Governo maltrata a cultura

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral, esteve reunida no dia 4 com a administração do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para recolher contributos e sugestões para a construção do seu programa eleitoral. Em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa começou por acusar o Governo de «maltratar a cultura», desde logo ao substituir o antigo Ministério pela actual Secretaria de Estado e ao consagrar para a cultura a «verba escandalosa» de 0,1 por cento do Orçamento do Estado.

Lembrando que a cultura é um factor «insubstituível e indispensável para a democracia», o dirigente comunista alertou para as dramáticas consequências do brutal subfinanciamento público, ao mesmo tempo que manifestou a sua confiança na possibilidade de o teatro vir a ter na sociedade «o papel que teve no passado». Quanto ao encontro em concreto, Jerónimo de Sousa considerou-o «muito útil» para quem, como o PCP, constrói o seu programa eleitoral a partir da realidade.

Por seu lado, o presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D.Maria II, Nuno Honrado, confirmou à Lusa as preocupações manifestadas pelo PCP quanto às dificuldades por que a instituição atravessa. A delegação do Partido, acrescentou, ficou também a conhecer o projecto do Teatro Nacional e o seu funcionamento. O financiamento é, para Nuno Honrado, o grande problema do tempo presente.

A delegação do PCP era ainda composta por Jorge Pires, da Comissão Política, Miguel Soares, do CC, o deputado Miguel Tiago, e André Albuquerque, actor e membro do Sector Intelectual.




Mais artigos de: PCP

Cumprir a Constituição

O PCP realizou, no dia 2, uma audição sobre «O Estado para cumprir a Constituição», no âmbito da construção do seu programa eleitoral. Jerónimo de Sousa esteve presente. 

Imprensa e fundos são tarefas cruciais

Cerca de uma centena de militantes do PCP participaram no convívio dos camaradas com tarefas de fundos e difusores do Avante!, realizada no passado dia 29 no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto.

Controlo público do Metro<br>do Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP reafirmou, em conferência de imprensa realizada no dia 3, a necessidade de recuperação do controlo público da empresa Metro do Porto. Em causa está, garante, a defesa do serviço público de...

Começaram as jornadas<br>de trabalho

Mais de 120 pessoas participaram na primeira jornada de trabalho para a construção da Festa do Avante! desde ano, no dia seguinte a terem participado na grande Marcha Nacional. Oriundos das organizações regionais de Bragança, Lisboa, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo,...

Bienal e arte urbana

Está a decorrer até dia 21 deste mês o concurso para a XIX Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!, que conta já com um significativo número de inscrições. Esta iniciativa, que decorrerá no Espaço das Artes, no Pavilhão Central, é...

Plural ou nem tanto...

A comunicação social tem a função de informar, mas hoje, com cada vez mais espaços de comentário e opinião, é um veículo de excelência para a construção e formatação de opinião colectiva. A televisão, pelo...