Actual
Contradições insanáveis
Actual
Foi você que pediu?
Actual
15 minutos
Crónica Internacional
Solidariedade aos comunistas ucranianos
A talhe de foice
A jibóia
PCP
Construção com ligação<br> à vida e à luta
No quadro das linhas gerais de trabalho, da continuação da luta contra os profundos ataques aos direitos laborais nas empresas e locais de trabalho, das populações na defesa dos serviços públicos, da resposta à necessidade de reforço do Partido e da execução da campanha de contactos e de elevação da militância, a Festa do Avante! assume particular importância, como refere o comunicado do Comité Central de 29 e 30 de Junho de 2014, que salienta a «prioridade que constitui o trabalho para o seu êxito».
Palestina vencerá!
Centenas de milhares de pessoas em todo o mundo continuam a sair à rua para manifestar solidariedade com os palestinianos e a sua luta, para repudiar a actual ofensiva militar de Israel contra a Faixa de Gaza e a política de opressão de todo um povo. Em Portugal, organizações de defesa da paz e dos direitos do povo palestiniano, juntamente com o movimento sindical unitário, estão na primeira linha da denúncia dos crimes sionistas apoiados pelo imperialismo.
Travar o assalto ao tempo
O «tempo de disponibilidade» deve ser pago como tempo de trabalho, reafirmou à Fectrans a ACT. Na Sonae Distribuição e no Pingo Doce, o CESP e os trabalhadores combatem os «bancos» de horas e exigem o pagamento do trabalho extraordinário.
A luta pela paz é urgente e actual
Assinalando mais um aniversário do bombardeamento nuclear de Hiroxima e Nagasáqui, o PCP reafirma a actualidade e a premência da luta pela paz, contra o imperialismo.
Sem razões para festejar
Compreender o passado,<br> construir o futuro
O salão da Cooperativa Árvore, no Porto, encheu-se para a apresentação do V Tomo das «Obras Escolhidas» de Álvaro Cunhal, contributo essencial para a compreensão do processo revolucionário português.
Intensificar a luta de massas
Reivindicar resulta
A importância da apresentação de reivindicações dos trabalhadores nas empresas é realçada por resultados alcançados na Prometro, na Auchan e no Minipreço.
MEC perturba novo ano
«Atrasos e indefinições na preparação do próximo ano escolar poderão provocar problemas no seu início», alertou ontem a Fenprof, imputando responsabilidades ao Ministério da Educação e Ciência.
Enfermeiros dizem «basta!»
A falta de respostas à grave carência de profissionais, denunciada pelo SEP, e a exigência de melhores condições de trabalho levaram os enfermeiros a reunir-se e mobilizar-se.
Desemprego mantém-se elevado
A CGTP-IN considera os dados do INE sobre a taxa de desemprego no segundo trimestre de 2014 distantes da realidade do País e denuncia as estratégias do Governo para a esconder.
À porta da Moritex
Migalhas e saco cheio
CM Lisboa
Pelo direito às férias
Faleceu <br>Francisco Canais Rocha
CGTP-IN comenta «caso BES»
Professores exigem respeito
Claro que há riscos – e muitos!
Uma espessa névoa continua a envolver o processo de implosão do BES, avolumando-se, sobretudo face à solução encontrada pelo Governo, as dúvidas quanto à factura reservada ao erário público. Em carne viva está ainda o caso BPN.
Política de ruína
História mal contada
Para debaixo do tapete
Tudo piora a olhos vistos
Esta sessão legislativa fica marcada no plano da Saúde pela aplicação de medidas «extremamente gravosas para os utentes».
Dificuldades acrescidas
Propostas em toda a linha
Acção ímpar
Certidão de óbito <br>à agricultura
Procurando respostas para os seus problemas, os produtores de batata concentraram-se, quinta-feira, em Oliveira do Bairro, junto à Câmara Municipal. Em causa estão os baixos preços praticados à produção, que não chegam para pagar um terço das despesas de instalação e ciclo da cultura.
Baldios são do povo
Agravam-se os problemas
Direitos defendidos
Após 59 dias de greve, os trabalhadores da Urbaser, concessionária dos resíduos do município galego de Lugo, aprovaram, dia 7, as condições do novo acordo colectivo.
Abstenção recorde
A taxa de participação nas eleições europeias de Maio foi a mais baixa de sempre, segundo números finais do Parlamento Europeu que contrariam a ideia inicialmente veiculada.
Liberdade para presos doentes
Baixas no governo britânico
Palestina vencerá!
Liberdade e democracia <br> em causa
O processo para a ilegalização do Partido Comunista da Ucrânia enquadra-se em práticas que remetem para as «mais negras páginas da História da Europa», afirmam quase 70 personalidades nacionais.
Cessar-fogo incerto
Terminava hoje o cessar-fogo de 72 horas na Faixa de Gaza, o segundo decretado no espaço de semana e meia no território, alvo de uma campanha militar criminosa apoiada pelo imperialismo e repudiada pelo mundo.
PCP presente <br> no III Congresso do PSUV
Mike Brown, <br> ou qualquer outro nome
A responsabilidade<br> do Banco de Portugal<br> no caso GES/BES
Os media têm procurado convencer a opinião pública de que, no caso do GES/BES, o Banco de Portugal, entidade responsável pela supervisão da banca, actuou atempada e eficazmente. Isso não corresponde à verdade.
Defesa Nacional
Da razão e da necessidade
História
Nos 69 anos do lançamento<br>das bombas atómicas<br>– Hiroxima nunca mais!
TVisto
Uma estória com buracos
«O Teatro é uma arma?»
Embora não conste dos dicionários, em 1986 criou-se uma nova palavra, uma palavra única: Avanteatro, que resulta da fusão entre Teatro e Festa, Festa – a do Avante! – e Teatro. Desde 1986, quase ininterruptamente, há Teatro na Festa do Avante!, afirmando-se progressivamente como um lugar de destaque no conjunto da sua programação. Teatro para todas as idades, de todos os géneros e feitios, e para todos os gostos.
Mas não há só Teatro, há também Cinema, Poesia e Música, Dança e Bailado – É assim o Avanteatro, com uma equipa composta por Manuel Mendonça, Pedro Maia, Pedro Pina, Andreia Padre, Armando Correia, Cláudia Dias, Carolina Dominguez e Joaquim Andrés.