Actual
Cangalheiros
Actual
Cofres cheios, barrigas vazias
Actual
Triptico da Utopia – III
A talhe de foice
É preciso
PCP
Realidade e negação
O debate sobre o que se apelidou de «regeneração do Sistema Político» no recente Congresso da Cidadania foi atravessado pela dilacerante dúvida sobre as razões subjacentes ao que identificam de «bloqueio do sistema político». Ao que tudo indica, não só, e apesar da catedrática composição de oradores, a dúvida persistiu, como a angustiante procura da resposta sobre a ausência de emergência daqueles «espaços exitosos», que identificam além fronteiras e que tanto os deslumbra, teimou em não se deixar encontrar.
Crónica Internacional
Eleições em Israel
Um homem feliz na luta
Nascido a 25 de Março de 1915, em Vila Franca de Xira, António Dias Lourenço foi um destacado militante e dirigente comunista durante quase 80 anos, nos quais deu provas de uma inquebrantável dedicação aos trabalhadores, ao povo e à luta do seu Partido. A opção, que ainda jovem tomou, de se tornar funcionário do Partido Comunista Português pagou-a com brutais torturas e 17 longos anos de prisão. Tal não o impediu, na última entrevista concedida ao Avante!, de se confessar um homem feliz, sobretudo por ver tanta gente nova a prosseguir o combate a que dedicou a sua vida.
Um Partido pronto para todos<br> os combates
Os mais de 600 delegados que deram corpo à 9.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, realizada no domingo em Almada, aprovaram um conjunto de medidas e propostas que, a serem concretizadas, reforçarão consideravelmente a organização e a intervenção partidária e elevarão, e muito, o nível da resistência e da luta dos trabalhadores e do povo pela ruptura com a política de direita e a construção da alternativa patriótica e de esquerda.
«Seremos capazes<br>de abrir caminho <br>a um Portugal com futuro»
Eixo central da alternativa
Numa sessão pública realizada na semana passada, o PCP reafirmou a necessidade de recuperar para o controlo público os sectores estratégicos da economia.
Apontar caminhos<br>e prioridades
Várias organizações do Partido realizaram recentemente as suas assembleias, tendo como objectivo central o reforço da intervenção e a elevação da luta.
Evocação e perspectiva
Realçar o que une
94 anos de luta
Emergência social em Aveiro
Sessão Cultural Evocativa<br>em DVD
Dias de lutas mais fortes
O Plenário de Sindicatos da CGTP-IN saudou as acções mais recentes e apelou a que ainda mais trabalhadores venham dar força às lutas nas empresas e serviços, por melhores salários e pelo cumprimento dos direitos, e também ao combate mais geral, porque «é urgente parar a ofensiva do capital, romper com a política de direita e inverter o rumo de desastre a que os sucessivos governos conduziram o País».
Fectrans quer mais
Sob o lema «Nos locais de trabalho, mais organização e intervenção», o 3.º Congresso da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações teve a marca das inúmeras e intensas lutas no sector.
Citação suspende PACC
Privilégios de uns<br>é a exploração de milhões
«Todas as facilidades para o capital; brutais sacrifícios para os trabalhadores e o povo». Assim se pode definir a acção do Governo e as opções que a impulsionam, afirma o PCP, vendo aqui a comprovação clara da política de «dois pesos e duas medidas».
Populações é que ficam a perder
A maioria PSD/CDS-PP e o PS inviabilizaram dia 20 o projecto de lei do PCP que pretendia vedar o acesso de empresas privadas às actividades económicas de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos sólidos urbanos.
Travar o processo é possível!
Combate ao cancro da pele
O Parlamento aprovou por unanimidade, na passada sexta-feira, 20, um projecto de resolução do PCP onde se recomenda ao Governo o reforço da intervenção dos cuidados de saúde primários no combate ao cancro da pele. Idêntica iniciativa da maioria PSD/CDS-PP obteve igual apoio da Câmara.
Debater a fraude e evasão fiscais
Ser excepção e não a regra
Lei dos Baldios
Saudação a Nelson Évora
Todos à rua no dia 6 de Junho
A CDU vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, a marcha nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, do Marquês de Pombal até à Baixa.
«Tudo está na mão do povo»
No dia 29 de Março realizam-se as eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. A CDU apresenta-se como a «alternativa a sério» para uma Região com futuro. Amanhã, Jerónimo de Sousa participa no último dia de campanha eleitoral.
Luta em todo o País
Os estudantes do Ensino Básico e Secundário manifestaram-se, no dia 18, um pouco por todo o País, para exigir a demissão do Governo e contra as políticas de destruição da Escola Pública.
Intervir para transformar
Sob o lema «Soluções para uma vida melhor na cidade de Lisboa e no País», realizou-se sábado, na «A Voz do Operário», um Encontro da CDU, que contou com a participação de eleitos no município e nas várias freguesia de Lisboa, bem como activistas do PCP, do PEV e da ID.
CDU cumpre!
Marchas levam multidões a Madrid
Após vários dias de marcha, centenas de milhares de pessoas, oriundas de toda a Espanha, manifestaram-se no sábado, 21, em Madrid, clamando por dignidade.
A ruptura necessária
O PCP e Grupo Unitário de Esquerda/Esquerda Verde Nórdica promoveram, dia 20, em Lisboa, um seminário sob o tema «O Euro e a União Económica e Monetária. Constrangimentos e Rupturas».
PP desmorona-se na Andaluzia
Direita à frente em França
Protestos na inauguração<br>da sede do BCE
Relatório do PCP<br>defende direitos indígenas
Quotas leiteiras:<br>o desastre anunciado
Milhões contra agressão imperial
A esmagadora maioria dos venezuelanos considera que os EUA não têm razões para decretar que o país é uma ameaça e rechaça a ingerência e qualquer agressão norte-americana, indica uma recente pesquisa, num momento em que a campanha mundial em defesa da República Bolivariana soma apoios.
Anti-sionistas reforçados
A Lista Conjunta apresentada pelos partidos árabes e pelo Partido Comunista de Israel (PCI) às legislativas elegeu 14 deputados no Knesset (parlamento), resultado que o PCP sublinha como «um elemento de esperança e alento».
Maioria dos brasileiros<br>rejeita privatização
Cubanos decidem
Nigéria em guerra<br>escolhe presidente
Os princípios e objectivos<br>de Cuba são inegociáveis
Cuba não negoceia a sua organização política, económica e social, nem tem interesse em renunciar aos socialismo, afirmou a Embaixadora de Cuba em Portugal em entrevista ao Avante!. Franca, Johana Tablada de la Torre explicou a fase em que se encontram as conversações entre Cuba e os EUA. Os objectivos de Cuba são tão claros como o foram as respostas directas da representante diplomática que, sem simplificar o que está em causa nem menorizar as dificuldades, mostra um empenho e energia invulgares, aproximando-nos de um povo e de um País que resistiram mais de 50 anos a todas as agressões imperialistas. Chegaram, por isso, ao diálogo com os EUA «de pé, e não de joelhos», como nos sublinhou.