Crónica Internacional
Pela Paz! Não à NATO!
Actual
O anunciado fim da PACC
Actual
Luzes e sombras
Actual
O atentismo
A talhe de foice
Das máscaras
PCP
Inquietação e ódio de classe
Vivemos sob o impacto dos resultados das eleições de 4 de Outubro, num quadro político novo e de desenvolvimento incerto em que, uma vez derrotadas as leituras e os cenários da noite eleitoral visando impor a continuidade do Governo PSD/CDS, os poderes dominantes desencadearam uma fortíssima campanha política e ideológica para impedir a interrupção do actual curso abertamente reaccionário e destruidor.
Tempos de exigência, confiança <br>e luta
Porto com força <br>para novas batalhas
No comício de sábado à tarde, centenas de pessoas fizeram transbordar o «auditório magno» do Instituto Superior de Engenharia do Porto. A vivacidade com que estiveram nesta primeira grande iniciativa do PCP no distrito, após as eleições legislativas, foi também um compromisso colectivo de empenho nos próximos combates, com destaque para a eleição do Presidente da República.
É tempo de virar a página
Declaração de Candidato<br>a Presidente da República
Ânimo e força para continuar a luta
Os organismos do Partido aos mais variados níveis continuam a analisar os resultados das eleições de 4 de Outubro e a projectar a actividade imediata.
Procurar soluções para os problemas do País
Crime contra a economia
Com o resultado das eleições legislativas de 4 de Outubro, encontram-se reunidas condições institucionais para anular o processo de privatização da TAP, defende o PCP.
Censura regressa ao aeroporto
Debate profundo
Mudança tem que se ver
A CGTP-IN vai voltar a reunir-se com os partidos políticos e, valorizando os resultados das eleições legislativas, salienta que é agora altura de pôr em prática promessas e compromissos que assumiram.
Acordos assinados em vigor
A Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) solicitou a «remessa dos originais dos ACEP» para «depósito e subsequente publicação», informa o STAL.
A PACC é inconstitucional
A Fenprof destacou o simbolismo da queda simultânea da PACC e do ministro da Educação, e exige que os professores sejam ressarcidos pelos prejuízos decorrentes da realização da prova.
Fectrans insiste nas empresas
A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, perante «um quadro político diferente», decidiu «recolocar na ordem do dia» as principais reivindicações dos trabalhadores das empresas públicas.
Greves em Novembro
Plenários na Petrogal
Tribunal dá razão ao STAL
SEP critica municipalização
CNIS confirmou salários
Unicer tem que recuar
Cartaz
Sábado há concentração em Lisboa
É já no sábado, 24, que se realiza em Lisboa um desfile pela paz e contra os exercícios militares da NATO, promovida por organizações e movimentos nacionais.
Unir, reflectir e lutar
No sábado, 17, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a cidade de Leiria recebeu mais de 250 pessoas com deficiência – sócios, dirigentes e trabalhadores de diversas instituições de todo o País – que participaram no 23.º Encontro Nacional de Deficientes, promovido pela CNOD.
Abalar a indiferença
No dia 12 de Dezembro, em Almada, terá lugar o 2.º Congresso Maria Lamas, subordinado ao tema «Vida e obra de Maria Lamas, actualizar o pensamento, abalar a indiferença».
Petição contra pobreza
Problemas arrastam-se<br>de ano para ano
PCP exige manuais escolares gratuitos
Estudantes manifestam-se em Lisboa
Cuba livre do bloqueio
Não ao TTIP, não à pobreza
Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se, dia 17, em Bruxelas, sob a bandeira das Euromarchas, que encerraram uma série de acções contra o TTIP, a austeridade e a pobreza.
Médicos protestam
Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se, dia 17, em Londres, contra os novos ataques ao Serviço Nacional de Saúde, desta vez através de restrições aos médicos.
Cumprir as resoluções da ONU
Combater a pobreza infantil
Combate à fraude fiscal:<br>monumento à hipocrisia
Não há paz sob ocupação
O que os palestinianos pedem é muito simples: fim da ocupação, um Estado, livre, independente e viável com as fronteiras de 1967 e com Jerusalém Leste como sua capital – palavras de Ângelo Alves, em entrevista ao Avante!, após uma visita à Palestina e Israel.
Apenas uma questão humanitária?
Novo ano lectivo<br>– velhos problemas
O Governo exultou com a «normalidade» da abertura do ano lectivo, retórica em que foi acompanhado por alguns comentadores ao seu serviço e pelos chamados analistas políticos. Estávamos em plena campanha eleitoral e com a perspectiva de PSD/CDS terem o pior resultado de sempre era preciso dar a mão ao Governo, procurando, assim, fazer esquecer a contestação de que foi alvo durante os quatro anos da Legislatura.