Editorial

A RESPOSTA NECESSÁRIA

À atitude prepotente e provocatória do Governo Passos/Portas, proibindo a marcha a pé na Ponte 25 de Abril, deu a CGTP-IN...
Opinião
Crónica Internacional

Portugal

As sucessivas e inaceitáveis pressões e ingerências em torno do Orçamento do Estado para 2014 levadas a cabo pela...
Actual

Abril é o futuro

Centenas de milhares de trabalhadores manifestaram-se por Abril, pelos seus valores, pela sua democracia e a sua Constituição,...
Actual

A vida não espera

O relatório da UNICEF divulgado a semana passada sobre o cumprimento da Convenção dos Direitos da Criança acusa...
PCP

Os comunistas no Parlamento

Desde há muito, e sobretudo em tempos de maioria absoluta e da sua imposição de medidas sob o comando do grande capital e da troika estrangeira, é frequente encontrarmos um sentimento de rejeição da Assembleia da República. A campanha populista de ataque sistemático ao Parlamento, a par das graves medidas de destruição nacional ali aprovadas (ou pelo menos ali maioritariamente apoiadas), leva a que frequentemente se polarize naquele órgão de soberania a rejeição das políticas e a desconfiança em relação aos eleitos.

A talhe de foice

A culatra

O ministro do MAI, Miguel Macedo, foi compondo uma imagem de bom rapaz ao longo da vida adulta, toda passada à mesa do poder: nascido...
Em Foco

Um orçamento de classe

A proposta de Orçamento do Estado para 2014, apresentada pelo Governo PSD/CDS, é, além de um descarado e flagrante assalto aos trabalhadores, reformados, e pensionistas, um passo mais na reconstituição de privilégios para grandes grupos económicos e monopólios e no enfraquecimento da já débil democracia portuguesa.

Nas pontes por Abril<br>rumo a futuro melhor

Em Lisboa e no Porto, no passado sábado, centenas de milhares de trabalhadores, reformados, desempregados, mulheres, jovens, das diferentes áreas da Administração Pública, de empresas da indústria e de serviços, do litoral e do interior, saíram à rua e passaram as pontes sobre o Tejo e o Douro, numa intensa e vibrante jornada «Por Abril, contra a exploração e o empobrecimento». Expressaram firme determinação de prosseguir a luta, para derrotar o Governo, a «troika» agiota e a política de direita, para alterar o caminho para o desastre e para conseguir uma alternativa que coloque o País no rumo de um futuro melhor, traçado na revolução de 25 de Abril de 1974.

Pôr o Governo na rua

Nas centenas de autocarros, nos carros de som, nas vozes e nos rostos de homens, mulheres e jovens que se manifestaram na zona de Alcântara, foi evidente a determinação de prosseguir a luta para mudar de Governo e de política, única forma de cortar pela raiz os justos motivos do protesto popular.

Jornada extraordinária a Norte

«Magnífico» e «extraordinário» eram alguns dos adjectivos empregues, com frequência, nas conversas entre aqueles que, no sábado à tarde, iam chegando à Praça da Liberdade, no Porto, para descreverem a manifestação que integravam e cuja «cauda», na altura, ainda se encontrava na Ponte do Infante, saída de Vila Nova de Gaia.

A luta não pára

As grandes acções do passado dia 19, em Lisboa e no Porto, dão mais força à luta que continua já nos próximos dias: a 1 de Novembro há concentração junto à Assembleia da República.

PCP com os trabalhadores

Uma delegação do PCP – constituída por Jorge Pires, da Comissão Política, Pedro Guerreiro e Manuela...

Abril é a alternativa

«O Governo mente quando afirma que não há alternativa a esta política, em rota de...
PCP

Um Partido mais forte para a luta que continua

As direcções das organizações regionais do PCP continuam a analisar os resultados das eleições de 29 de Setembro e a definir medidas para o reforço do Partido e da luta de massas.

Sector portuário ameaçado

O PCP acusa o Governo de desrespeitar uma decisão da Assembleia da República, ao ter colocado os portos comerciais do Algarve na...
Trabalhadores

40 horas travadas

No seguimento de providências cautelares interpostas pelo STAL/CG­TP-IN, em nome dos trabalhadores seus associados, a...
Assembleia da República

Empurrar o povo para a miséria

«O pior para a vida dos trabalhadores e das famílias» desde o derrube do fascismo e a instauração do regime democrático, assim define o PCP o Orçamento do Estado para 2014.

