Editorial

DERROTADO PELA LUTA

O Comité Central do PCP, reunido a 8 de Novembro 2015, analisou os desenvolvimentos do quadro político resultante das...
Opinião
A talhe de foice

Acudam!

A semana mais longa do ano, que ditou o fim do Governo mais curto da história recente do País, foi frenética. Nunca...
Actual

A luta continua!

A concentração de anteontem em frente à Assembleia da República foi um momento pleno de significado,...
Actual

O bando dos 100

A Associação de Empresas Familiares lançou um manifesto contra a possibilidade de existir um governo que não seja...
Actual

Ajuste de contas

Tropecei no programa da TVI 24, «Ajuste de Contas», onde um jornalista nos leva a conhecer alguns cantos da Bosch-Braga: 5...
PCP

Isto anda tudo ligado

A frase que dá tí­tulo a este ar­tigo, que já foi usada como tí­tulo de um livro de po­emas de Edu­ardo Guerra Car­neiro e de uma das mais bo­nitas can­ções de Sérgio Go­dinho, tem a sua origem na sa­be­doria po­pular e é muitas vezes uti­li­zada pelo nosso povo, não para lhe dar foros de ex­pressão eru­dita como os dois au­tores re­fe­ridos, mas para, por exemplo, ca­rac­te­rizar a ar­ti­cu­lação entre in­di­ví­duos em pro­cessos que levam às ma­ni­gân­cias na gestão do erário pú­blico e a cres­cente pro­mis­cui­dade entre o poder po­lí­tico e o poder eco­nó­mico, com de­ci­sões que en­volvem in­te­resses pouco claros. Faz, pois, todo o sen­tido, tendo em conta o as­sunto em aná­lise.

Crónica Internacional

Que viva Outubro!

Passam 98 Anos sobre a Revolução Socialista de Outubro, o maior acontecimento revolucionário do Século XX. A...
Em Foco

Na rua troa <br> o motor da ruptura

Mi­lhares de pes­soas res­pon­deram an­te­ontem à con­vo­ca­tória da CGTP-IN e acom­pa­nharam junto à As­sem­bleia da Re­pu­blica (AR) o der­rube do Go­verno PSD/​CDS, dei­xando a ga­rantia de que não ab­dicam de uma po­lí­tica al­ter­na­tiva que rompa com a po­lí­tica de di­reita.

Confirmar com a luta<br>a mudança de política

Às 17h16 da pas­sada terça-feira, com a apro­vação de uma das mo­ções de re­jeição que deram en­trada na mesa da As­sem­bleia da Re­pú­blica, con­firmou-se a der­rota do Go­verno PSD/​CDS. O facto foi efu­si­va­mente ce­le­brado pelos muitos mi­lhares que, con­vo­cados pela CGTP-IN, se con­cen­traram em São Bento, exi­gindo – como tantas vezes fi­zeram nos úl­timos quatro anos em múl­ti­plas e po­de­rosas ac­ções de luta – o fim da go­ver­nação de Passos Co­elho e Paulo Portas e a adopção de uma po­lí­tica que sal­va­guarde di­reitos e ren­di­mentos e trave o rumo de de­clínio na­ci­onal. A luta dos tra­ba­lha­dores e do povo é es­sen­cial para levar a mu­dança tão longe quanto pos­sível, ga­rante o PCP.

A possibilidade agora aberta<br>não deve ser desperdiçada

O Co­mité Cen­tral do PCP, reu­nido a 8 de No­vembro 2015, ana­lisou os de­sen­vol­vi­mentos do quadro po­lí­tico re­sul­tante das elei­ções de 4 de Ou­tubro e a si­tu­ação eco­nó­mica e so­cial com que os tra­ba­lha­dores e o povo estão con­fron­tados; iden­ti­ficou o de­sen­vol­vi­mento da luta de massas como ele­mento cen­tral para ga­rantir a ele­vação das con­di­ções de vida e su­bli­nhou a im­por­tância es­tra­té­gica da con­cre­ti­zação das li­nhas de re­forço do Par­tido, da sua li­gação às massas e das ta­refas po­lí­ticas ime­di­atas, no­me­a­da­mente as elei­ções pre­si­den­ciais.

