Editorial
Opinião
PCP

Crise ambiental,<br>crise do capitalismo

No Projecto de Resolução Política do XX Congresso afirma-se que as «questões energéticas e ambientais ganharam ainda maior importância na vida e nas relações internacionais que, face à importância e finitude de recursos, constituem factor de maior disputa económica, política e geoestratégica entre as grandes potências, por um lado e, por outro, pretexto para o domínio planetário».

Actual

1 de Novembro, de novo feriado

A próxima terça-feira, dia 1, volta a ser feriado. Todos ainda nos lembramos que nos últimos três anos este feriado...
Actual

No Kiss, No Fly, Money bye bye

A multinacional Vinci continua, impunemente, a utilizar os aeroportos nacionais para drenar milhares de milhões de euros para os seus...
Crónica Internacional

Fim ao bloqueio!

Quando este texto chegar às mãos do leitor a Assembleia-geral das Organização das Nações Unidas...
A talhe de foice

Disse e fez

Passos Coelho continua a passear a sua Corte de aldeia e dá entrevistas sempre em pose, que já não é de Estado mas...
Em Foco

«Nunca deixaremos de estar<br>no sítio certo»

Sábado, 39 anos depois de adquirir o Centro de Trabalho que até ali era a sede do PCP no distrito depois de um conturbado período histórico que levou ao assalto e incêndio do primeiro em liberdade, o PCP inaugurou uma nova sede em Braga.

PCP

Ary dos Santos dá nome<br>a biblioteca em Loures

A nova biblioteca de Sacavém é uma obra que valoriza a cultura, subestimada em mandatos anteriores, realçou o Secretário-geral do PCP, anteontem, na visita inaugural àquele espaço municipal.

Contra a impunidade

O PCP emitiu um comunicado em que se reafirma «firmemente ao lado do sector do táxi», contra a cedência do Governo às multinacionais que pretendem apropriar-se do sector.

Frutos da luta que continua

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do PCP valoriza, num comunicado de dia 24, os avanços...

Distorções e apagamentos

As últimas semanas foram marcada pela polémica em torno dos salários dos administradores da Caixa Geral de...
Trabalhadores

Luta dos jovens resulta e anima

A reunião magna da organização de juventude da CGTP-IN, no dia 21, sexta-feira, apontou o desemprego e a precariedade como «maiores flagelos» dos jovens trabalhadores. Mas ficou igualmente bem vincado que a organização e a luta em colectivo travam a intensificação da exploração e os seus resultados estimulam e dão mais força para esta batalha permanente.

Acção que vale

Na indústria, na hotelaria, no comércio e nos transportes os sindicatos da CGTP-IN organizam a acção reivindicativa, insistindo na unidade e na mobilização dos trabalhadores, para melhorar salários e defender direitos.

EMEF tem de contratar

Em vez de despedir dezenas de trabalhadores que estão com vínculos precários, a EMEF deve é integrá-los no seu quadro de efectivos, exige a Fectrans/CGTP-IN, que durante esta semana mantém uma vigília frente ao Ministério da tutela.

Valorsul parou

Na greve iniciada pelos trabalhadores da Valorsul às zero horas de terça-feira, dia 25, e que iria...

Greve na Funchalense

Os trabalhadores da gráfica Funchalense, propriedade do grupo Global Notícias, cumprem no sábado, dia 29, uma greve de...

Curioso mas não estranho

«Os mesmos que, na anterior legislatura, acusavam os sindicatos de banalizarem a luta, apontam agora o dedo aos sindicatos por,...
Assembleia da República

Defender os inquilinos<br>e arrendatários

O Parlamento aprovou, na generalidade, com os votos contra de PSD e CDS e os votos favoráveis de todas as outras bancadas, o projecto de lei do PCP que prolonga de cinco para 10 anos o período de transição para actualização das rendas urbanas.

PCP propõe cortes nas subvenções

O PCP defende reduções das subvenções públicas quer no financiamento dos partidos políticos quer das campanhas eleitorais. Uma proposta nesse sentido preencherá hoje um dos pontos do plenário da AR em debate conjunto com iniciativas do PSD, BE, CDS e PAN.

Limitar o trabalho temporário

Impor limitações à utilização do recurso ao trabalho temporário, reforçando simultaneamente os direitos dos trabalhadores, eis o objecto de um projecto de lei do PCP entregue no passado dia 19 no Parlamento.

Chumbo impede alguma justiça

PSD e PS chumbaram, no dia 19, a proposta do PCP para limitar as remunerações dos gestores públicos e privados,...

Pelo fim do bloqueio a Cuba

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto proposto pelo PCP e subscrito por todos os grupos parlamentares, no qual se...
Nacional

Luta com vida

O MURPI esteve em Lisboa para reivindicar o aumento real das pensões e a melhoria das condições de vida. Os reformados voltam à rua amanhã e no sábado, com acções no Porto e Faro.

Graves problemas <br>em Alpiarça

O Partido Ecologista «Os Verdes» questionou o Governo sobre a dificuldade sentida pelos cidadãos de Alpiarça no acesso a cuidados de saúde primários.

Europa

Condenados à indigência

A organização Médicos sem Fronteiras (MSF) denunciou, dia 20, em Atenas a «falta de vontade política» para garantir condições de vida dignas aos refugiados bloqueados na Grécia.

Medidas necessárias

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu reuniram os apoios suficientes para apresentar, em plenário, nove alterações às linhas orçamentais da União Europeia.

Sobre o CETA

O PCP valorizou, em comunicado do Gabinete de Imprensa divulgado dia 22, a posição do governo e do parlamento regionais da...
Internacional

Mundo condena bloqueio a Cuba

A Assembleia Geral (AG) das Nações Unidas pronunciou-se, ontem, contra o bloqueio norte-americano a Cuba, principal obstáculo ao desenvolvimento deste país e à normalização das relações com os EUA.

Pela paz na Colômbia

Delegações do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) retomaram, sábado, 22, em Cuba, as negociações com o objectivo de resgatar o acordo de paz no país.

Temas

Símbolo da repressão fascista

Daqui a dois dias, a 29 de Outubro, assinala-se os 80 anos da entrada em funcionamento do Campo de Concentração do Tarrafal, que passaria à história como o Campo da Morte Lenta, qualificação que traduz de forma muito exacta a função para a qual foi criado: a liquidação psicológica e física dos presos políticos para lá enviados, sujeitos ao mais violento sistema prisional.

Argumentos
TVisto

Cortar, dizem eles

Era o «Prós e Contras» com uma pergunta colocada logo de início à generalidade das gentes: «Há...
Um Livro por Mês

<i>A Literatura Feliz</i>

E ninguém conta a história do menino/que não tevenem magos a adorá-lo,/nem vacas a...
Memória
Aconteceu

Mostra de Teatro em Loures

«Plateia – Mostra de Teatro» de Loures decorre até ao próximo domingo, 30, na sala multiusos do Parque...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Sexta-feira – 28 21h30...

A semana em resumo

Frases

“Devemos reconhecer que foram conseguidos progressos notáveis em Portugal.”...