Baixas no governo britânico
O secretário de Estado britânico para África, Mark Simmonds, demitiu-se, na segunda-feira, 11, seis dias depois da estrondosa saída do executivo de Sayeeda Warsi, também ela secretária de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Warsi abandonou o cargo, dia 5, por discordar abertamente da política britânica em relação à agressão israelita à Faixa de Gaza. Segundo estão declarou, a posição britânica é «moralmente indefensável».
No caso de Simmonds, a televisão pública BBC fez questão de esclarecer que se tratou de uma demissão há muito planeada, sem qualquer relação com a crise em Gaza.
Simmons decidiu sair «há algumas semanas», mas concordou ficar mais algum tempo para presidir a uma reunião da ONU, declarou um porta-voz de Downing Street.
Ainda no mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, William Hague, apresentou a sua demissão, anunciando que saía da vida política activa.
O primeiro-ministro David Cameron nomeou para o lugar o titular da Defesa, Philip Hammond, que em menos de uma semana perdeu dois secretários de Estado.