Editorial

DERROTADO PELA LUTA

O Comité Central do PCP, reunido a 8 de Novembro 2015, analisou os desenvolvimentos do quadro político resultante das...
Opinião
A talhe de foice

Acudam!

A semana mais longa do ano, que ditou o fim do Governo mais curto da história recente do País, foi frenética. Nunca...
Actual

A luta continua!

A concentração de anteontem em frente à Assembleia da República foi um momento pleno de significado,...
Actual

O bando dos 100

A Associação de Empresas Familiares lançou um manifesto contra a possibilidade de existir um governo que não seja...
Actual

Ajuste de contas

Tropecei no programa da TVI 24, «Ajuste de Contas», onde um jornalista nos leva a conhecer alguns cantos da Bosch-Braga: 5...
PCP

Isto anda tudo ligado

A frase que dá título a este artigo, que já foi usada como título de um livro de poemas de Eduardo Guerra Carneiro e de uma das mais bonitas canções de Sérgio Godinho, tem a sua origem na sabedoria popular e é muitas vezes utilizada pelo nosso povo, não para lhe dar foros de expressão erudita como os dois autores referidos, mas para, por exemplo, caracterizar a articulação entre indivíduos em processos que levam às manigâncias na gestão do erário público e a crescente promiscuidade entre o poder político e o poder económico, com decisões que envolvem interesses pouco claros. Faz, pois, todo o sentido, tendo em conta o assunto em análise.

Crónica Internacional

Que viva Outubro!

Passam 98 Anos sobre a Revolução Socialista de Outubro, o maior acontecimento revolucionário do Século XX. A...
Em Foco

Na rua troa <br> o motor da ruptura

Milhares de pessoas responderam anteontem à convocatória da CGTP-IN e acompanharam junto à Assembleia da Republica (AR) o derrube do Governo PSD/CDS, deixando a garantia de que não abdicam de uma política alternativa que rompa com a política de direita.

Confirmar com a luta<br>a mudança de política

Às 17h16 da passada terça-feira, com a aprovação de uma das moções de rejeição que deram entrada na mesa da Assembleia da República, confirmou-se a derrota do Governo PSD/CDS. O facto foi efusivamente celebrado pelos muitos milhares que, convocados pela CGTP-IN, se concentraram em São Bento, exigindo – como tantas vezes fizeram nos últimos quatro anos em múltiplas e poderosas acções de luta – o fim da governação de Passos Coelho e Paulo Portas e a adopção de uma política que salvaguarde direitos e rendimentos e trave o rumo de declínio nacional. A luta dos trabalhadores e do povo é essencial para levar a mudança tão longe quanto possível, garante o PCP.

A possibilidade agora aberta<br>não deve ser desperdiçada

O Comité Central do PCP, reunido a 8 de Novembro 2015, analisou os desenvolvimentos do quadro político resultante das eleições de 4 de Outubro e a situação económica e social com que os trabalhadores e o povo estão confrontados; identificou o desenvolvimento da luta de massas como elemento central para garantir a elevação das condições de vida e sublinhou a importância estratégica da concretização das linhas de reforço do Partido, da sua ligação às massas e das tarefas políticas imediatas, nomeadamente as eleições presidenciais.

Renovada confiança no futuro

O Governo da coligação PSD/CDS-PP caiu. Essa foi a vontade expressa pela maioria parlamentar de deputados que votou favoravelmente, anteontem, 10, na AR, uma moção de rejeição ao programa do Governo.

Presidenciais

José Ernesto Cartaxo mandatário

José Ernesto Cartaxo é o mandatário nacional da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República. No seu trajecto de vida destaca-se a profunda ligação às organizações e à luta dos trabalhadores.

Defender os trabalhadores

No dia 6, o candidato comunista à Presidência da República levou a cabo uma intensa jornada de contactos com trabalhadores e populações no distrito de Aveiro, conhecendo a sua realidade e apresentando propostas.

Provedor do Povo

No sábado, 7, o candidato comunista à Presidência da República, Edgar Silva, participou em diversas iniciativas...

Defender as PME

Edgar Silva reuniu-se, dia 5, com uma delegação da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias...
PCP

Tempo de mudança

Os ideais do Partido Comunista Português não estão em causa e os tempos de mudança que se vivem exigem muita convicção política, afirmou o Secretário-geral do Partido. Jerónimo de Sousa esteve no sábado, 7, em duas iniciativas no distrito de Beja, participando num almoço na Vidigueira e na sessão de reabertura do Centro de Trabalho do PCP em Beringel.

Outubro vive

Entre as múltiplas iniciativas que o PCP está a realizar de comemoração dos 98 anos da Revolução de...

