Greve na Funchalense
Os trabalhadores da gráfica Funchalense, propriedade do grupo Global Notícias, cumprem no sábado, dia 29, uma greve de 24 horas em defesa de aumentos salariais. Em comunicado, o Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente – SITE/CGTP-IN, explica que nos últimos oito anos, pese embora os avultados lucros registados pela empresa, os trabalhadores não tiveram qualquer aumento na respectiva remuneração, facto que, considerando o aumento do custo de vida, se traduziu numa perda efectiva de poder de compra.
O SITE esclarece ainda que a paralisação, decidida em plenário no passado dia 14, foi convocada após a administração da Funchalense, situada em Pêro Pinheiro, Sintra, ter manifestado total indisponibilidade para negociar aumentos salariais, remetendo para sede de negociação colectiva esta matéria. Ora, denuncia o Sindicato, a negociação colectiva é alvo de boicote pela associação patronal há mais de 40 anos.
«Os trabalhadores tudo têm feito para que a empresa altere a sua posição» com o objectivo de «evitar o conflito» laboral, adianta-se ainda no comunicado, em que se informa, por fim, que antes do início da greve, os trabalhadores voltam a reunir em plenário para avaliar a situação e novas formas de luta.