Reposição de freguesias na AR

A deputada e vice-presidente da bancada parlamentar comunista, Paula Santos, anunciou que o tema do agendamento potestativo do PCP no próximo dia 30 será a reposição de freguesias. Já entregue na Assembleia da República foi o projecto-lei do Partido sobre esta questão, no qual se propõe a reposição das freguesias onde os órgãos autárquicos se tenham manifestado contra a sua extinção.

Anteontem, em declarações à comunicação social, Paula Santos destacou que a reposição de freguesias é uma matéria da competência da Assembleia da República, pelo que não existe qualquer razão para que este debate não seja iniciado desde já. Além disso, sublinhou, trata-se de «honrar o compromisso que o PCP assumiu perante as populações». A deputada do PCP sublinhou ainda a importância, para as populações como para os órgãos autárquicos, de repor as freguesias extintas: só assim se garante «maior proximidade e maior capacidade de resolução de problemas», bem como a identidade e coesão social e territorial das localidades.




Mais artigos de: Assembleia da República

O valor ímpar do banco público

Jerónimo de Sousa acusa o PSD de ter em curso uma campanha contra a Caixa Geral de Depósitos e garante que o PCP não poupará esforços para defender a Caixa enquanto banco público.

Campanha insidiosa

A campanha do PSD em curso em torno da Caixa Geral de Depósitos, na qual se integra o propósito de proceder a um inquérito parlamentar, visa desestabilizar o banco público, favorecendo os seus concorrentes privados e abrindo caminho para a sua privatização total e parcial. A...

Nem útil nem construtiva

O Parlamento rejeitou com os votos contra do PS, PCP, PEV e BE o projecto de resolução apresentado pelo PSD para a criação no âmbito da AR de uma comissão eventual para «estudar e promover» soluções para uma «reforma» do sistema público da Segurança Social.