Hospitais de Braga e Guimarães

A verdadeira face da Saúde privada

A situação actual dos hospitais de Braga e de Guimarães é um retrato do que significa verdadeiramente a privatização da prestação dos cuidados de saúde que o Governo pretende generalizar.

São muitos os motivos de queixa dos hospitais privados

Image 12154

O PSD e o CDS chumbaram na Assembleia da República, no dia 19, o pedido de audição ao ministro da Saúde proposto pelo PCP. O objectivo era conhecer melhor a situação do Hospital de Braga, cuja gestão está entregue ao Grupo Mello. Nos fundamentos do requerimento, lembrava-se a recusa do ministro em responder a uma questão levantada por um deputado do PCP relativamente à situação daquela parceria público-privada e à reavaliação que o Governo anunciou.

Na base do pedido de audição ao ministro Paulo Macedo estava também a necessidade de esclarecer as notícias vindas a público recentemente que davam conta da «(aparente) situação aflitiva por que está a passar o Grupo Mello na administração do Hospital de Braga, chegando a admitir a possibilidade de um cenário de falência», realça o PCP num comunicado da Direcção da Organização Regional de Braga (DORB) datado de dia 20. Para o Partido, o Grupo Mello «dá indícios de querer renegociar a parceria com o Estado, para obter melhores resultados financeiros».

Entretanto, sublinha o PCP, «continua a degradação dos serviços de saúde prestados aos utentes» e avolumam-se as «queixas e reclamações»: «Dos que, já depois de estarem no bloco operatório, vêm as cirurgias canceladas. Dos que, impacientemente, aguardam consultas de urgência que nunca mais chegam. Dos que vão a uma simples consulta e acabam sendo notificados para pagar exames de que nunca ouviram falar.»

Também o descontentamento dos profissionais não cessa de aumentar, garante o Partido, que fala em «metas impossíveis», de médicos a fazer de maqueiros, de quem receie não receber o salário no fim do mês e de fornecedores que não entregam material porque o hospital «não paga e acumula dívidas».

A DORB lembra que a situação do hospital é tal que o gestor público da PPP concluiu o seu relatório de 2011 com uma avaliação «globalmente insatisfatória». Assim, não se compreende a decisão dos partidos da maioria de obstaculizar a audição ao ministro da Saúde.

Situação dramática em Guimarães

No dia 14, o deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, encontrou-se com uma delegação de trabalhadores administrativos do Hospital Privado de Guimarães – AMI, que lhe permitiu tomar conhecimento da situação dramática em que estes se encontram. Com os salários em atraso desde Setembro, tal como o subsídio de férias, os trabalhadores têm legítimas inquietações quanto ao futuro.

Mas as preocupações dos trabalhadores estendem-se também ao próprio futuro daquela unidade de Saúde, tendo a delegação que se encontrou com o deputado do PCP revelado que muitos fazem horas a mais e mudanças de turno apenas para garantir a viabilidade do Hospital, sabendo à partida que não serão devidamente compensados por isso. A qualidade do serviço está igualmente em causa, revelaram os trabalhadores. São cada vez mais os serviços que deixam de funcionar por falta de pessoal qualificado.

Para o PCP, o prolongamento desta situação é «inadmissível», pois a unidade continua a gerar receitas. O falado interesse do Grupo BES-Saúde na aquisição do hospital demonstra a sua viabilidade. 



Mais artigos de: PCP

Divulgar o Programa do Partido

A ampla divulgação do Programa do Partido é um elemento essencial de difusão da proposta e do projecto dos comunistas, salientou o Comité Central na sua última reunião.

Quatro vertentes, cinco objectivos

No debate, Margarida Botelho lembrou ainda que no ideal e projecto dos comunistas a democracia tem «quatro vertentes inseparáveis»: política, económica, social e cultural. E realçou o seu desenvolvimento nas cinco componentes ou objectivos fundamentais da Democracia...

2013 de luta

O PCP reagiu, no dia de Natal, à mensagem do primeiro-ministro, transmitido nessa noite pela televisão. Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política, considerou-a «patética», acusando Pedro Passos Coelho de tentar enganar os portugueses acerca dos resultados da...

PCP recebeu PEV

O PCP recebeu, no dia 20, uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» para, juntos, procederem a uma análise da situação política e social e trocarem pontos de vista acerca das consequências da política de direita e da...

Lembrar José Dias Coelho

O PCP homenageou, no dia 19, o artista plástico e militante comunista José Dias Coelho, por ocasião do 51.º aniversário do seu assassinato pela PIDE. A homenagem, promovida pela Comissão de Freguesia de Alcântara, realizou-se junto ao lugar onde caiu varado pelas balas...

Desemprego acrescenta «crise à crise»

O PCP está solidário com a luta dos trabalhadores do complexo industrial da Autoeuropa contra os despedimentos, os lay-off e as tentativas de fazer baixar os salários. Para o Partido, «cada trabalhador que perca direitos é mais um passo no caminho do desastre...

O que pensa Vattimo e o que diz Assis

Francisco Assis, deputado do PS, escreveu há dias no jornal Público (13/12), que como se sabe é o paladino do pluralismo e da verdade informativa em Portugal, não estivesse este como os restantes órgãos de informação ao serviço dos senhores do capital. E de...