«Amigos mais que prováveis» de Carnide
Nesta altura de pandemia, a Junta de Freguesia de Carnide, em Lisboa, está a formar um grupo de 20 jovens, para conversar diariamente com idosos por telefone, num programa chamado «Amigos mais que prováveis». «A ideia é que todos fiquem em casa, mas acompanhados», diz o presidente daquela autarquia, Fábio Sousa, em www.jf-carnide.pt.
Os jovens, entre os 14 e os 18 anos, do ensino básico e secundário, «estão a aprender princípios básicos de escuta activa e alguns conceitos psicológicos de empatia, como colocarmo-nos no lugar do outro, e o altruísmo. Acredito que os estamos a capacitar», acrescenta o eleito do PCP.
Segundo a Junta de Freguesia, estão identificados 1400 idosos, através do projecto RADAR da Santa Casa da Misericórdia, que pretende conhecer as carências da população sénior. O projeto terminará no final do período de isolamento social. «Depois queremos que se conheçam e que nasçam grandes amizades», espera Fábio Sousa.
A Junta de Freguesia tem ainda em curso os programas «Carnide vai às compras por si!» e «Carnide vai passear os seus amigos por si!».