Editorial

PCP REFORÇA-SE<br>NA ACÇÃO

A semana que passou ficou marcada por diversos acontecimentos que pelo seu significado político importa destacar. É o caso...
Opinião
Crónica Internacional

Estados Unidos

As divisões, clivagens e choques no seio da classe dominante dos Estados Unidos, que foram crescentemente expostos nas recentes...
Actual

Concertações

A questão da Taxa Social Única – com mais rigor, o bónus atribuído ao capital, a pretexto do aumento do...
Actual

Construtores da liberdade

«Uma comunicação social pluralista, democrática e responsável» é um dos elementos do regime de...
Actual

Direito a desligar

A notícia caiu como uma bomba. Fora descoberta a pólvora da defesa dos direitos dos trabalhadores. Em França, o governo...
PCP

Avante!

Realizou-se na semana passada uma venda especial do Avante! que incluiu a distribuição da Resolução Política do XX Congresso e um suplemento abordando a política patriótica e de esquerda. Tratou-se de uma iniciativa com importante significado político no quadro da campanha nacional de divulgação do Avante! inserida na acção geral de reforço do Partido.

A talhe de foice

Realidades

O funeral de Mário Soares foi preparado ao milímetro para ser um acto nada perfunctóreo, antes emergindo do...
Em Foco

Sobre comunicação social

Queria dirigir uma palavra aos profissionais de comunicação social que acompanham o nosso Congresso...
PCP

Força dada ao PCP, é força<br>de quem a dá

Mais emprego, melhores salários, para uma vida melhor, dá mais força ao PCP: estas frases, inscritas no pano de abertura foram, entre outras, as palavras de ordem ditas por mais de 500 militantes e amigos do Partido, vereadores e eleitos locais da CDU, Bernardino Soares e Jerónimo de Sousa, que participaram na acção de rua realizada no passado sábado em Sacavém.

Afirmar a alternativa

A resolução dos problemas nacionais impõe a concretização de uma política patriótica e de esquerda, reafirmou o PCP num encontro com o PS.

Combater a precariedade

Iniciou-se ontem a segunda fase da campanha do PCP «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade», na qual se...
Trabalhadores

Mínimo de 600 euros com luta

O Plenário Nacional de Sindicatos mais participado dos últimos anos, no dia 12, apelou «à mobilização geral para a dinamização da acção reivindicativa», para conseguir nas empresas o aumento geral dos salários e um salário mínimo de 600 euros.

Acção com resultados

A Mitsubishi, no Tramagal, e a Ar Líquido, em Sines, com aumentos salariais que chegam a 260 euros, sobressaem numa informação da Fiequimetal/CGTP-IN sobre resultados da acção reivindicativa em empresas da indústria no Sul e no Centro.

Pressa na TSU

«A pressa é má conselheira», comentou anteontem a CGTP-IN, acerca da forma como decorreu a discussão e a...
Assembleia da República

PCP contra redução da TSU

O PCP formalizou anteontem na AR o pedido de apreciação parlamentar ao decreto-lei que baixa a TSU, por discordar que o aumento do Salário Mínimo Nacional seja «moeda de troca» de bónus para as entidades patronais.

Garantir o direito à habitação

O PCP defende a actualização das necessidades habitacionais em cada concelho, tendo em conta os agregados originários e os actuais moradores de bairros referenciados no âmbito dos contratos assinados no quadro do Programa Especial de Realojamento (PER) criado há 23 anos.

Uma luta de todos

LUSA Há que «prosseguir e aprofundar a luta contra a diabetes», defende o PCP, entendendo que...
Nacional

Maioria absoluta <br>em Galveias

A CDU conquistou, no domingo, 15, a maioria absoluta nas eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sor.

A insistência na reescrita<br>da história

Os elogios fúnebres a Mário Soares por parte de banqueiros e patrões, membros de partidos de direita e políticos com responsabilidades na NATO, são reveladores do papel precursor do fundador do PS na contra-revolução e no combate às conquistas de Abril. O propósito de rescrita da história presente nestes dias justifica que se ponha mais alguns pontos nos is.

Solidariedade com Cuba

No sábado, 21, realiza-se em Almada, no Fórum Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes Graça, o I Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba.

Europa

Bascos defendem paz

Uma multidão exigiu no sábado, 14, em Bilbau, o direito de regresso dos presos e exilados bascos e acusou o Estado espanhol de prolongar um regime de excepção, inviabilizando a pacificação do país.

Frio destapa euro-miséria

A vaga de frio polar que desde o fim-de-semana passado atinge com violência a Europa Central, os Balcãs e o Mediterrâneo...

Da estratégia do escorpião

Perante o cenário de profunda crise na e da União Europeia, a direita e a social-democracia, ensaiam fugas em frente. O...
Internacional

«Ditadura suave» avança na Turquia

O partido do presidente turco conseguiu impor a semana passada no parlamento as alterações constitucionais que instauram um regime presidencial «musculado».

NATO corre para Leste

O primeiro contingente da Aliança Atlântica chegou esta semana à Polónia avolumando a retórica russo-fóbica que se estende já à Escandinávia.

Cuba e EUA acordam migrações

Os governos norte-americano e cubano chegaram a semana passada a um entendimento para pôr termo à dualidade de critério...

Dez mil mortos no Iémen

Pelo menos dez mil civis pereceram em menos de dois anos de guerra no Iémen. Cerca de 40 mil outros ficaram feridos no mesmo...
Temas

CETA – o comércio «livre»<br>ao serviço das multinacionais

O CETA, acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Canadá («EU – Canada Comprehensive Economic and Trade Agreement», na sigla inglesa) começou a ser negociado em 2009, sob o mais rigoroso secretismo. Ao contrário do TTIP, outro acordo actualmente em fase de negociação entre a Comissão Europeia e os Estados Unidos, que tem suscitado muita discussão e muita luta, o CETA não foi objecto de debate durante a fase de negociação.
Argumentos
TVisto

Tragédia, tragédias

O «Prós e Contras» da passada segunda-feira teve Almaraz como tema, isto é, a construção de um...
Memória
Aconteceu

Prémio Bernardo Sasseti

O músico Pedro Melo Alves, de 25 anos, venceu a 2.ª edição do Prémio de Composição Bernardo...

Fechou o Diário Digital

O Diário Digital, o primeiro jornal português exclusivamente online, encerrou no dia 6 de Janeiro, por falta de viabilidade...

Recorde do mundo

A portuguesa Inês Henriques estabeleceu no domingo, 15 de Janeiro, o recorde do mundo de 50 quilómetros (km) marcha, ao cumprir...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário Geral do PCP Sexta-feira, 20 de Janeiro 11h00 -...

A semana em resumo

Frases

“Somos contra esta medida [descida da TSU] porque significa um prejuízo para a...