100 anos de luta com toda a confiança!

Armindo Miranda (Membro da Comissão Política)

O Partido, na sua já longa vida, esteve sempre à altura das suas responsabilidades. Mesmo nas situações de grande complexidade social e política.

A campanha nacional de fundos é uma prioridade da acção do Partido

Nunca hibernou nem desistiu perante as dificuldades, pelo contrário, foi especialmente nestas situações que os trabalhadores e o povo em geral sentiram o Partido ao seu lado, apoiando e lutando pelos interesses e direitos, contra a exploração e a opressão. E, mais uma vez, está a ser chamado a desenvolver a sua actividade nesta situação difícil que os trabalhadores, o povo e o País estão a viver.

As limitações são grandes, desde logo pelo condicionamento do seu funcionamento, e as tarefas a desenvolver são muitas e diversas: acompanhar a evolução e intervir na situação política, dando a conhecer as nossas opiniões e propostas na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e das populações, numa altura em que o grande capital tenta aproveitar a situação para despedir, retirar direitos, intensificar a exploração e ampliar os lucros. No conjunto das muitas tarefas a que temos de responder há que destacar, pela sua importância, a campanha nacional de fundos decidida pelo Comité Central no âmbito das comemorações do Centenário do Partido, a realizar de Maio de 2020 a Abril de 2021.

Nunca teremos tido na história do Partido uma campanha nacional de fundos com elementos simbólicos com tanta força e motivação, que toque tão fundo no sentimento e espírito de Partido e, por isso mesmo, fortemente galvanizadores.

São 100 anos de vida e de luta:

Contra o regime fascista. Pela liberdade;

Pela independência nacional;

• Pela transformação revolucionária da sociedade;

Pelo fim da exploração do homem pelo homem. Pelo Socialismo.

 

Trata-se de um momento histórico:

Para o País. Para os trabalhadores portugueses;

Para todos os militantes do Partido;

Para os amigos e simpatizantes;

Para todos os democratas e patriotas.

Motivação para a luta
Temos o privilégio de viver este momento histórico, que as leis da vida impediram que outros justamente vivessem. Mas temos também a responsabilidade de estar à altura e de tudo fazer para que o Partido tenha condições para prosseguir a luta pela sociedade fraterna, justa e solidária, sem exploração do homem pelo homem. Luta na qual tantos deram o melhor das suas vidas e, alguns, a própria vida.

Entre as muitas exigências que este objectivo coloca, a sua independência financeira face ao capital adquire uma importância estratégica. Sem ela, não existe independência política e ideológica.

Daqui resulta a extraordinária importância desta campanha nacional de fundos. Conversar com milhares de militantes, amigos e simpatizantes do Partido, com democratas e patriotas, no sentido de contribuírem para este objectivo, nomeadamente assumindo um compromisso de contribuição mensal é uma tarefa imediata e prioritária de todo o Partido, suas organizações e militantes.

Chegar a Maio de 2021 com este objectivo realizado será uma grande demonstração da força e da confiança no futuro do grande colectivo partidário e uma prenda bem merecida a oferecer ao Partido, no seu Centenário. Com um extraordinário significado político e grande motivação para continuar a luta pelos nossos ideais. Luta que, pela transformação que provoca e pela confiança que induz, é o factor determinante de toda a transformação social e política.

A história da luta de classes e a luta do povo português assim o confirmam.




Mais artigos de: Opinião

Do Estado

Andam há décadas a brandir contra o Estado. A defender o corte nas gorduras do Estado. A dizer, escrever e teorizar sobre o «menos Estado e melhor Estado». A reclamar menos pagamentos para o Estado e menor «carga fiscal». Utilizaram todos os meios de comunicação, todos os artigos de jornal, todo o tempo de televisão,...

Nem um direito a menos!

«Vai para casa e depois logo se vê», «os seus serviços são dispensados», «mete férias, temos que ser uns para os outros», «isto está tudo assim, queres o quê?», «nas férias da Páscoa também tinhas solução para os putos», «temos que aproveitar agora, toda a gente precisa dos nossos serviços», «vais para casa, mas é para...

Dois discursos, uma vacina

Nas actuais circunstâncias há dois discursos que é indispensável denunciar. Um é o da «emergência generalizada» que - sendo o patronato português o que é - serve de pretexto para uma roda livre contra os direitos dos trabalhadores. E - sendo a reacção portuguesa o que é – inspira cavalarias mais altas na restrição de...

Direitos Humanos

O imperialismo norte-americano persiste em utilizar a famigerada questão dos direitos humanos como pretexto para a ingerência, desestabilização e operações de mudança de regime por todo o mundo, consoante as prerrogativas da agenda estratégica e o imperativo da manutenção da sua hegemonia. Desiderato inseparável dos...

Hipócritas

Nestes dias de pandemia em que o coronavírus testa a capacidade de resistência da humana condição, assiste-se à proliferação de vírus de diferente espécie que, não sendo novos, nem por isso são menos letais: os vírus da mentira, do oportunismo, da hipocrisia, do egoísmo. Face a um problema global com a gravidade que...