhã e no sábado, com acções no Porto e Faro.
Graves problemas <br>em Alpiarça
O Partido Ecologista «Os Verdes» questionou o Governo sobre a dificuldade sentida pelos cidadãos de Alpiarça no acesso a cuidados de saúde primários.
A população luta <br>contra a poluição
Orizicultores exigem <br>a intervenção do Governo
Custos insuportáveis <br>na Universidade da Madeira
Lisboetas penalizados <br>pelo caso Bragaparques
Protesto no Hospital <br>Barreiro/Montijo
Defender a Saúde <br>no concelho de Almada
Utentes da IC1 e A26-1 <br>protestam hoje em Lisboa
Condenados à indigência
A organização Médicos sem Fronteiras (MSF) denunciou, dia 20, em Atenas a «falta de vontade política» para garantir condições de vida dignas aos refugiados bloqueados na Grécia.
Medidas necessárias
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu reuniram os apoios suficientes para apresentar, em plenário, nove alterações às linhas orçamentais da União Europeia.
«Não a Renzi» junta 40 mil em Roma
Sobre o CETA
BCE – o braço armado<br>do capital financeiro
Mundo condena bloqueio a Cuba
A Assembleia Geral (AG) das Nações Unidas pronunciou-se, ontem, contra o bloqueio norte-americano a Cuba, principal obstáculo ao desenvolvimento deste país e à normalização das relações com os EUA.
Pela paz na Colômbia
Delegações do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) retomaram, sábado, 22, em Cuba, as negociações com o objectivo de resgatar o acordo de paz no país.
Mossul e Alepo <br>entre dois pesos
Três debates e um funeral
Símbolo da repressão fascista
Daqui a dois dias, a 29 de Outubro, assinala-se os 80 anos da entrada em funcionamento do Campo de Concentração do Tarrafal, que passaria à história como o Campo da Morte Lenta, qualificação que traduz de forma muito exacta a função para a qual foi criado: a liquidação psicológica e física dos presos políticos para lá enviados, sujeitos ao mais violento sistema prisional.