Editorial

DUAS QUESTÕES FULCRAIS

Mesmo em vésperas de Natal, a luta continuou. Exemplo disso, entre muitos outros, foi a concentração que, no dia 22,...
Opinião
A talhe de foice

Sementeira

Num ano em que o desemprego bateu todos os recordes, lançando no desespero mais de um milhão e trezentos mil trabalhadores; num...
PCP

Sim, lutar vale a pena!

O anúncio de que a TAP, por ora, não seria entregue a privados deu lugar, nos últimos dias, a uma gigantesca campanha para fazer crer, por um lado, que o processo contou com a diligente e responsável transparência do Governo e, por outro lado, que a suspensão do processo se deve apenas ao incumprimento, por parte do candidato à privatização, de requisitos previamente exigidos.

Actual

O Natal da nossa tristeza

Para a imensa maioria dos portugueses, este foi um mau, um péssimo Natal. Foi o Natal do desemprego (na maioria dos casos sem o...
Actual

A luta continua!

Talvez surpreendido com a combatividade dos trabalhadores do sector dos transportes, que há vários meses têm realizado...
Actual

O futuro e os provérbios

Nesta altura do ano a esmagadora maioria dos portugueses não só tem que fazer face a situações em tantos casos...
Crónica Internacional

Argentina, a equação difícil

Um ano depois da clara vitória eleitoral que renovou o mandato da presidente Cristina Fernandéz Kirchner (CFK), a Argentina...
Em Foco

Milhares em Belém

Um dia depois de os deputados do PSD e do CDS terem chumbado as 250 propostas apresentadas pelo PCP na Assembleia da República, que eliminavam, por concelho, as agregações e extinções de freguesias (1160 das 4259 existentes) propostas pelo Governo, milhares de pessoas, vindas de Norte a Sul do País, manifestaram-se em Lisboa, frente ao Palácio de Belém, para protestar contra o actual Projecto de Lei da Reorganização Administrativa do Território. Esta acção, marcada por um forte aparato policial, foi promovida pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e visou apelar ao Presidente da República para que vete o Projecto de Lei 320/XII/2.ª, «de modo a permitir um debate e reflexão livres sobre a temática e não uma reforma imposta».

CDU promove concentração

No dia 19, a população de Oeiras participou numa concentração frente à Câmara Municipal, em defesa...
PCP

Divulgar o Programa do Partido

A ampla divulgação do Programa do Partido é um elemento essencial de difusão da proposta e do projecto dos comunistas, salientou o Comité Central na sua última reunião.

2013 de luta

O PCP reagiu, no dia de Natal, à mensagem do primeiro-ministro, transmitido nessa noite pela televisão. Jorge Cordeiro, do...

PCP recebeu PEV

O PCP recebeu, no dia 20, uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» para, juntos,...

A verdadeira face da Saúde privada

A situação actual dos hospitais de Braga e de Guimarães é um retrato do que significa verdadeiramente a privatização da prestação dos cuidados de saúde que o Governo pretende generalizar.

Lembrar José Dias Coelho

O PCP homenageou, no dia 19, o artista plástico e militante comunista José Dias Coelho, por ocasião do 51.º...
Trabalhadores

O negócio borregou

É preciso que a decisão de não entregar a TAP a privados se torne definitiva e que a transportadora aérea nacional dê o seu contributo para uma política soberana de desenvolvimento, exige a Comissão de Trabalhadores, que considerou o recuo do Governo, no dia 20, como uma grande vitória. A valorização deste resultado da luta sobressai também nas reacções sindicais e do PCP.

Condenado 101 vezes

O Ministério de Nuno Crato já soma mais de uma centena de condenações em tribunal, porque recusa pagar aos professores a compensação por caducidade dos contratos.

Novo roubo nos salários

Embora se declare preocupado com os conflitos laborais que provocou no sector, o Governo pretende roubar mais um mês de salário a quem trabalha nas empresas públicas de transportes.

Natal com protestos

Nas ruas de Lisboa, Braga e Porto, como em várias empresas e serviços, a semana que antecedeu o Natal ficou marcada pela luta de trabalhadores no activo e reformados, contra a política das desigualdades e do empobrecimento.

Não esvaziem a RTP Norte

«O esvaziamento do Centro de Produção Norte da RTP significa uma degradação do serviço público...

Metro pode parar em Janeiro

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram avançar para novas paralisações parciais, durante o mês de...

Despedimento rejeitado

A rescisão do contrato de prestação de serviços com a Prometro não significa a extinção das...

Concessões ameaçadas

«O Governo e o PR querem o fim das concessões», protestou a Comissão de Trabalhadores da CP, que no dia 20 enviou,...
Assembleia da República

Tarde ou cedo será derrotado

O Secretário-geral do PCP advertiu que 2013 «vai ser um ano pior», por aquilo que está contido no OE, mas mostrou-se convicto de que os «os portugueses que lutam e sofrem», «aqueles que acreditam que é possível uma vida melhor em Portugal», já «não reconhecem legitimidade» ao Governo para continuar esta política e, por isso, mais tarde ou mais cedo, este «será derrotado».

