Solidariedade com Cuba
No sábado, 21, realiza-se em Almada, no Fórum Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes Graça, o I Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba.
Reforço da solidariedade com Cuba e o seu povo
A iniciativa pretende ser um importante momento para o reforço da solidariedade com Cuba e o seu povo, um impulso para o desenvolvimento da organização e intervenção da Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) e um momento de convergência de todos aqueles – individualidades e organizações – que se mostram solidários com Cuba.
«Questões como a luta pelo fim do bloqueio económico contra Cuba, o fim das acções de ingerência e discriminação de Cuba e a devolução do território ocupado de Guantánamo pelo EUA, são, a par com o aprofundamento dos laços de amizade entre o povo português e o povo cubano e a divulgação das conquistas, realidade e cultura cubanas em Portugal, alguns dos objectivos de intervenção e trabalho que queremos reforçar com a realização deste encontro nacional», informa a associação.
O encontro terá uma primeira parte, com início às 10h30, dedicada às questões de organização do trabalho, quer no âmbito da estrutura da AAPC e dos seus núcleos, quer da relação de cooperação com outras estruturas unitárias que de forma permanente cooperam com a associação.
A segunda parte, prevista para as 14h30, centrará a atenção no aprofundamento e discussão sobre a realidade cubana, os principais desafios da sua revolução no plano interno e externo, bem com como o enquadramento internacional e regional da realidade cubana.
Para tal, a AAPC convidou vários oradores que se debruçarão sobre temas como: o enquadramento internacional; os actuais desafios da revolução cubana; as conquistas do povo cubano e da revolução socialista; a democracia e a participação popular em Cuba; as relações entre Portugal e Cuba; o bloqueio económico dos EUA contra Cuba; as relações entre a União Europeia e Cuba; Cuba e a evolução na América Latina; as eleições nos EUA e suas implicações nas relações com Cuba.