Actual
Vale sempre a pena lutar
Actual
Mesmo quando não parece
Actual
Cai a máscara
A talhe de foice
A Maioria
PCP
Batalhas pelo futuro
O Comité Central do Partido saudou muito justamente os «milhares da candidatos e activistas, os militantes do PCP, do PEV, da ID e independentes, a juventude CDU, que com a sua generosa dedicação e com a sua intervenção insubstituível contribuíram para esclarecer, mobilizar e fazer crescer uma sólida confiança de que é possível uma vida melhor e mais digna».
Crónica Internacional
Jihadistas imperiais
Cartaz
<font color=0093dd>Uma candidatura comprometida<br>com os valores de Abril</font>
Jerónimo de Sousa anunciou, no dia 8, o candidato do PCP às eleições presidenciais de 2016. Trata-se de Edgar Silva, 52 anos, membro do Comité Central do Partido e deputado à Assembleia Legislativa Regional da Madeira. Na sua declaração, que transcrevemos na íntegra, o Secretário-geral do PCP enquadrou a batalha eleitoral no quadro político mais geral em que o País se encontra e reafirmou a importância de ter na Presidência da República alguém comprometido com a defesa da Constituição.
Como disse o Secretário-geral do PCP, esta é uma candidatura dirigida a todos os democratas e patriotas, ao povo português, que assume como objectivo dar expressão aos anseios dos trabalhadores e do povo e apontar o caminho capaz de garantir a concretização do projecto de um Portugal mais desenvolvido, mais justo e soberano.
<font color=0093dd>Biografia do candidato</font>
Partido pronto para a luta
Somos chamados a intervir num «tempo que não é de atentismo e expectativa», mas de «iniciativa e acção», concluiu Jerónimo de Sousa no encerramento do comício realizado sexta-feira, 9, em Lisboa, depois de sublinhar que a inapelável derrota da coligação PSD/CDS expressa «a condenação do Governo e da sua política» e «a aspiração a uma política que dê resposta aos problemas concretos dos trabalhadores, do povo e do País». Essa expectativa não será defraudada pelo PCP, garantiu.
Este é o tempo de iniciativa e acção
CDU mais forte<br>para intensificar a luta
Organismos de direcção do Partido aos mais variados níveis estão a avaliar os resultados das eleições legislativas e a definir as linhas de acção imediatas.
Os trabalhadores e o povo podem contar com o PCP
No dia seguinte à reunião do seu Comité Central e ao anúncio da apresentação, na Assembleia da República, de uma moção de rejeição a um eventual governo PSD/CDS, o PCP recebeu na sua sede nacional uma delegação do PS, chefiada pelo seu secretário-geral, António Costa. No final, Jerónimo de Sousa proferiu uma declaração, que transcrevemos na íntegra.
Refinamento e boçalidade
Publicação imediata dos ACEP
O acórdão que declarou inconstitucional a interferência do Governo na celebração de acordos colectivos de empregador público (ACEP) dá toda a razão aos trabalhadores e aos sindicatos da CGTP-IN na Administração Local.
Perdão milionário
O secretário de Estado dos Transportes aproveitou o Despacho 8496-A/2015, sobre distribuição de receitas e compensações do passe social, para conceder à Barraqueiro e à TST um novo perdão de mais de 18 milhões de euros.
Novo contrato nas IPSS
Os trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social vão ter um aumento salarial de vinte euros mensais, com efeitos retroactivos a Janeiro, depois de terem estado sem qualquer actualização durante cinco anos.
Eleições dão força à luta
No Plenário de Sindicatos, hoje, e no Conselho Nacional da CGTP-IN, ontem, a análise dos resultados eleitorais e das suas consequências determina as perspectivas da intervenção sindical e das próximas acções.
Governo falha carreiras na Saúde
FNAC pressiona para pagar menos
Resistência na Unicer
GNR «moderna e com direitos»
Sair à rua em defesa da paz
Várias organizações e movimentos estão a promover um conjunto de iniciativas de repúdio pela realização em Portugal, Espanha e Itália, dos maiores exercícios militares da NATO das últimas décadas.
Censura à austeridade
«Os portugueses censuraram e condenaram, através do seu voto, as políticas de austeridade e de empobrecimento prosseguidas pela coligação de direita e expressaram uma necessidade de mudança», concluiu o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV).
Seixal exige <br>fundos europeus
Reafirmando o seu compromisso com a defesa da gestão pública da água, a Câmara do Seixal reclama fundos europeus para o Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro, assim como para a conservação e remodelação das redes de água e saneamento em «baixa».
Garantir um futuro digno em Portugal
Desemprego jovem <br>é inaceitável
Um desejo tornado realidade
SeixalJazz <br>com cartaz multifacetado
A paz falará mais alto
23.º Encontro Nacional <br>de Deficientes
Merkel e Hollande
Direitos sociais ameaçados
Vindas de vários pontos da Alemanha, cerca de 250 mil pessoas desfilaram, dia 10, em Berlim, contra os tratados de livre comércio entre os EUA e a União Europeia.
Taxar os mais ricos
Mais de 100 mil pessoas manifestaram-se, dia 7, nas ruas de Bruxelas contra os cortes sociais impostos pelo governo belga de Charles Michel.
PE limita acção dos deputados
PE impõe confidencialidade
AKP responsabilizado
O governo e o Presidente da Turquia estão a ser responsabilizados pelo duplo atentado que sábado, 10, matou mais de uma centena de pessoas frente à estação central de caminhos-de-ferro na capital do país, Ancara.
Turquia, a nossa grande raiva
Solidariedade agora
Num momento especialmente crítico nos territórios palestinianos devido ao recrudescimento da violência sionista, o PCP integra uma delegação de Partidos Comunistas e Operários à Palestina e Israel.
Civis sob fogo no Iémene
Pobreza tem causas<br>e responsáveis
O número dos que vivem na pobreza absoluta e abaixo do limiar da pobreza tem vindo a aumentar mesmo na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estudos recentes indicam que, a nível do planeta, cerca de 1,4 mil milhões de pessoas (20% da população mundial) «vivem» em situação de pobreza absoluta (menos de 1,25 dólares por dia) e 1,7 mil milhões (25% da população mundial) vivem no limiar da pobreza. Indicam ainda que nos EUA, o país que mais gasta em despesas militares, a pobreza está em crescimento e atinge valores nunca vistos desde 1960. Em 2012, os 1 por cento mais ricos nos EUA arrebataram 25 por cento dos rendimentos totais do país.
Desemprego volta a aumentar em Portugal<br>e apoio aos desempregados continua a diminuir
De acordo com o INE, em Agosto de 2015 o desemprego em Portugal começou de novo a aumentar, tendo sido destruídos, nesse mês, 41 300 empregos. Segundo dados do INE, que estão disponíveis no seu site (www.ine.pt ), entre Julho e Agosto de 2015, o desemprego ajustado da sazonalidade aumentou de 606,6 mil para 623 mil (+16 400), e o emprego também ajustado da sazonalidade diminuiu de 4524,1 mil para 4482,8 mil (- 41 300).