Editorial

PORTUGAL TEM FUTURO

Mais de cem mil pessoas, numa imensa força que é a força do povo, da juventude e da luta participaram na Marcha Nacional...
Opinião
Actual

Farinha do mesmo saco

O PS divulgou não há muito tempo as grandes linhas macroeconómicas para o programa eleitoral, primeiro episódio de...
Actual

O motim

Para comemorar o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portalegre programou diversas iniciativas envolvendo os meninos...
Actual

A sopa

«De que serve a bondade/ quando os bondosos são logo abatidos, ou são abatidos/ aqueles para quem foram bondosos?»...
A talhe de foice

«PAF» e pafinhos

A coligação PSD/CDS enjorcou «nove garantias» a fingir de programa eleitoral e auto-baptizou-se com o nome-de-guerra...
PCP

A força do povo em marcha

A Força do Povo tomou a forma de Marcha e encheu a Avenida da Liberdade no passado dia 6 de Junho. Mais de 100 mil pessoas participaram. Uma Marcha do Povo, de gente que saiu de casa de madrugada, que se organizou, que preparou o farnel, que pintou as faixas e cartazes e, com orgulho, determinação e confiança, participou nesta construção colectiva. Uma poderosa e combativa jornada de luta, de afirmação da força e da vontade do povo português num país livre da submissão aos interesses financeiros, um País soberano, de progresso social e de desenvolvimento.

Crónica Internacional

Iémen

«Depois da luta armada contra os colonialistas, sob a direcção do nosso partido, a nossa independência foi...
Em Foco

Uma força imensa com a CDU

«Ninguém é dono dos votos dos portugueses! Está nas mãos dos trabalhadores e do nosso povo, está nas mãos deste imenso mar de vontades que aqui está e quer um País de progresso e de justiça social, na convergência dos democratas e patriotas, dar força, com a sua luta e com o seu voto, à concretização de uma política e de um governo patrióticos e de esquerda, afirmou Jerónimo de Sousa no comício que encerrou a Marcha Nacional «A Força do Povo», promovida sábado, pela CDU.

«Temos a Avenida só para nós!»

A alegria venceu definitivamente o sol abrasador na Avenida Fontes Pereira de Melo, quando ali chegou, por volta das três e meia, a...

Soluções por uma vida melhor

Também a voz das gentes do Sul do País ecoou, em bom som, na Avenida da Liberdade, com justas reivindicações e...

Construir soluções para o País

Resistindo ao muito calor, o distrito de Lisboa esteve em peso na Marcha Nacional, um mar de gente que desceu a Avenida da Liberdade...
PCP

Cumprir a Constituição

O PCP realizou, no dia 2, uma audição sobre «O Estado para cumprir a Constituição», no âmbito da construção do seu programa eleitoral. Jerónimo de Sousa esteve presente. 

Governo maltrata a cultura

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral, esteve reunida no dia 4 com a administração do Teatro...

Imprensa e fundos são tarefas cruciais

Cerca de uma centena de militantes do PCP participaram no convívio dos camaradas com tarefas de fundos e difusores do Avante!, realizada no passado dia 29 no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto.

Bienal e arte urbana

Está a decorrer até dia 21 deste mês o concurso para a XIX Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!, que conta...

Plural ou nem tanto...

A comunicação social tem a função de informar, mas hoje, com cada vez mais espaços de comentário e...
Trabalhadores

Lutas novas nos transportes

Depois da ocupação simbólica da sede do Metropolitano de Lisboa, onde estavam reunidos os administradores, em acumulação de funções, desta empresa, da Carris, da Transtejo e da Soflusa, há greves marcadas para a próxima semana.

Valor aos enfermeiros

A adesão média de 80 por cento à greve, nos dias 4 e 5 de Junho, demonstrou que os enfermeiros estão fartos e exigem medidas do Governo para a valorização do seu trabalho.

«Contingências» douradas

O Sitava/CGTP-IN apresentou a proposta de revisão salarial, em Fevereiro, mas a SPdH quer negociar só em Outubro. Foi bem mais generosa com administradores e directores.

TST de <i>terceiro mundo</i>

As viaturas que a Transportes Sul do Tejo (TST) está a disponibilizar para o serviço das praias estão a causar desmaios durante das viagens e má disposição dos utentes.

Greves por salários melhores

Teve adesão praticamente total a greve de 24 horas, no dia 5, sexta-feira, na fábrica de travões do Grupo CBI (Chassis...

