AR aprova voto de solidariedade

Pelo fim do bloqueio a Cuba

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto proposto pelo PCP e subscrito por todos os grupos parlamentares, no qual se pronuncia «favoravelmente à cessação do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba», exortando em paralelo o Governo a «defender na Assembleia Geral das Nações Unidas a necessidade de pôr fim a essa situação injustificada».

No seu segundo ponto, o texto «apela à conclusão do Acordo de Diálogo Político e Cooperação entre Cuba e a União Europeia», pronunciando-se ainda pela «revogação da Posição Comum sobre Cuba assumida pela União Europeia em 1996». Ao Governo do PS é ainda dirigida uma palavra de estímulo para que desenvolva «esforços pela normalização das relações entre a União Europeia e a República de Cuba».

Nos seus considerandos, o voto assinala que a votação da iniciativa que estava agendada para ontem, 26, na Assembleia Geral das Nações Unidas, é a 25.ª Resolução deste órgão sobre a necessidade de pôr fim ao bloqueio imposto pelos EUA contra Cuba. E recorda que em 2015 esta Resolução, que contou com o voto favorável do Estado português, foi aprovada com 191 votos a favor e dois votos contra.

Sublinhado é o facto de o bloqueio continuar a «afectar profundamente a economia de Cuba» e de constituir o «maior obstáculo ao desenvolvimento desse país».

O voto refere, por outro lado, que este bloqueio «é mais do que um problema bilateral entre Cuba e os Estados Unidos, na medida em que o carácter extraterritorial do bloqueio afecta países terceiros».

Sem ignorar os «passos significativos para a normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba» dados nos últimos tempos, observa-se porém que o bloqueio continua em vigor e por isso «continua a ser premente exigir a sua cessação, objectivo reiterado pelo presidente Barack Obama durante a sua recente deslocação a Cuba».

Realçada por fim é também a circunstância de estarem em curso «conversações com vista à finalização do Acordo de Diálogo Político e Cooperação entre Cuba e a União Europeia que pressupõe a revogação da Posição Comum da União Europeia sobre Cuba de 1996».




Mais artigos de: Assembleia da República

Defender os inquilinos<br>e arrendatários

O Parlamento aprovou, na generalidade, com os votos contra de PSD e CDS e os votos favoráveis de todas as outras bancadas, o projecto de lei do PCP que prolonga de cinco para 10 anos o período de transição para actualização das rendas urbanas.

PCP propõe cortes nas subvenções

O PCP defende reduções das subvenções públicas quer no financiamento dos partidos políticos quer das campanhas eleitorais. Uma proposta nesse sentido preencherá hoje um dos pontos do plenário da AR em debate conjunto com iniciativas do PSD, BE, CDS e PAN.

Limitar o trabalho temporário

Impor limitações à utilização do recurso ao trabalho temporário, reforçando simultaneamente os direitos dos trabalhadores, eis o objecto de um projecto de lei do PCP entregue no passado dia 19 no Parlamento.

Em Portugal mandam<br>os portugueses

Jerónimo de Sousa reiterou o repúdio do PCP pelas «sucessivas chantagens» a que Portugal tem sido sujeito, entendendo que é «inaceitável» que a Comissão Europeia, em conluio com a maioria do Parlamento Europeu, mantenha a...

Chumbo impede alguma justiça

PSD e PS chumbaram, no dia 19, a proposta do PCP para limitar as remunerações dos gestores públicos e privados, limitando-as a 90 por cento dos salários do Presidente da República. A proposta foi votada na comissão de Orçamento e Finanças, recebendo, além...

PCP trava aumento

Obteve a aprovação da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública a proposta do PCP que limita o aumento anunciado pelo Governo no coeficiente de avaliação do IMI, relacionado com exposição solar e...