Propostas do PCP sobem a plenário

Medidas necessárias

Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu reu­niram os apoios su­fi­ci­entes para apre­sentar, em ple­nário, nove al­te­ra­ções às li­nhas or­ça­men­tais da União Eu­ro­peia.

O PCP fez mais de cem pro­postas ao Or­ça­mento da UE

Image 21543

No quadro da dis­cussão no Par­la­mento Eu­ropeu do or­ça­mento da UE 2017, os de­pu­tados co­mu­nistas pre­viam apre­sentar as al­te­ra­ções na sessão de ontem, dia 26, do ple­nário do Par­la­mento Eu­ropeu, reu­nido em Es­tras­burgo.

Estas pro­postas visam «mi­tigar al­guns dos as­pectos mais ne­ga­tivos de um Or­ça­mento que não res­ponde aos ver­da­deiros e graves pro­blemas dos tra­ba­lha­dores e povos dos es­tados-mem­bros da UE», re­ferem os de­pu­tados em co­mu­ni­cado di­vul­gado dia 20.

Em con­creto, o PCP pre­tende a in­tro­dução de com­pen­sa­ções fi­nan­ceiras aos países ví­timas dos pro­gramas de in­ter­venção da troika; o fi­nan­ci­a­mento de pro­gramas des­ti­nados a apoiar países que queiram sair do euro; e uma linha de fi­nan­ci­a­mento des­ti­nada a apoiar o sector lei­teiro.

No co­mu­ni­cado os de­pu­tados cri­ticam o «pro­ce­di­mento de­se­nhado de modo a criar di­fi­cul­dades à apre­sen­tação de tantas al­te­ra­ções quantas os de­pu­tados achem ne­ces­sá­rias» e lem­bram que ao todo apre­sen­taram mais de cem al­te­ra­ções na pri­meira fase da dis­cussão, que ti­veram de ser alvo de uma «se­lecção cri­te­riosa de acordo com as as­pi­ra­ções e pro­blemas sen­tidos pelo povo por­tu­guês».



Mais artigos de: Europa

Condenados à indigência

A or­ga­ni­zação Mé­dicos sem Fron­teiras (MSF) de­nun­ciou, dia 20, em Atenas a «falta de von­tade po­lí­tica» para ga­rantir con­di­ções de vida dignas aos re­fu­gi­ados blo­que­ados na Grécia.

«Não a Renzi» junta 40 mil em Roma

Cerca de 40 mil pessoas manifestaram-se, dia 22, em Roma contra o governo social-democrata do primeiro-ministro, Matteo Renzi. Sob o lema «Não a Renzi», a jornada foi convocada por sindicatos e partidos de esquerda em protesto contra a política liberal do...

Sobre o CETA

O PCP valorizou, em comunicado do Gabinete de Imprensa divulgado dia 22, a posição do governo e do parlamento regionais da Valónia, Bélgica, de rejeição do «Acordo económico e de comércio global» (CETA), «posição que – no quadro...

BCE – o braço armado<br>do capital financeiro

Como é conhecido o PCP alertou desde cedo para os riscos da adesão de Portugal à CEE, hoje União Europeia. Numa análise que mantém plena actualidade e que se confirma a cada passo no aprofundamento do processo de integração capitalista, o PCP denunciou logo o...