Actual
Os intocáveis
Actual
«Pantufada» reaccionária
Actual
E não se pode taxá-lo?
A talhe de foice
Barrosadas II
PCP
Prova de vida
Há muitos anos que assistimos ao deprimente espectáculo mediático de promoção de forças, figuras e figurões, ao mesmo tempo que se observa e assiste à «democrática» discriminação nos grandes meios de comunicação dominados pelo grande capital, dos que, como o PCP, têm uma posição coerente na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e do povo.
Crónica Internacional
As eleições e a Rússia
Não pára a luta<br>por medidas urgentes
Numa acção conjunta de trabalhadores e utentes do Metro, da Carris, da CP, da Transtejo e da Soflusa, em Lisboa, na quinta-feira, 22 de Setembro, foram exigidas medidas concretas e urgentes, para lá de promessas e anúncios, como os que durante a «semana da mobilidade» se fizeram ouvir em cerimónias do Governo e da Câmara Municipal de Lisboa.
Projecto de futuro para os Açores
«Mais deputados da CDU nas eleições de 16 de Outubro é uma condição para retirar a maioria absoluta ao PS, para penalizar a sua governação na região, para fazer valer os interesses dos trabalhadores», afirmou Jerónimo de Sousa que sexta-feira e sábado, 23 e 24, esteve em Ponta Delgada e na Horta em acções de pré-campanha para as eleições legislativas regionais.
Campanha arranca em força
Jerónimo de Sousa jantou com candidatos e activistas da CDU na sexta-feira, 23, na cidade da Horta, no Faial, e insistiu em esclarecer que no sufrágio para a Assembleia Legislativa Regional os açorianos elegem deputados, não elegem um governo.
Reconhecer quem luta
PS discrimina açorianos
Eleições regionais
Entrevista com Jerónimo de Sousa
Afirmar a alternativa
A acção nacional de esclarecimento e mobilização do PCP, intitulada «Emprego, Direitos, Produção, Soberania – Alternativa Patriótica e de Esquerda», arrancou hoje em todo o País.
Mais mobilidade<br>com menos custos
Jerónimo de Sousa esteve anteontem, 27, na estação ferroviária de Alverca a apoiar os militantes do PCP que ali recolhiam assinaturas pelo alargamento do passe social intermodal.
Unidade e luta<br>em defesa da TAP
O estudo «Project Rise», encomendado pelo accionista privado da TAP, é mais uma tentativa de justificar a destruição da empresa, garante o PCP, que exige da administração e do Governo uma clarificação de posições.
Romper com os constrangimentos
O PCP promoveu no dia 21, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, uma sessão pública sobre o euro, a dívida, a banca e o desenvolvimento do País.
Em defesa do sector do táxi
Defender o sector leiteiro
Desafios e soluções<br>para a Escola Pública
Fusão é deterioração
O regresso do ritual
Lutas com destinatários
Na «semana nacional de esclarecimento, reivindicação e luta», que antecede as comemorações do 46.º aniversário da CGTP-IN, as iniciativas públicas estão dirigidas a empresas e associações patronais e têm motivos bem concretos.
Festa e protesto no turismo
À entrada para a «cimeira do turismo», representantes dos trabalhadores deste sector fizeram ouvir anteontem a denúncia de que os resultados «cinco estrelas» são obtidos com salários baixos e precariedade muito elevada.
Pingo Doce tem de falar
Para exigir que o Pingo Doce responda aos problemas denunciados e às reivindicações apresentadas, o CESP/CGTP-IN realizou anteontem uma concentração frente à loja daquela cadeia em Matosinhos.
PR nos EUA ao contrário
Condenação exige actos
Riberalves prefere coimas
Na indústria pelos salários
Selva na IKEA
Mobilizar nas mercadorias
<i>Call centers</i> precários
Preocupação em Viana
Contactos em Coimbra
Plenários no fluvial
Reformados dos lanifícios
STAL contra ADSE mutualista
Santarém
Acelerar a reposição<br>de salários e direitos
No debate quinzenal com o primeiro-ministro, que teve lugar no dia 22 na Assembleia da República, o PCP insistiu no aumento dos salários e pensões e na defesa da produção nacional.
Solução que tarda
O projecto do PCP visando o alargamento do passe social intermodal e do Andante a todos os transportes e carreiras das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto baixou à comissão, sem votação, na passada sexta-feira.
Reduzir e disciplinar
«Requalificação» derrotada
Porta aberta ao aumento<br>das propinas
Futuro incerto
<i>Drones</i> carecem de regulamentação
A paz constrói-se e defende-se
O Dia Internacional da Paz foi assinalado em Almada, no dia 21, numa sessão promovida pelo CPPC, o município e o movimento associativo, onde a cultura e a arte assumiram um lugar destacado.
Melhorar as condições de vida
A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos assinala o Dia Mundial do Idoso reivindicando o respeito pela dignidade daquela camada social e a reposição do poder de compra perdido nos últimos anos.
CPPC por desnuclearização
CPPME quer mudanças fiscais
CDU defende Alqueva <br>para abastecimento público
Precariedade ilegal
A justiça europeia conclui que o recurso a trabalhadores temporários para suprir necessidades permanentes é contrário ao direito comunitário.
Esquerda progride
As eleições regionais realizadas, dia 25, na Galiza e no País Basco saldaram-se por um avanço claro das formações de esquerda e um recuo do PSOE.
Emprego aumenta à custa de vínculos precários
Dieta polaca aprova interdição do aborto
Assim vai o estado da «União»...
Armas calam-se na Colômbia
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) e o governo colombiano assinaram o acordo de paz que visa pôr fim a 52 anos de confronto armado. O acordo será plebiscitado a 2 de Outubro, em referendo popular.
Temer mais isolado
Em dezenas de cidades de 20 estados brasileiros, milhares de pessoas participaram na jornada de luta de dia 22 contra as medidas antipopulares e o governo golpista do Brasil, cada vez mais contestado e isolado.
Síria defende solução política
A Carolina do Norte<br>- Dois pesos e duas medidas
Cameron e Sarkozy mentiram
Um relatório do parlamento da Grã-Bretanha sobre a intervenção da NATO na Líbia, em 2011, acusa o antigo primeiro-ministro David Cameron de ter cometido «erros». As conclusões dos parlamentares britânicos, embora tardias, comprovam, no essencial, que a agressão militar dos Estados Unidos e aliados podia ter sido evitada e não foi motivada por razões «humanitárias» mas por interesses políticos e económicos. No documento, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é também, e uma vez mais, posto em causa.
A pobreza em Portugal: causas e soluções
No dia 17 de Outubro assinala-se o dia internacional de combate à pobreza. Como sempre, mais uma vez se vai falar muito deste flagelo social. Com muito raras excepções, também mais uma vez se falará pouco das suas causas e muito menos das soluções para lhe por termo. É pois a altura de divulgar a opinião do PCP sobre a caracterização da pobreza, suas causas e soluções.