Transportes Colectivos do Barreiro na Moita

Um desejo tornado realidade

Durante o mês de Dezembro, os Transportes Colectivos do Barreiro – TCB vão começar a operar também no concelho da Moita, circulando em Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. O protocolo de entendimento entre a Câmara da Moita e a Câmara do Barreiro foi assinado no dia 12 de Outubro, num dos autocarros dos TCB, na Estrada da Amizade, a estrada que divide os dois concelhos. No âmbito da assinatura do protocolo entre os dois municípios, foi efectuado o percurso no autocarro pelas freguesias do concelho da Moita, que passam a ser abrangidas pelas carreiras dos TCB.

Para o autarca da Moita, Rui Garcia, a chegada dos TCB ao concelho da Moita é um «contributo significativo para a melhoria da mobilidade da nossa população». Considerando que este é um «momento importante para nós, autarcas, mas também para a nossa população, Rui Garcia sublinhou o facto de os TCB prestarem um «serviço de grande qualidade, de excelência mesmo».

De acordo com as palavras do presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, operar no concelho da Moita «era um sonho com muitos anos, falado entre os dois municípios», mas que, por razões legais, não foi possível concretizar. Agora, os «TCB vão estar em breve a servir também o concelho da Moita». O autarca explicou ainda que «todas as regalias sociais que a população do Barreiro usufrui, como o Passe da Terceira Idade, o Passe + 80 e o Passe de Estudante, serão também alargadas à população de Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira».

De acordo com o protocolo celebrado e aprovado em reunião dos dois municípios, cabe à Câmara do Barreiro o cumprimento dos percursos e horários de carreiras, o suporte dos custos de operação e a manutenção actualizada da informação referente à oferta de transporte público.

A Câmara da Moita tem a obrigação de proceder à colocação de locais de paragem de autocarro, preferencialmente com abrigos, com a identificação dos TCB, organizar o trânsito local, permitindo melhorar a acessibilidade do transporte público, e comparticipar os títulos bonificados dos utentes do município da Moita.

 



Mais artigos de: Nacional

Sair à rua em defesa da paz

Várias organizações e movimentos estão a promover um conjunto de iniciativas de repúdio pela realização em Portugal, Espanha e Itália, dos maiores exercícios militares da NATO das últimas décadas.

Censura à austeridade

«Os portugueses censuraram e condenaram, através do seu voto, as políticas de austeridade e de empobrecimento prosseguidas pela coligação de direita e expressaram uma necessidade de mudança», concluiu o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV).

Seixal exige <br>fundos europeus

Reafirmando o seu compromisso com a defesa da gestão pública da água, a Câmara do Seixal reclama fundos europeus para o Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro, assim como para a conservação e remodelação das redes de água e saneamento em «baixa».

Garantir um futuro digno em Portugal

Em nota de imprensa, a Comissão Regional de Setúbal da JCP saudou os mais de 71 mil eleitores da Península de Setúbal que confiaram o seu voto à Coligação PCP-PEV, assim como a campanha realizada, naquela região, pela Juventude CDU, em...

Desemprego jovem <br>é inaceitável

Segundo o relatório «Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2015», divulgado no dia 9 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Portugal registou, entre 2012 e 2014, uma taxa de desemprego jovem de 34,8 por cento, face aos 16,6 por cento...

SeixalJazz <br>com cartaz multifacetado

Começa amanhã, 16, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, a edição de 2015 do SeixalJazz, que apresenta um cartaz multifacetado e marcado pelo cruzamento improvável de várias linguagens jazzísticas. Pela primeira...

A paz falará mais alto

O Conselho Português para a Paz e Cooperação expressou anteontem, através de um comunicado, a sua veemente condenação do ataque terrorista que, no fim-de-semana, vitimou uma centena de pessoas e feriu inúmeras outras que participavam numa manifestação pela...

23.º Encontro Nacional <br>de Deficientes

No próximo sábado, 17, realiza-se, a partir das 9.30 horas, em Leiria, no Teatro Miguel Franco, o 23.º Encontro Nacional de Deficientes, com o lema «Unir, reflectir e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva». Promovido pela Confederação Nacional dos Organismos...