Editorial

A LUTA É INSUBSTITUÍVEL

Realizou-se no passado sábado em Lisboa a manifestação em defesa da Escola Pública no contexto da luta que os...
Opinião
Crónica Internacional

Bilderberg na crise

Da reunião anual de Bilderberg, este mês em Dresden, pouco rezam as crónicas. Contrariamente à célebre frase...
PCP

Divulgar o Avante! e a Festa

Realiza-se esta semana uma venda especial do Avante! que integra o Jornal dos Artistas da Festa e um Suplemento sobre a Festa do Avante!. Esta venda especial, que se insere na Campanha Nacional de Divulgação do Avante!, tem por objectivo uma grande promoção e divulgação da Festa e faz parte duma acção mais geral de reforço da organização e intervenção do Partido.

A talhe de foice

Burburinhos

A exigência de inquérito à CGD por parte do PSD de Passos Coelho diz mais do proponente que do proposto. Este homem (e...
Actual

Tempestade em copo de água

A tempestade provocada pela cobertura e posicionamento do jornal Público sobre a Marcha em defesa da escola pública e pela...
Actual

À patrão

A rádio trás-nos os ecos de uma investida da Autoridade para as Condições de Trabalho numa...
Actual

Mal menor e mal maior

Interroguem-se dados comparativos do Eurostat sobre “qualidade de vida” na UE...
Em Foco

Defender e reforçar<br>a Escola Pública

Pais, professores, alunos, funcionários e outros membros da comunidade educativa, bem como milhares e milhares de populares, marcharam, sábado, 18, em defesa e reforço da Escola Pública e das funções sociais do Estado, iniciativa na qual participou uma delegação do PCP liderada por Jerónimo de Sousa.

PCP

Ouvir, debater, esclarecer

Jerónimo de Sousa esteve no dia 16 em Coimbra a participar numa reunião com independentes que travam muitas batalhas em conjunto com os comunistas.

Independência financeira

O PCP entregou as contas referentes ao ano de 2015 no Tribunal Constitucional (TC), cumprindo o Sistema Nacional de Contabilidade (SNC), com a...

Recuperar de vez a STCP

O PCP garante que o novo modelo de gestão da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) proposto pelo Governo aos seus...

Visita a Peniche

Perto de 70 militantes e amigos do Partido da Organização Regional de Viseu realizaram uma visita ao Forte de Peniche, promovida...
Trabalhadores

Urgente mudança de paradigma

A CGTP-IN «considera inaceitáveis» e «contraditórias com as promessas de um novo modelo de crescimento e de desenvolvimento» declarações que exaltam a sobre-exploração. A acção reivindicativa nas empresas e locais de trabalho vai intensificar-se.

Transportes conduzidos à luta

Os trabalhadores do sector dos transportes não abdicam de justos aumentos nas remunerações, da reposição de direitos, do combate à precariedade e da salvaguarda dos postos de trabalho. Às lutas em curso juntam-se novas greves.

Mobilização histórica

Os trabalhadores da Randstad cumpriram dois dias de greve e protestaram à porta da empresa por um acréscimo salarial mínimo de 30 euros e contra a discriminação face aos colegas da EDP.

Avançar no comércio

O novo Contrato Colectivo de Trabalho para as empresas da grande distribuição, concluído dia 16, revê...

Novo Banco com velha prática

O despedimento colectivo de 56 trabalhadores do Novo Banco e outros 13 funcionários de empresas do grupo continua a ser contestada. A...

Sobrecarga nos CTT

A maioria dos carteiros (24 em 30) do Centro de Distribuição de Famalicão, distrito de Braga, aderiu dia 15 à...
Assembleia da República

O valor ímpar do banco público

Jerónimo de Sousa acusa o PSD de ter em curso uma campanha contra a Caixa Geral de Depósitos e garante que o PCP não poupará esforços para defender a Caixa enquanto banco público.

Campanha insidiosa

A campanha do PSD em curso em torno da Caixa Geral de Depósitos, na qual se integra o propósito de proceder a um...

