Concessões ameaçadas

«O Governo e o PR querem o fim das concessões», protestou a Comissão de Trabalhadores da CP, que no dia 20 enviou, às demais organizações de trabalhadores do sector ferroviário, um convite para uma reunião no dia 2 de Janeiro, com o objectivo de avaliar esta e outras situações e analisar a realização de acções concretas em defesa dos direitos.

No Orçamento do Estado para 2013, prevê-se que os trabalhadores das empresas públicas de transportes deixam de ter acesso às concessões (direito a viagens gratuitas na empresa onde trabalham), uma restrição que também é aplicada a familiares e aos reformados.

Para a CT da CP, esta medida «só pode ser entendida como mais uma vingança contra os direitos dos trabalhadores». As concessões «não custam um cêntimo à CP, não aumentam a despesa do Estado nem dos contribuintes e não impedem a venda de bilhetes ao público». Além do mais, «o direito contratual às concessões está devidamente fixado pelas sucessivas administrações, ao longo de mais de cem anos», e «foi um benefício utilizado como incentivo à contratação de novos trabalhadores.»



Mais artigos de: Trabalhadores

O negócio borregou

É preciso que a decisão de não entregar a TAP a privados se torne definitiva e que a transportadora aérea nacional dê o seu contributo para uma política soberana de desenvolvimento, exige a Comissão de Trabalhadores, que considerou o recuo do Governo, no dia 20, como uma grande vitória. A valorização deste resultado da luta sobressai também nas reacções sindicais e do PCP.

Condenado 101 vezes

O Ministério de Nuno Crato já soma mais de uma centena de condenações em tribunal, porque recusa pagar aos professores a compensação por caducidade dos contratos.

Novo roubo nos salários

Embora se declare preocupado com os conflitos laborais que provocou no sector, o Governo pretende roubar mais um mês de salário a quem trabalha nas empresas públicas de transportes.

Natal com protestos

Nas ruas de Lisboa, Braga e Porto, como em várias empresas e serviços, a semana que antecedeu o Natal ficou marcada pela luta de trabalhadores no activo e reformados, contra a política das desigualdades e do empobrecimento.

Não esvaziem a RTP Norte

«O esvaziamento do Centro de Produção Norte da RTP significa uma degradação do serviço público de televisão», declarou a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP. Numa nota emitida dia 20, em que declarou o apoio à...

Metro pode parar em Janeiro

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram avançar para novas paralisações parciais, durante o mês de Janeiro, realizando uma greve por semana, caso a administração persista em fugir à negociação e violar o Acordo de Empresa. A decisão foi...

Despedimento rejeitado

A rescisão do contrato de prestação de serviços com a Prometro não significa a extinção das tarefas que os trabalhadores da Boavex prestam no Metro do Porto, pelo que não se justifica qualquer despedimento, defende o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector...