Oposição responsável
Melhor defender os interesses das populações
«A CDU teve, no plano nacional, uma expressiva vitória nas eleições autárquicas de 29 de Setembro, pois foi a única força política a crescer, com mais votos, maiores percentagens, maior número de mandatos, em contraste com os três partidos da troika, que, no seu conjunto, perderam 800 mil votos», valorizou-se na conversa com os jornalistas, os quais foram informados de que no concelho de Gaia a CDU recebeu mais mandatos, passando de dois para três eleitos na Assembleia Municipal, e de 11 para 18 eleitos nas assembleias de freguesia, crescimento mais relevante dada a extinção de freguesias.
Presença reforçada
A Coligação tem agora neste concelho uma «presença reforçada», em que terá representação. Na União de Freguesias de Mafamude/Vilar do Paraíso e na União de Freguesias de Santa Marinha/Afurada, o PS, que ganhou com maioria relativa, propôs um acordo de gestão à CDU.
«Não se trata de uma coligação, pois não houve negociação prévia ao acto eleitoral sobre listas e programas, mas de um acordo possível face aos resultados eleitorais, que permitirá melhor defender os interesses das populações das duas “uniões de freguesia” em causa», salientaram Diana Ferreira, João Pires e Jorge Sarabando, dando conta de que em Mafamude/Vilar Paraíso a CDU ficará com o pelouro da Cultura e Associativismo e em Santa Marinha/Afurada com o pelouro da Cultura, Ambiente e Espaços Verdes. «Como é regra na CDU, os eleitos que vão integrar estes dois executivos não serão beneficiados, nem prejudicados, pelo exercício dessas funções», acrescentaram.