Avante!

Manuel Rodrigues (Membro da Comissão Política)

Realizou-se na semana passada uma venda especial do Avante! que incluiu a distribuição da Resolução Política do XX Congresso e um suplemento abordando a política patriótica e de esquerda. Tratou-se de uma iniciativa com importante significado político no quadro da campanha nacional de divulgação do Avante! inserida na acção geral de reforço do Partido.

É preciso responsabilizar mais quadros pela promoção, divulgação e venda do Avante!

Como órgão central do PCP, o Avante! intervém na luta ideológica, componente essencial da luta entre o capital e o trabalho. Neste campo o seu papel contribui para esclarecer a natureza do capitalismo, as suas contradições e limites históricos e afirmar o projecto do PCP da democracia avançada e do socialismo.

Por outro lado, é o único jornal que no quadro da imprensa portuguesa dá voz e expressão aos interesses, direitos, lutas e aspirações dos trabalhadores e do povo, dos democratas e patriotas, dos micro, pequenos e médios empresários e agricultores, dos intelectuais e quadros técnicos, dos reformados, das mulheres e dos jovens.

É nas páginas do Avante! que se dá expressão à luta dos trabalhadores e do povo pela defesa, reposição e conquista de direitos, pela ruptura com a política de direita, por uma alternativa patriótica e de esquerda, por uma democracia avançada vinculada aos valores de Abril, pelo socialismo e o comunismo.

O Avante! é porta-voz da verdade que as televisões não mostram, as rádios não falam e os outros jornais não escrevem. Há, pois, um imenso campo de potencialidades para promover a sua divulgação e venda.

Na sua reunião de 17 de Dezembro o Comité Central apontou linhas de acção para o desenvolvimento do reforço do Partido e colocou como segunda prioridade desta acção, nesta fase, o reforço da divulgação do Avante!: «a campanha de valorização e difusão do Avante! – refere-se no comunicado – aumentando a venda regular a mais leitores dentro do Partido e com uma audaciosa acção de contacto para fora, alargando o número de responsáveis pela distribuição, realizando vendas especiais, de que é exemplo a agendada para 12 de Janeiro, promovendo a leitura, contribuindo mais para o seu conteúdo com informação oportuna e sistematizada, exige o empenho das organizações e militantes».

Ir mais longe

Dando corpo a esta campanha, as organizações regionais têm vindo a desenvolver um diversificado conjunto de iniciativas e linhas de trabalho, que importa valorizar. Mas é preciso ir mais longe nesta acção e, integrando-a na intervenção geral do Partido, discutir nas organizações regionais a importância da venda e leitura do Avante!, do seu papel na ligação do Partido aos seus militantes, simpatizantes e outros democratas. É preciso valorizar o papel do Avante! na divulgação das posições, análises e orientações do PCP a nível nacional e internacional; na preparação para a intervenção na batalha das ideias; na divulgação da informação sobre a luta dos trabalhadores e dos povos.

No âmbito desta campanha prosseguiremos uma linha de enriquecimento do Avante! com elementos de valorização dos seus conteúdos e imagens, visando melhorar as condições para a sua promoção, divulgação e leitura bem como o reforço da sua presença e projecção na Internet.

Importa ainda realçar a importância do reforço da ligação e colaboração das organizações regionais com o Avante! contribuindo mais para o seu conteúdo com informação oportuna e sistematizada.

É preciso responsabilizar mais quadros pela promoção, divulgação e venda do Avante!; criar nas organizações regionais estruturas com esse objectivo; promover a abertura de novas ADE; organizar bancas e outras acções de rua; identificar pessoas a contactar para a compra semanal do Avante!, promover a sua venda regular nas empresas e locais de trabalho; dinamizar as vendas especiais.

Estamos a pouco mais de dois meses da finalização desta campanha cujo êxito político dependerá sempre da discussão que se fizer nas organizações, da tomada de medidas de responsabilização de quadros, de alargamento de contactos dentro e fora do Partido, da criação de redes de difusores, do envolvimento do colectivo partidário.

É certo que é exigente a tarefa que temos pela frente. Mas importa ter presente que duma maior valorização e divulgação do Avante! resultará mais reforço do Partido e, com o reforço do Partido, estarão criadas condições para melhor intervenção e mais reforço do Avante!

 



Mais artigos de: Opinião

Estados Unidos

As divisões, clivagens e choques no seio da classe dominante dos Estados Unidos, que foram crescentemente expostos nas recentes eleições realizadas na actual potência hegemónica do mundo capitalista, não dão sinais de se apaziguarem com a tomada de posse de Donald Trump...

Concertações

A questão da Taxa Social Única – com mais rigor, o bónus atribuído ao capital, a pretexto do aumento do salário mínimo nacional, e a possibilidade de vir a ser inviabilizado – inundou o comentário político e o espaço da comunicação...

Construtores da liberdade

«Uma comunicação social pluralista, democrática e responsável» é um dos elementos do regime de liberdade que o PCP propõe ao povo no seu Programa. Há avanços tecnológicos que podem dar a ideia de que pode haver comunicação...

Direito a desligar

A notícia caiu como uma bomba. Fora descoberta a pólvora da defesa dos direitos dos trabalhadores. Em França, o governo do Partido Socialista Francês, que será lembrado como o que afrontou os direitos dos trabalhadores e, particularmente dos mais jovens, aquele que suscitou a...

Realidades

O funeral de Mário Soares foi preparado ao milímetro para ser um acto nada perfunctóreo, antes emergindo do próprio Estado e promovido por ele. As televisões fizeram a sua parte e, nos dias que antecederam as cerimónias fúnebres, repetiram ad nauseamos trajectos...