Renovada confiança no futuro

O Go­verno da co­li­gação PSD/​CDS-PP caiu. Essa foi a von­tade ex­pressa pela mai­oria par­la­mentar de de­pu­tados que votou fa­vo­ra­vel­mente, an­te­ontem, 10, na AR, uma moção de re­jeição ao pro­grama do Go­verno.

Presidenciais

José Ernesto Cartaxo mandatário

José Er­nesto Car­taxo é o man­da­tário na­ci­onal da can­di­da­tura de Edgar Silva à Pre­si­dência da Re­pú­blica. No seu tra­jecto de vida des­taca-se a pro­funda li­gação às or­ga­ni­za­ções e à luta dos tra­ba­lha­dores.

Defender os trabalhadores

No dia 6, o can­di­dato co­mu­nista à Pre­si­dência da Re­pú­blica levou a cabo uma in­tensa jor­nada de con­tactos com tra­ba­lha­dores e po­pu­la­ções no dis­trito de Aveiro, co­nhe­cendo a sua re­a­li­dade e apre­sen­tando pro­postas.

Provedor do Povo

No sábado, 7, o candidato comunista à Presidência da República, Edgar Silva, participou em diversas iniciativas...

Defender as PME

Edgar Silva reuniu-se, dia 5, com uma delegação da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias...
PCP

Tempo de mudança

Os ideais do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês não estão em causa e os tempos de mu­dança que se vivem exigem muita con­vicção po­lí­tica, afirmou o Se­cre­tário-geral do Par­tido. Je­ró­nimo de Sousa es­teve no sá­bado, 7, em duas ini­ci­a­tivas no dis­trito de Beja, par­ti­ci­pando num al­moço na Vi­di­gueira e na sessão de re­a­ber­tura do Centro de Tra­balho do PCP em Be­ringel.

Outubro vive

Entre as múltiplas iniciativas que o PCP está a realizar de comemoração dos 98 anos da Revolução de...

Do slogan à prática

Isenção, isenção, isenção: foi este o lema sob o qual o canal informativo se transformou na noite...

Acção em todo o País

As Organizações do Partido vão realizar, amanhã, sexta-feira, uma ampla acção de esclarecimento...
Trabalhadores

Novo quadro para lutar

Ao re­jei­tarem o Go­verno PSD/​CDS, os sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica re­a­firmam as suas rei­vin­di­ca­ções e as­si­nalam que há con­di­ções po­lí­ticas mais fa­vo­rá­veis para as al­cançar com a luta dos tra­ba­lha­dores.

O crime das locomotivas

As co­mis­sões de tra­ba­lha­dores da CP e da CP Carga, num co­mu­ni­cado con­junto, vi­eram chamar a atenção para as in­for­ma­ções mais re­centes sobre o «si­nistro ne­gócio» da pri­va­ti­zação da trans­por­ta­dora fer­ro­viária de mer­ca­do­rias.

SPdH investigada

«Os trabalhadores têm o direito de saber onde está o seu dinheiro», afirma o Sitava, da Fectrans/CGTP-IN, num...

CGTP-IN na Procuradoria

No dia 4, quarta-feira, uma delegação da CGTP-IN teve uma audiência com a Procuradora-Geral da República, para...

Soflusa vende navio

«De seguida haverá redução de carreiras», questiona a Fectrans/CGTP-IN, na sexta-feira, dia 6, ao revelar...

Publicados primeiros ACEP

A publicação dos primeiros acordos ACEP firmados pelo STAL com autarquias do Continente foi considerada pelo sindicato como...

Lucros da Galp

«São os trabalhadores quem produz a riqueza e devem ser compensados por isso», exigiu a...
Assembleia da República

Reverter modelo desastroso

Proceder ao cancelamento e reversão do processo de fusão entre a REFER e a Estradas de Portugal,...

Estratégia de mobilidade

Para o PCP, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e a Metro do Porto «não podem estar vinculadas ao principio...
Nacional

36 anos de luta!