Nem útil nem construtiva

O Parlamento rejeitou com os votos contra do PS, PCP, PEV e BE o projecto de resolução apresentado pelo PSD para a criação no âmbito da AR de uma comissão eventual para «estudar e promover» soluções para uma «reforma» do sistema público da Segurança Social.

Reposição de freguesias na AR

A deputada e vice-presidente da bancada parlamentar comunista, Paula Santos, anunciou que o tema do agendamento potestativo do PCP no...
Nacional

Palco da vida

A 33.ª edição do Festival de Almada, que decorre de 4 a 18 de Julho, vai contar com 29 espectáculos de teatro, música e dança. Este ano o homenageado é Ricardo País.

Utentes defendem SNS

As Comissões de Utentes da Saúde do Médio Tejo e dos Serviços Públicos de Santarém reivindicaram, no dia 15, à porta dos hospitais de Abrantes, Tomar, Torres Novas e Santarém mais médicos e enfermeiros e melhor Saúde no distrito.

Europa

Luta segue o seu caminho

A frente sindical que se opõe à reforma laboral em França organiza hoje uma nova manifestação em Paris, enfrentando as ameaças e «recomendações» das autoridades.

Alerta britânico

O referendo que hoje, quinta-feira, 23, se realiza no Reino Unido coloca na ordem do dia a crescente impopularidade da União Europeia em todos os estados-membros.

Agricultores visitam PE

Um grupo de agricultores dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Douro e Setúbal visitou as...

O direito soberano de decidir

O povo britânico é hoje chamado a participar num referendo sobre o vínculo do Reino Unido à União Europeia....
Internacional

Venezuelanos a favor do diálogo

Maioria dos venezuelanos apoia a realização de negociações entre governo e oposição para resolver os problemas económicos do país, revela sondagem divulgada este domingo, 19.

Pela paz e solidariedade

A 1.ª Reunião Preparatória Internacional do 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, realizada em Caracas, de 3 a 8 de Junho, manifestou a solidariedade de jovens de todo o mundo para com o povo e a juventude venezuelanos.

Alemanha discrimina crianças

Os menores refugiados na Alemanha são vítimas de tratamento discriminatório associado ao país de origem, acusa o...
Temas

«Não podiam trabalhar com fome»

«A greve andava-se a formar, tinha-se falado e a gente falava a este e àquele. (…) Nessa altura já era muito vigiado na mina. (…) Eu já sabia, cheguei à mina e andavam alguns cá fora e eu perguntei: O que é que se passa? E responderam – É greve, é fome. E eu disse: – Então se é fome, eu também tenho fome, até nem almocei, e sentei-me a conversar.»

Argumentos
TVisto

A inundação

A situação tem sido difícil mesmo para milhares de telespectadores que gostam de ver futebol na televisão, que...
Memória
Festa do Avante!

Um grande encontro desportivo

Ao longo dos últimos 40 anos, a Festa do Avante! tem-se afirmado como uma grande iniciativa política, cultural e de massas. Este ano não será diferente.

 

Bem-vindos à nova Festa

A edição deste ano da Festa do Avante!, a 40.ª, integrará pela primeira vez o novo terreno da Quinta do Cabo,...

Uma Festa para todos

As tradições, sabores, anseios e lutas das diferentes regiões do País estarão...

Os artistas

Aldina Duarte Uma das grandes vozes do fado, com singular capacidade interpretativa, e também...
Aconteceu

Desempregados sem subsídio

Cerca de 377 mil desempregados ficaram privados de subsídio da Segurança Social no mês de Maio, segundo dados oficiais...

Arte urbana anima Loures

Uma centena de artistas de todo o mundo participa no festival de arte urbana que decorre até ao próximo domingo no concelho de...

Lisboa distingue Mário Zambujal

O escritor e jornalista Mário Zambujal foi distinguido, dia 14, com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de...

TEP homenageia actores

O Teatro Experimental do Porto (TEP) aproveitou a comemoração do seu 63.º aniversário para homenagear um conjunto de...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“Uma derrota nas autárquicas pode levar a convulsões internas no PSD.”...