Assédio moral na SN Seixal

No espaço de cinco meses, na SN Seixal três trabalhadoras grávidas não viram os seus contratos serem renovados ou...

Sintra vai negociar ACEP

No dia 4, após um plenário com mais de 300 trabalhadores da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de...

Contra atrasos na Soares da Costa

Contra os repetidos atrasos no pagamento de salários, trabalhadores da Soares da Costa realizaram na segunda-feira, dia 8, um...
Assembleia da República

Não a mais cortes nas pensões!

O Secretário-geral do PCP exigiu explicações sobre o noticiado corte de 600 milhões de euros nas pensões, acusando o Governo de estar agora a esconder os seus reais propósitos sob a capa de uma alegada busca de «consenso».

Reforço da protecção<br>em diploma do PCP

Aprovado na generalidade no dia 29, com a abstenção do PSD, CDS-PP e PS, e os votos favoráveis das restantes bancadas, encontra-se na comissão de Direitos, Liberdades e Garantias para apreciação na especialidade o projecto de lei do PCP que visa o reforço da protecção das vítimas de violência doméstica.

Rejeitadas propostas do PCP

A maioria PSD/CDS-PP rejeitou sexta-feira, 5, quase todas as propostas das oposições respeitantes ao controlo do sistema...

Um retrocesso de décadas

O PCP contesta a revogação do Programa de Matemática, argumentando que esta é uma «profunda...
Nacional

Gente de confiança

A CDU divulga hoje os primeiros candidatos à Assembleia da República nos círculos eleitorais de Braga, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Açores, Europa e fora da Europa. Nos próximos dias serão apresentados mais candidatos da coligação entre o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Intervenção Democrática, homens e mulheres com provas dadas na luta em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.

Concentração no dia 17

A entrega da Casa do Douro à Federação Renovação Douro (FRD) é uma «facada nas costas» dos vitivinicultores durienses, alerta a AVIDOURO.

Problemas têm solução

Entre os dias 2 e 4 de Julho, Anibal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa dos Açores, visitou a ilha de São Jorge. Os problemas dos jorgenses serão agora levados ao Parlamento Regional.

65 anos de luta pela paz

O Conselho Português para a Paz e Cooperação assinala, no dia 17, o 65.º aniversário do Conselho Mundial da...

Acampamentos de Verão

Com o tema «Povos e culturas do mundo», os Pioneiros de Portugal vão realizar, entre 5 e 18 de Julho, em dois turnos,...
Europa

Uma prática impune

Um relatório da Agência de Direitos Fundamentais da UE revela que o trabalho em condições de semiescravatura é, afinal, muito comum nos países da comunidade.

Povos contra capital

Cerca de 30 mil pessoas desfilaram pacificamente, dia 4, na cidade alemã de Munique, contra a cimeira do G7, que decorreu nos dias 7 e 8, num castelo do Estado da Baviera.

Quase um terço na pobreza

A parte da população em Espanha que vive abaixo do limiar da pobreza aumentou de 20,4 para 22,2 por cento, mas a pobreza real...
Internacional

EUA pesa(ra)m vantagem do EI

Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA) avisou o governo norte-americano do surgimento de uma outra organização terrorista no lugar da Al-Qaeda no Iraque, mas Washington não agiu porque tal podia servir os interesses geoestratégicos do imperialismo no Médio Oriente, nomeadamente a balcanização da Síria.

Erdogan sem maioria <br> para reforçar poder

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do presidente Recep Erdogan, perdeu a maioria no parlamento da Turquia, onde entra pela primeira vez o pró-curdo Partido Democrático do Povo.

O dilema do prisioneiro

Existe, nas ciências sociais, um problema de lógica que coloca a seguinte situação hipotética: dois...
Argumentos
TVisto

Os novos párias

A televisão, e é claro que não apenas ela, divulgou os números actualizados do desemprego segundo as fontes...
Memória
Aconteceu

Portugueses descontentes

Os cidadãos portugueses são dos que revelam menor índice de satisfação com as suas condições...

Rever Manuel Guimarães

A Cinemateca Portuguesa e o Museu do Neo-Realismo assinalaram, dia 8, o centenário do nascimento do cineasta Manuel Guimarães,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Trabalho,...

A semana em resumo

Frases

“A maior promessa da coligação recandidata é agora reduzir impostos,...