Estudantes manifestam-se em Lisboa
Na segunda-feira, 19, os estudantes da Escola Secundária Alfredo da Silva, no Barreiro, em conjunto com a restante comunidade educativa, exigiram, num protesto à porta do Ministério da Educação, em Lisboa, a realização de obras na escola, a reposição dos telhados que caíram e segurança no retomar das aulas.
Recorde-se que nos dias 5 e 17 deste mês, os telhados daquela instituição de ensino voaram, fruto do mau tempo, mas também do mau estado que apresentavam. As aulas estiveram suspensas de 5 a 14 de Outubro, tendo retomado no dia 15, para voltarem a ser suspensas no dia 19.
A escola apresenta ainda outros problemas que carecem de intervenção imediata por parte do Ministério da Educação.
Em nota de imprensa, a Comissão Regional de Setúbal da JCP solidarizou-se com a luta daqueles estudantes, que contou com a presença de Bruno Dias, deputado do PCP na Assembleia da República.
No mesmo dia, os jovens comunistas de Setúbal, em conjunto com a Câmara do Barreiro e a deputada comunista Paula Santos, estiveram reunidos com a Direcção da Escola, com a Associação de Estudantes e com a Associação de Pais. Da reunião saiu o compromisso de questionar o Governo sobre o motivo desta situação não se resolver.
No dia 15, foi aprovada, por unanimidade, no Conselho Municipal da Juventude do Barreiro, uma proposta exigindo das entidades responsáveis a realização de obras na escola.