Divulgar o Avante! e a Festa
Realiza-se esta semana uma venda especial do Avante! que integra o Jornal dos Artistas da Festa e um Suplemento sobre a Festa do Avante!. Esta venda especial, que se insere na Campanha Nacional de Divulgação do Avante!, tem por objectivo uma grande promoção e divulgação da Festa e faz parte duma acção mais geral de reforço da organização e intervenção do Partido.
Garantir o êxito da Festa do Avante!
A Festa do Avante!, este ano na sua 40.ª edição, que integrará pela primeira vez o novo terreno da Quinta do Cabo, adquirido através de uma Campanha Nacional de Fundos com a participação de milhares de comunistas e amigos, vai ser uma Festa maior e melhor. Vai ser com mais força ainda «a maior, a mais extraordinária, a mais entusiástica, a mais fraternal e humana, jamais realizada em Portugal» (do Discurso de Álvaro Cunhal na 1.ª Festa do Avante! em 1976, na FIL).
Preparar e realizar a Festa do Avante! de 2016 significa também fazer a Festa dos 95 anos do PCP, dos 85 anos do jornal que lhe deu o nome, o Avante!, da preparação e realização do XX Congresso do Partido Comunista Português, da defesa, reposição e conquista de direitos que a luta dos trabalhadores e do povo e a iniciativa e intervenção do PCP tornaram possível, no novo momento político que vivemos. Nova fase que tornou mais evidente que com a intensificação da luta de massas, com o reforço do PCP e a unidade e convergência de democratas e patriotas é possível, necessária e urgente a ruptura com a política de direita e a concretização de uma alternativa política patriótica e de esquerda com progresso, justiça social e desenvolvimento soberano. É possível um Portugal com futuro.
A preparação da Festa deve, pois, constituir uma prioridade no trabalho das organizações e sectores do Partido tendo em conta as acrescidas exigências que decorrem da nova concepção que a envolve, com o seu alargamento ao terreno da Quinta do Cabo. Com o início das jornadas de trabalho a 4 de Junho e a saída, hoje, do Jornal dos Artistas, que divulga aspectos centrais do programa, entramos numa fase decisiva da sua preparação, que requer uma cuidadosa planificação.
Tarefas imediatas
A realização da 40.ª edição da Festa e o esforço para a sua valorização que o alargamento à Quinta do Cabo propicia abre novas potencialidades que importa aproveitar. Mas implica também um esforço acrescido a que é necessário dar resposta nos diversos planos, nomeadamente na construção e decoração e que impõe a necessidade de alargar a mais camaradas e amigos a participação nas jornadas de trabalho, na definição dos conteúdos e projectos, na mobilização para os serviços e nas medidas de funcionamento que se tornem necessárias.
No entanto, neste conjunto de tarefas, a promoção e divulgação da Festa e a venda antecipada da EP constituem, neste momento, a grande prioridade. Importa, por isso, aproveitar agora o Jornal dos Artistas na sua divulgação e explorar todas as possibilidades de contacto e mobilização que a sua distribuição nas diversas iniciativas pode permitir; alargar a rede de contactos e de vendas; garantir uma ampla distribuição da EP; Importa ainda, sempre que útil e possível, organizar transportes e assegurar uma grande mobilização para a Festa, procurando chegar a novas camadas e sectores com particular atenção à juventude.
A Festa do Avante! é a prioridade do trabalho do Partido neste período. A Festa do Avante! é uma importante expressão material do modo como se organizam os comunistas portugueses, do seu ideal e projecto, dos objectivos por que lutam, do seu papel indispensável e insubstituível, com a luta dos trabalhadores e do povo, para defender, repor e conquistar direitos e para concretizar uma política patriótica e de esquerda, componente indissociável da sua luta pela democracia avançada vinculada aos valores de Abril, pelo socialismo e o comunismo.
Mas é também a Festa da luta e do trabalho, da liberdade e da democracia, da cultura, da juventude, do desporto e da música; a Festa do convívio, da amizade, da camaradagem e da alegria; a grande festa de Abril, das suas conquistas e valores, do debate, da intervenção política e da solidariedade internacionalista; a Festa do futuro.