Actual
Do Estado
Actual
Nem um direito a menos!
Actual
Dois discursos, uma vacina
PCP
100 anos de luta com toda a confiança!
O Partido, na sua já longa vida, esteve sempre à altura das suas responsabilidades. Mesmo nas situações de grande complexidade social e política.
Crónica Internacional
Direitos Humanos
A talhe de foice
Hipócritas
Acção e luta: dois dias decisivos para a juventude portuguesa
LUTAR Neste final do mês de Março surgem duas das datas anuais mais importantes para os jovens portugueses, o Dia do Estudante e o Dia da Juventude, assinalados em luta.
Podem contar com o PCP
DETERMINAÇÃO Numa mensagem divulgada no dia 20 nas páginas do PCP na Internet, Jerónimo de Sousa abordou a actual situação do País, marcada pela epidemia de COVID-19, pelo aproveitamento da doença para retirar direitos aos trabalhadores e ao povo e pela declaração do Estado de Emergência. E, claro, pela luta que continua.
Estes são também tempos para defender os direitos
ACÇÃO A grave situação sanitária que o País enfrenta não pode servir de pretexto para aumentar a exploração, a precariedade e o desemprego. O PCP está pronto para travar este combate, garantiu João Frazão, da Comissão Política, numa declaração proferida na segunda-feira, 23, que transcrevemos na íntegra.
Defender a Saúde, a economia e os direitos
INTERVENÇÃO Perante uma situação a todos os níveis excepcional, o PCP apresenta soluções capazes de responde à sua evolução quer no plano sanitário quer económico e social. Foi o que fez no domingo, numa declaração proferida por Vasco Cardoso, da Comissão Política.
A Constituição e a lei chegam para responder à pandemia
Surto epidémico não pode ser pretexto para o patronato impor a «lei da selva»
TRABALHADORES As organizações do PCP acompanham e denunciam a proliferação de situações em que o patronato aproveita o surto epidémico para despedir e suprimir direitos.
Inaceitável corte nos comboios exige acção na Linha de Sintra
TRANSPORTES «A supressão de comboios à hora de ponta é inaceitável, levando a situações de sobrelotação que põem em causa a saúde das pessoas que se deslocam na Linha de Sintra», denuncia a Comissão Concelhia do PCP.
Efacec na esfera pública é estratégico para o País
Fábrica dos Anzóis não pode fechar
Faleceu o camarada Rui Rodrigues
À boleia do vírus...
CGTP-IN exige na íntegra rendimentos, direitos e emprego
APOIOS A CGTP-IN criticou«o desequilíbrio entre as medidas que estão a ser colocadas à disposição das entidades patronais e, por outro lado, as que estão à disposição dos trabalhadores».
Provada falta de mudança efectiva na Administração Pública
EMERGÊNCIA«Estaríamos em melhores condições de responder», na presente situação, «não fossem as décadas de política de direita, de privatização, desorçamentação e desinvestimento», notou a FNSTFPS.
Pilhagem patronal sem precedentes motiva alerta na indústria
FIRMEZA «É preciso resistir a um processo de pilhagem sem precedentes, visando os salários e os direitos dos trabalhadores, incluindo o direito ao emprego», alertou dia 20 a Fiequimetal/CGTP-IN.
Protecção nos transportes e clarificação nos CTT
URGÊNCIA A par da generalização de medidas de protecção nas transportadoras de passageiros e mercadorias, a Fectrans exigiu a definição clara dos serviços que devem ser assegurados pelos Correios.
Administração Pública na linha da frente
Sindicato contra «decisão absurda» da Câmara de Sintra
STAL propõe medidas extraordinárias
Protecção da saúde e dos direitos
Os heróis com baixos salários
Exigido apoio directo aos trabalhadores
Proteger salários e rendimentos travar o ataque a direitos
LUTA O PCP considera inadmissível os casos de arbitrariedade e de ataque a direitos dos trabalhadores, a pretexto do COVID-19, reclamando do Governo uma pronta intervenção que ponha cobro a tais atropelos.
Garantir que nada falte a quem é afectado pela perda de rendimentos
SOLIDARIEDADE O Parlamento aprovou, dia 18, duas propostas do PCP para suspender a produção de efeitos das denúncias de contratos de arrendamento e para proteger as famílias da execução de hipotecas.
JCP exige respostas imediatas em defesa dos direitos dos trabalhadores
Petição pressiona Portugal a assinar Tratado de Proibição de Armas Nucleares
PAZO Concelho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em conjunto com outras organizações, lançou a petição «Pela adesão de Portugal ao Tratado de Proibição deArmas Nucleares – Defender a paz é defender a vida».
Continuar a exigir o fim das armas nucleares
CPPC Quando se assinalam 70 anos do Apelo de Estocolmo, o Conselho Português para a Paz e Cooperação afirma que é urgente pôr fim às armas nucleares, que constituem uma das mais sérias ameaças que pende sobre toda a humanidade.
CNA reclama indemnizações para lesados de animais selvagens
AGRICULTURA Promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), continua a circular a petição para que os agricultores sejam indemnizados pelos prejuízos causados por javalis e outros animais selvagens.
CPPME exige medidas urgentes
União Europeia «deixa» Portugal usar o dinheiro que é do País
DECLARAÇÃO João Ferreira exorta, no quadro da resposta ao surto epidémico de COVID-19, à defesa firme dos interesses do povo e do País, rejeitando imposições e condicionalismos da União Europeia.
Exigem-se medidas urgentes da UE para combater a pandemia de COVID-19
Combater o vírus e o capitalismo
Retorno gradual da China à normalidade traz esperança
COVID-19 A pandemia na China ainda não está vencida mas, excepto na província de Hubei, o país começa a retornar à normalidade levantando restrições e reactivando a circulação de pessoas e o regresso ao trabalho e às aulas.
Brasil: luta dos trabalhadores contra Bolsonaro não cessa
BRASIL Apesar do recuo de Bolsonaro em suspender por quatro meses os salários dos trabalhadores, em plena pandemia da COVID-19, o PCdoB afirma que a luta para garantir a estabilidade e os rendimentos dos trabalhadores não cessará.