Editorial

ACÇÃO E INICIATIVA

Ainda sob o efeito da pesada derrota eleitoral (o segundo pior resultado de sempre), PSD e CDS, ajudados pelos media dominantes e com a...
Opinião
Actual

Vale sempre a pena lutar

Num acórdão datado de 7 de Outubro, o Tribunal Constitucional declarou a inconstitucionalidade da ingerência do Governo na...
Actual

Mesmo quando não parece

Marcelo Rebelo de Sousa «revelou» na passada semana que será candidato à Presidência da República, isto...
Actual

Cai a máscara

A histeria colectiva que tomou conta da direita em Portugal face a um hipotético entendimento do PS com o PCP e o BE, com vista...
A talhe de foice

A Maioria

Dê-se as voltas que se queiram sobre os resultados eleitorais, nenhuma poderá fugir de um facto: a direita, concentrada no...
PCP

Batalhas pelo futuro

O Comité Central do Partido saudou muito justamente os «milhares da candidatos e activistas, os militantes do PCP, do PEV, da ID e independentes, a juventude CDU, que com a sua generosa dedicação e com a sua intervenção insubstituível contribuíram para esclarecer, mobilizar e fazer crescer uma sólida confiança de que é possível uma vida melhor e mais digna».

Crónica Internacional

Jihadistas imperiais

O perigo dum conflito catastrófico é hoje bem real. Atente-se nas declarações de alguns dos principais...
Em Foco

<font color=0093dd>Uma candidatura comprometida<br>com os valores de Abril</font>

Jerónimo de Sousa anunciou, no dia 8, o candidato do PCP às eleições presidenciais de 2016. Trata-se de Edgar Silva, 52 anos, membro do Comité Central do Partido e deputado à Assembleia Legislativa Regional da Madeira. Na sua declaração, que transcrevemos na íntegra, o Secretário-geral do PCP enquadrou a batalha eleitoral no quadro político mais geral em que o País se encontra e reafirmou a importância de ter na Presidência da República alguém comprometido com a defesa da Constituição.

Como disse o Secretário-geral do PCP, esta é uma candidatura dirigida a todos os democratas e patriotas, ao povo português, que assume como objectivo dar expressão aos anseios dos trabalhadores e do povo e apontar o caminho capaz de garantir a concretização do projecto de um Portugal mais desenvolvido, mais justo e soberano.

Partido pronto para a luta

Somos chamados a intervir num «tempo que não é de atentismo e expectativa», mas de «iniciativa e acção», concluiu Jerónimo de Sousa no encerramento do comício realizado sexta-feira, 9, em Lisboa, depois de sublinhar que a inapelável derrota da coligação PSD/CDS expressa «a condenação do Governo e da sua política» e «a aspiração a uma política que dê resposta aos problemas concretos dos trabalhadores, do povo e do País». Essa expectativa não será defraudada pelo PCP, garantiu.

PCP

Os trabalhadores e o povo podem contar com o PCP

No dia seguinte à reunião do seu Comité Central e ao anúncio da apresentação, na Assembleia da República, de uma moção de rejeição a um eventual governo PSD/CDS, o PCP recebeu na sua sede nacional uma delegação do PS, chefiada pelo seu secretário-geral, António Costa. No final, Jerónimo de Sousa proferiu uma declaração, que transcrevemos na íntegra.

Refinamento e boçalidade

A mediatização das campanhas eleitorais não é novidade, nem mesmo a cobertura desigual das várias...
Trabalhadores

Publicação imediata dos ACEP

O acórdão que declarou inconstitucional a interferência do Governo na celebração de acordos colectivos de empregador público (ACEP) dá toda a razão aos trabalhadores e aos sindicatos da CGTP-IN na Administração Local.

Perdão milionário

O secretário de Estado dos Transportes aproveitou o Despacho 8496-A/2015, sobre distribuição de receitas e compensações do passe social, para conceder à Barraqueiro e à TST um novo perdão de mais de 18 milhões de euros.

Novo contrato nas IPSS

Os trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social vão ter um aumento salarial de vinte euros mensais, com efeitos retroactivos a Janeiro, depois de terem estado sem qualquer actualização durante cinco anos.

Eleições dão força à luta

No Plenário de Sindicatos, hoje, e no Conselho Nacional da CGTP-IN, ontem, a análise dos resultados eleitorais e das suas consequências determina as perspectivas da intervenção sindical e das próximas acções.

