Defender a agricultura familiar

Image 19311

O can­di­dato co­mu­nista es­teve nos dis­tritos de Coimbra e Viseu, no dia 4, para apro­fundar o co­nhe­ci­mento da agri­cul­tura fa­mi­liar no con­tacto com os seus re­pre­sen­tantes, abordar os seus pro­blemas, apre­sen­tando a visão da can­di­da­tura. 
Em de­cla­ra­ções à co­mu­ni­cação so­cial no final da reu­nião com a Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA), Edgar Silva des­tacou «a con­ver­gência de opi­niões quanto à im­por­tância da pe­quena e média agri­cul­tura para de­fender a so­be­rania ali­mentar na­ci­onal, ga­rantir a ali­men­tação com qua­li­dade do nosso povo e as­se­gurar a de­fesa de um mundo rural vivo e di­nâ­mico».
Re­cor­dando as pre­o­cu­pa­ções que lhe foram trans­mi­tidas pela CNA, o can­di­dato su­bli­nhou que Cons­ti­tuição da Re­pú­blica (CR) con­sagra, no seu ar­tigo 97.º, o apoio pre­fe­ren­cial do Es­tado aos pe­quenos e mé­dios agri­cul­tores, mas que a re­a­li­dade se opõe ao que de­corre do texto cons­ti­tu­ci­onal, com 80 por cento dos apoios con­cen­trados em cinco por cento dos grandes pro­du­tores. Edgar Silva qua­li­ficou esta si­tu­ação como «gros­seira vi­o­lação da CR» por parte dos ór­gãos de so­be­rania e de­fendeu um Pre­si­dente da Re­pú­blica que se afirme como «pri­meiro pro­vedor do povo», na de­fesa do in­te­resse na­ci­onal.

Em Moi­menta da Beira

Já no dis­trito de Viseu, Edgar Silva vi­sitou a Co­o­pe­ra­tiva Agrí­cola do Tá­vora (Moi­menta da Beira) e reuniu-se com a di­recção da ins­ti­tuição. O pre­si­dente da di­recção su­bli­nhou o apoio que PCP e CDU têm dado às justas rei­vin­di­ca­ções da co­o­pe­ra­tiva, fez um re­trato da sua ac­ti­vi­dade e des­tacou al­guns dos pro­blemas que en­frenta como con­sequência das po­lí­ticas de su­ces­sivos go­vernos. Na sua in­ter­venção, Edgar Silva abordou a im­por­tância da so­be­rania ali­mentar e eco­nó­mica, e afirmou o com­pro­misso de co­locar ao ser­viço do País os seus re­cursos, ri­quezas e po­ten­ci­a­li­dades.

No Ca­ra­mulo

Ao fim da tarde, o can­di­dato co­mu­nista reuniu-se com pro­du­tores apí­colas e flo­res­tais e com re­pre­sen­tantes dos con­se­lhos di­rec­tivos de bal­dios, na Casa do Mel, na Vila do Ca­ra­mulo (Ton­dela). Na pre­sença de de­zenas de pes­soas, José Tei­xeira, pre­si­dente da Bal­flora – Se­cre­ta­riado dos Bal­dios do Dis­trito de Viseu, e José dos Pra­zeres, da As­so­ci­ação dos Api­cul­tores da Serra do Ca­ra­mulo, apre­sen­taram um re­trato dos seus sec­tores. Edgar Silva, por seu lado, fez um ba­lanço de um dia de­di­cado aos pro­blemas da agri­cul­tura fa­mi­liar, e, como exemplo, abordou a si­tu­ação dra­má­tica dos pro­du­tores de leite – 70 mil há 20 anos e hoje seis mil, me­tade dos quais na Re­gião Au­tó­noma dos Açores.
Como con­tra­ponto, afirmou que «o País tem todas as ca­pa­ci­dades, re­cursos e com­pe­tên­cias para as­se­gurar a so­be­rania ali­mentar e o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico», para fazer frente aos «in­te­resses de classe do ca­pital e do sector fi­nan­ceiro», e con­cluiu com um apelo ao em­penho de todos na ba­talha elei­toral e uma pa­lavra de es­pe­rança: «Não es­tamos con­de­nados!».




Mais artigos de: Presidenciais

José Ernesto Cartaxo mandatário

José Er­nesto Car­taxo é o man­da­tário na­ci­onal da can­di­da­tura de Edgar Silva à Pre­si­dência da Re­pú­blica. No seu tra­jecto de vida des­taca-se a pro­funda li­gação às or­ga­ni­za­ções e à luta dos tra­ba­lha­dores.

Defender os trabalhadores

No dia 6, o can­di­dato co­mu­nista à Pre­si­dência da Re­pú­blica levou a cabo uma in­tensa jor­nada de con­tactos com tra­ba­lha­dores e po­pu­la­ções no dis­trito de Aveiro, co­nhe­cendo a sua re­a­li­dade e apre­sen­tando pro­postas.

Aposta nos transportes públicos

O candidato comunista à Presidência da República promoveu, dia 9, um encontro com organizações representativas dos trabalhadores (ORT) do Metropolitano e da Carris. Acompanhado pelos trabalhadores, apanhou o Metro na Estação de Arroios e...

Provedor do Povo

No sábado, 7, o candidato comunista à Presidência da República, Edgar Silva, participou em diversas iniciativas no distrito de Lisboa. De manhã, Edgar Silva percorreu, acompanhado por dezenas de activistas, a Rua Morais Soares entre a Praça do Chile e a Praça Paiva...

Defender as PME

Edgar Silva reuniu-se, dia 5, com uma delegação da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas. No encontro, a delegação expôs as suas propostas para a economia nacional e abordou questões relativas à realidade das micro, pequenas e...

«Afirmar Abril, <br>cumprir a Constituição»

No âmbito das Eleições Presidenciais, chegará a todos os portugueses, no dia 17, a mensagem «Afirmar Abril, cumprir a Constituição», através de cartazes (8x3 e mupi) e de um folheto. No dia 6 de Outubro, o Comité...