Do slogan à prática

Isenção, isenção, isenção: foi este o lema sob o qual o canal informativo se transformou na noite...

Acção em todo o País

As Organizações do Partido vão realizar, amanhã, sexta-feira, uma ampla acção de esclarecimento...
Trabalhadores

Novo quadro para lutar

Ao rejeitarem o Governo PSD/CDS, os sindicatos da Administração Pública reafirmam as suas reivindicações e assinalam que há condições políticas mais favoráveis para as alcançar com a luta dos trabalhadores.

O crime das locomotivas

As comissões de trabalhadores da CP e da CP Carga, num comunicado conjunto, vieram chamar a atenção para as informações mais recentes sobre o «sinistro negócio» da privatização da transportadora ferroviária de mercadorias.

SPdH investigada

«Os trabalhadores têm o direito de saber onde está o seu dinheiro», afirma o Sitava, da Fectrans/CGTP-IN, num...

CGTP-IN na Procuradoria

No dia 4, quarta-feira, uma delegação da CGTP-IN teve uma audiência com a Procuradora-Geral da República, para...

Soflusa vende navio

«De seguida haverá redução de carreiras», questiona a Fectrans/CGTP-IN, na sexta-feira, dia 6, ao revelar...

Publicados primeiros ACEP

A publicação dos primeiros acordos ACEP firmados pelo STAL com autarquias do Continente foi considerada pelo sindicato como...

Lucros da Galp

«São os trabalhadores quem produz a riqueza e devem ser compensados por isso», exigiu a...
Assembleia da República

Reverter modelo desastroso

Proceder ao cancelamento e reversão do processo de fusão entre a REFER e a Estradas de Portugal,...

Estratégia de mobilidade

Para o PCP, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e a Metro do Porto «não podem estar vinculadas ao principio...
Nacional

36 anos de luta!

A JCP completou 36 anos no dia 10 de Novembro. No sábado, às 19 horas, A Voz do Operário, em Lisboa, acolhe uma festa-magusto, um momento de convívio e de celebração, mas também de luta pelos direitos da juventude, pela paz e por uma vida digna.

Demonstração de força

Os estudantes do Ensino Básico e Secundário de todo o País saíram à rua, na quinta-feira, em defesa da Escola Pública, gratuita e de qualidade prevista na Constituição da República Portuguesa.

Alívio da carga fiscal

A Câmara da Moita aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016, assim como uma proposta que prevê a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Hora de luta no dia 19

Várias associações de estudantes do Ensino Superior do Porto vão realizar no próximo dia 19, durante uma...
Europa

Governo cai na Roménia

O incêndio ocorrido numa discoteca de Bucareste, que fez 38 mortos e cerca de 200 feridos, foi a causa próxima de uma vaga de...

Pelo ensino gratuito

Mais de dez mil estudantes desfilaram, dia 4, pelo centro de Londres contra a eliminação dos apoios sociais, o aumento das taxas e o agravamento dos cortes nas universidades.

Previsões de Outono

Vale a pena olhar para as previsões económicas de Outono da Comissão Europeia, anunciadas...
Internacional

PCP advoga acção <br>comum ou convergente

O 17.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) realizou-se de 30 de Outubro a 1 de Novembro, em Istambul, na Turquia, acolhido pelo Partido Comunista turco.

Temas

Longo caminho para a soberania,<br>a paz e o desenvolvimento

«Em nome do povo angolano, o Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) proclama solenemente perante África e o mundo a independência de Angola.» Começou com estas palavras, proferidas por Agostinho Neto na noite de 11 de Novembro de 1975, o anúncio do nascimento de um novo país, a República Popular de Angola, tornado possível pela luta tenaz do seu povo e pela solidariedade que ela despertou nos quatro cantos do mundo.
A «grandiosa tarefa de reconstrução nacional», anunciada então pelo líder do MPLA e primeiro presidente do país, revelou-se particularmente difícil e acidentada, com o povo angolano a enfrentar uma brutal agressão militar, sucessivas ingerências externas do imperialismo que levaram a uma prolongada guerra civil, diversas conjunturas internacionais e graves problemas económicos e sociais, muitos dos quais ainda persistem. O caminho a seguir traçou-o Agostinho Neto no final da proclamação, naquele que é um dos principais lemas do MPLA: «A luta continua! A vitória é certa!»

Argumentos
TVisto

Angola, quarenta anos

O quadragésimo aniversário da independência da República Popular de Angola foi assinalado com maior ou menor...
Memória
Aconteceu

Água em Ourém sobe 58%

A população do concelho de Ourém vai ter um agravamento médio da factura da água de 58 por cento,...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP     Luta e...

A semana em resumo

Frases

“Nenhuma função pública pode ser abandonada sem que a pessoa seja...