Resistência na Unicer

O Sintab/CGTP-IN, o Sinticaba e a Comissão de Trabalhadores da Unicer reuniram-se no dia 9, na sede da União dos Sindicatos de...
Nacional

Sair à rua em defesa da paz

Várias organizações e movimentos estão a promover um conjunto de iniciativas de repúdio pela realização em Portugal, Espanha e Itália, dos maiores exercícios militares da NATO das últimas décadas.

Censura à austeridade

«Os portugueses censuraram e condenaram, através do seu voto, as políticas de austeridade e de empobrecimento prosseguidas pela coligação de direita e expressaram uma necessidade de mudança», concluiu o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV).

Seixal exige <br>fundos europeus

Reafirmando o seu compromisso com a defesa da gestão pública da água, a Câmara do Seixal reclama fundos europeus para o Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro, assim como para a conservação e remodelação das redes de água e saneamento em «baixa».

A paz falará mais alto

O Conselho Português para a Paz e Cooperação expressou anteontem, através de um comunicado, a sua veemente...
Europa

Merkel e Hollande

O presidente do Parlamento Europeu, o social-democrata alemão Martin Schulz, o mesmo que não se coíbe de, com...

Direitos sociais ameaçados

Vindas de vários pontos da Alemanha, cerca de 250 mil pessoas desfilaram, dia 10, em Berlim, contra os tratados de livre comércio entre os EUA e a União Europeia.  

Taxar os mais ricos

Mais de 100 mil pessoas manifestaram-se, dia 7, nas ruas de Bruxelas contra os cortes sociais impostos pelo governo belga de Charles Michel.

PE impõe confidencialidade

Os deputados que integram a comissão especial TAXE, criada em Fevereiro último, na sequência do escândalo Luxleaks,...
Internacional

AKP responsabilizado

O governo e o Presidente da Turquia estão a ser responsabilizados pelo duplo atentado que sábado, 10, matou mais de uma centena de pessoas frente à estação central de caminhos-de-ferro na capital do país, Ancara.

Turquia, a nossa grande raiva

De todos lugares do mundo para fazer explodir uma bomba, uma manifestação pela paz é, por ventura, o mais sórdido....

Solidariedade agora

Num momento especialmente crítico nos territórios palestinianos devido ao recrudescimento da violência sionista, o PCP integra uma delegação de Partidos Comunistas e Operários à Palestina e Israel.

Civis sob fogo no Iémene

A Amnistia Internacional defende uma investigação independente e urgente à agressão da coligação...
Temas

Pobreza tem causas<br>e responsáveis

O número dos que vivem na pobreza absoluta e abaixo do limiar da pobreza tem vindo a aumentar mesmo na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estudos recentes indicam que, a nível do planeta, cerca de 1,4 mil milhões de pessoas (20% da população mundial) «vivem» em situação de pobreza absoluta (menos de 1,25 dólares por dia) e 1,7 mil milhões (25% da população mundial) vivem no limiar da pobreza. Indicam ainda que nos EUA, o país que mais gasta em despesas militares, a pobreza está em crescimento e atinge valores nunca vistos desde 1960. Em 2012, os 1 por cento mais ricos nos EUA arrebataram 25 por cento dos rendimentos totais do país.

Desemprego volta a aumentar em Portugal<br>e apoio aos desempregados continua a diminuir

De acordo com o INE, em Agosto de 2015 o desemprego em Portugal começou de novo a aumentar, tendo sido destruídos, nesse mês, 41 300 empregos. Segundo dados do INE, que estão disponíveis no seu site (www.ine.pt ), entre Julho e Agosto de 2015, o desemprego ajustado da sazonalidade aumentou de 606,6 mil para 623 mil (+16 400), e o emprego também ajustado da sazonalidade diminuiu de 4524,1 mil para 4482,8 mil (- 41 300).

Argumentos
Músicas

Imaginem... a Paz

«Nesta última canção gostava de pedir a vossa ajuda. Será que as pessoas dos lugares baratos podem bater...
TVisto

O fantasma

O título destas duas colunas inspira-se na frase inicial do «Manifesto» de Marx e Engels: «Um fantasma percorre a...
Memória
Aconteceu

Gripe e frio agravam mortalidade

A gripe e o frio no último Inverno fizeram mais de 5500 mortes além do que era esperado, segundo o relatório do Programa...

«Empresários» à força

A maioria do chamado empreendedorismo em Portugal resulta do desemprego e é alimentado por programas governamentais destinados...

Simone condecorada

A cantora e actriz Simone de Oliveira foi condecorada, dia 8, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pela...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP     Luta e...

A semana em resumo

Frases

“A divisão esquerda e direita não é entre PSD e PS. Em termos...