Na senda do desastre e da ruína

O PCP considera que nada mudou com este Governo no capítulo da política agrícola, prosseguindo o desastre que marcou as orientações e a prática dos seus antecessores.

Maioria extermina freguesias

A maioria PSD/CDS-PP aprovou, com o voto contra de todos os partidos da oposição, dia 21, na especialidade, o diploma sobre a...

Continuar a agir e esclarecer

«Uma grande vitória dos trabalhadores e de todos aqueles, como o PCP, que sempre lutaram e sempre acreditaram que era...
Nacional

Utentes «enlatados»

Na Área Metropolitana de Lisboa, os utentes da CP estão a ser transportados como «sardinhas em lata», face aos atrasos e supressão de horários. Estas perturbações estão relacionadas com o plano do Governo de privatizar as linhas de Sintra, Cascais e Sado.

PEV exige o aumento <br>do Salário Mínimo Nacional

No dia em que o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) completou 30 anos, a 15 de Dezembro, o seu Conselho Nacional esteve reunido em Setúbal para analisar a política nacional, tendo definido as prioridades para os próximos meses.

PCP vota contra em Lisboa

O Orçamento para 2013 e as Grandes Opções do Plano apresentados, com grandes floreados, pelo PS na Câmara...

Beja despreza cultura

Num comentário às recentes notícias sobre a atribuição de subsídios da Câmara de Beja (PS)...

Pais contra agregação

Ao mesmo tempo que o PCP desmascarava, na Assembleia da República, a política de ataque à Escola Pública,...
Europa

Toda a Espanha se levanta

O governo liderado por Mariano Rajoy fez aprovar o Orçamento do Estado para 2013 sem fazer caso dos protestos massivos praticamente diários, realizados por vários sectores em todo o território, que alertam não apenas para a injustiça das medidas como para a cada vez mais evidente falência da receita aplicada, austera somente para o povo trabalhador.

Revolta legítima

As cidades eslovenas de Ljubliana, Maribor ou Kranj têm sido palco, nas ultimas semanas, de intensos protestos populares contra as chamadas medidas de austeridade e a corrupção. Na Hungria, o caldo entornou com os cortes na educação.

Interesses de classe

Os monopólios e os seus serventuários na UE erigiram os «direitos humanos» e a...
Internacional

Só comparáveis a uma guerra mundial

A produção e criação de riqueza, os empregos destruídos e os efeitos na vida de milhões de pessoas provocados pela crise capitalista em curso, só são comparáveis à devastação de uma guerra mundial, indicam entidades oficiais.

Terrorismo de Estado

Construção de novos colonatos, cativação de receitas e salários, incursões punitivas e provocadoras, detenções em condições extremamente duras e manutenção do bloqueio a Gaza são algumas das medidas aplicadas por Israel em retaliação ao reconhecimento da Palestina como Estado pela Assembleia-geral das Nações Unidas.

Repressão e protestos nos EUA

As autoridades norte-americanas, e em particular o presidente dos EUA, Barack Obama, vão poder continuar a deter cidadãos por...
Temas

Unidade e luta nos Portos de Portugal

Desde 15 de Agosto que uma impressionante luta se ergue nos portos nacionais contra a tentativa de revisão do regime do trabalho portuário. A luta tem sido conduzida pela Frente Sindical Marítimo-Portuária, composta por diversos sindicatos dos estivadores (Centro e Sul, XXI, Aveiro, Caniçal, Viana), pelo sindicato das Administrações Portuárias, pelo sindicato da Marinha Mercante (SIMAMEVIP, CGTP-IN), pelo STE (UGT) e pelo OFICIAISMAR (CGTP-IN).

Um génio do nosso tempo<br>Um camarada de sempre

Oscar Niemeyer não comemorou os 105 anos, que faria em 15 de Dezembro, como gostaria e como o fez no ano passado, no seu atelier a trabalhar, a festejar com os amigos, desenhando e bebendo um copo de bom vinho. Na realidade a viver a vida que, como sempre afirmou, é o que mais importa.

Argumentos
TVisto

Natal Passos Coelho

Alguns dias antes do Natal, o programa «Linha da Frente» trouxe-nos uma reportagem sobre alguns aspectos do actual quotidiano...
Pontos Cardeais

Carta ao André

Essa de teres nascido agora deu-me que pensar. Desculpa! Devia ter começado por dizer que és lindo, nem é por ser teu...
Cultura

A armadilha – The trap

Este artigo leva um desdobramento do título em inglês porque trata de um produto televisivo que ele próprio é...
Aconteceu

China recorda massacre de Nanquim

A República Popular da China evocou recentemente os 75 anos do massacre de Nanquim com diversas iniciativas em que participaram cerca...

Construção a cair

A produção no sector da construção recuou, na zona euro, 4,1 por cento em Outubro, em comparação com...

Armas aos milhões

O estado norte-americano da Florida tornou-se no primeiro a superar o milhão de armas legais. A notícia foi confirmada na semana...

A semana em resumo

Frases

“Em 25 anos de privatizações, a direita e o PS desmantelaram quase todos os...