A JCP com­pletou 36 anos no dia 10 de No­vembro. No sá­bado, às 19 horas, A Voz do Ope­rário, em Lisboa, acolhe uma festa-ma­gusto, um mo­mento de con­vívio e de ce­le­bração, mas também de luta pelos di­reitos da ju­ven­tude, pela paz e por uma vida digna.

Demonstração de força

Os es­tu­dantes do En­sino Bá­sico e Se­cun­dário de todo o País saíram à rua, na quinta-feira, em de­fesa da Es­cola Pú­blica, gra­tuita e de qua­li­dade pre­vista na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa.

Alívio da carga fiscal

A Câ­mara da Moita aprovou as Grandes Op­ções do Plano e Or­ça­mento para 2016, assim como uma pro­posta que prevê a re­dução do Im­posto Mu­ni­cipal sobre Imó­veis (IMI).

Hora de luta no dia 19

Várias associações de estudantes do Ensino Superior do Porto vão realizar no próximo dia 19, durante uma...
Europa

Governo cai na Roménia

O incêndio ocorrido numa discoteca de Bucareste, que fez 38 mortos e cerca de 200 feridos, foi a causa próxima de uma vaga de...

Pelo ensino gratuito

Mais de dez mil es­tu­dantes des­fi­laram, dia 4, pelo centro de Lon­dres contra a eli­mi­nação dos apoios so­ciais, o au­mento das taxas e o agra­va­mento dos cortes nas uni­ver­si­dades.

Previsões de Outono

Vale a pena olhar para as previsões económicas de Outono da Comissão Europeia, anunciadas...
Internacional

PCP advoga acção <br>comum ou convergente

O 17.º En­contro In­ter­na­ci­onal de Par­tidos Co­mu­nistas e Ope­rá­rios (EIPCO) re­a­lizou-se de 30 de Ou­tubro a 1 de No­vembro, em Is­tambul, na Tur­quia, aco­lhido pelo Par­tido Co­mu­nista turco.

Temas

Longo caminho para a soberania,<br>a paz e o desenvolvimento

«Em nome do povo an­go­lano, o Co­mité Cen­tral do Mo­vi­mento Po­pular de Li­ber­tação de An­gola (MPLA) pro­clama so­le­ne­mente pe­rante África e o mundo a in­de­pen­dência de An­gola.» Co­meçou com estas pa­la­vras, pro­fe­ridas por Agos­tinho Neto na noite de 11 de No­vembro de 1975, o anúncio do nas­ci­mento de um novo país, a Re­pú­blica Po­pular de An­gola, tor­nado pos­sível pela luta tenaz do seu povo e pela so­li­da­ri­e­dade que ela des­pertou nos quatro cantos do mundo.
A «gran­diosa ta­refa de re­cons­trução na­ci­onal», anun­ciada então pelo líder do MPLA e pri­meiro pre­si­dente do país, re­velou-se par­ti­cu­lar­mente di­fícil e aci­den­tada, com o povo an­go­lano a en­frentar uma brutal agressão mi­litar, su­ces­sivas in­ge­rên­cias ex­ternas do im­pe­ri­a­lismo que le­varam a uma pro­lon­gada guerra civil, di­versas con­jun­turas in­ter­na­ci­o­nais e graves pro­blemas eco­nó­micos e so­ciais, muitos dos quais ainda per­sistem. O ca­minho a se­guir traçou-o Agos­tinho Neto no final da pro­cla­mação, na­quele que é um dos prin­ci­pais lemas do MPLA: «A luta con­tinua! A vi­tória é certa!»

Argumentos
TVisto

Angola, quarenta anos

O quadragésimo aniversário da independência da República Popular de Angola foi assinalado com maior ou menor...
Memória
Aconteceu

Água em Ourém sobe 58%

A população do concelho de Ourém vai ter um agravamento médio da factura da água de 58 por cento,...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP     Luta e...

A semana em resumo

Frases

“Nenhuma função pública pode ser abandonada sem que a pessoa seja...