Cortes são ataque à democracia

O PCP critica com dureza a proposta de contrato de concessão de serviço público para a rádio e televisão, vendo na decisão do Governo uma nova ofensiva para enfraquecer e desmantelar um serviço que é pilar da democracia.

 

Ultrapassada toda a decência

Foi aprovada sexta-feira, na generalidade, pela maioria PSD/CDS-PP, com os votos contra dos partidos da oposição, a proposta de lei com a qual o Governo diz querer fazer convergir o regime de protecção da função pública (Caixa Geral de Aposentações) com o regime geral da Segurança Social.

Governo sofre revés mas ataca

Por ter ido muito além do expurgo de inconstitucionalidades detectadas pelo Tribunal Constitucional, e nele haver «um conjunto...
Nacional

Atrair mais investimento

Em Santiago do Cacém a CDU vai continuar a apostar no desenvolvimento económico do concelho e no apoio social às famílias carenciadas.

 

«Namoro» consumado

PS dá cobertura à candidatura de Rui Moreira e ao seu programa de aprofundamento da política de direita. No Porto, a CDU afirma-se como a grande força de oposição, portadora de um projecto alternativo.

Oposição responsável

Em Gaia a CDU será uma oposição activa, responsável, vigilante e propositiva, e tomará como referência permanente a luta pela aplicação das «70 medidas de um programa de mudança», onde consta, entre outras, «mais emprego e desenvolvimento».

Homenagem a Celino da Silva

Por proposta da CDU, a Assembleia Municipal de Évora aprovou, sexta-feira, por unanimidade, um voto de homenagem a Celino Rodrigues...

Pintura de mural no Porto

A Organização Regional do Porto da JCP agendou para ontem, ao final da tarde, a realização da pintura de um mural...
Europa

Salvar o povo do desastre

Cerca de 70 mil pessoas manifestaram-se no sábado, 19, em Roma, numa acção organizada por três confederações de comités de base contra as políticas de Letta.

Apoiar o emprego

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram, dia 17, uma proposta de aumento de 1500 milhões de euros no Orçamento da UE para o combate ao desemprego juvenil

Pressões intoleráveis

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira e Inês Zuber, dirigiram uma carta de protesto a Durão Barroso,...

Modernidade

«... Sei vitórias e derrotasnesta luta que vamos vencerse quem trabalha não se esgotatem seu salário sempre a...
Internacional

Paz ameaçada em Moçambique

A Renamo denunciou os acordos de paz subscritos com a Frelimo, em 1992, em Roma, e culpa o governo pelo fim do entendimento. As autoridades de Maputo, por seu lado, defendem o direito de manter a segurança e ordem pública colocadas em causa pelos ataques da Renamo, responsáveis pela recente tensão político-militar no país.

Marrocos reprime

Mais de centena e meia de pessoas ficaram feridas na sequência da repressão dos protestos do fim-de-semana no Saara Ocidental, ocorridos a propósito da presença no território do enviado especial do secretário-geral da ONU.

Drones continuam a matar

Pelo menos 22 pessoas morreram nos últimos dias em consequência de cinco bombardeamentos efectuados no Afeganistão por...

Líbia «somalizada»

O assassínio, sexta-feira, 18, do comandante da polícia militar líbia provocou a intensificação dos...
Temas

O Tratado de Brest-Litovsk e as suas consequências (3)

Regressemos agora um pouco atrás no tempo aos temíveis dias de antes da guerra civil, aos da assinatura do Tratado de Brest-Litovsk, aos da Rússia bolchevique cuja estrada para o socialismo se revelava sempre mais difícil enquanto os seus diversos inimigos se agrupavam, bem à vista do mundo inteiro, para assassiná-la.

Argumentos
TVisto

Data, projecto e futuro

Foi no passado sábado, dia das grandes manifestações convocadas pela CGTP com travessia de duas grandes pontes, uma no...
Aconteceu

Construção continua em queda

O sector da construção em Portugal registou em Agosto, pelo segundo mês consecutivo, uma quebra homóloga de 12,8...

Aventuras de João Sem Medo

Escrito em 1933 por José Gomes Ferreira, em 26 folhetins, para a revista juvenil «O Senhor Doutor», sob o pseudónimo...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 26...

A semana em resumo

Frases

“A meta do crescimento pode não ser atingida devido ao forte efeito recessivo [do...