Através de uma carta-circular a todas as câmaras municipais e empresas locais ou concessionárias de serviços públicos, o STAL/CGTP-IN propôs, dia 17, nove«medidas extraordinárias para garantir a protecção e defesa da saúde dos trabalhadores que, apesar da pandemia de...
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana? Inicie sessão
APOIOS A CGTP-IN criticou«o desequilíbrio entre as medidas que estão a ser colocadas à disposição das entidades patronais e, por outro lado, as que estão à disposição dos trabalhadores».
EMERGÊNCIA«Estaríamos em melhores condições de responder», na presente situação, «não fossem as décadas de política de direita, de privatização, desorçamentação e desinvestimento», notou a FNSTFPS.
FIRMEZA «É preciso resistir a um processo de pilhagem sem precedentes, visando os salários e os direitos dos trabalhadores, incluindo o direito ao emprego», alertou dia 20 a Fiequimetal/CGTP-IN.
URGÊNCIA A par da generalização de medidas de protecção nas transportadoras de passageiros e mercadorias, a Fectrans exigiu a definição clara dos serviços que devem ser assegurados pelos Correios.
Ao exigir, no dia 19, o reforço dos serviços públicos e dos seus trabalhadores, a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública realçou que «na linha da frente responderam, desde o primeiro momento, trabalhadores que há mais de dez anos vêem os seus direitos mais básicos violentados e atacados», «sem aumentos, sem...
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) contesta a decisão da Câmara Municipal de Sintra de obrigar todos os trabalhadores não docentes a estarem nas escolas.
Esta é uma «decisão absurda», uma «imposição que não ajuda a combater a pandemia», considera o sindicato numa nota...
A CGTP-IN e várias das suas estruturas fizeram nestes dias um especial esforço de esclarecimento dos trabalhadores sobre os seus direitos e os deveres patronais, quer em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, quer quanto às medidas extraordinárias que têm entrado em vigor, como resposta à...
O CESP/CGTP-IN defendeu, dia 23, que «é urgente uma forte e imediata intervenção por parte das autoridades inspectivas» nos super e hipermercados e no sector social.
À comunicação social, o sindicato admitiu que os trabalhadores «têm consciência e sabem da importância do seu trabalho». Mas, sendo «agora intitulados de...
A Federação dos Sindicatos da Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo reclamou do Governo medidas de apoio directo aos trabalhadores das empresas que tenham suspensa a actividade e que não paguem os salários no final de Março.
Estas medidas, adiantou a Fesaht/CGTP-IN, na segunda-feira, dia 23, poderão passar pela...