Em defesa do Casa do Douro

Concentração no dia 17

A entrega da Casa do Douro à Federação Renovação Douro (FRD) é uma «facada nas costas» dos vitivinicultores durienses, alerta a AVIDOURO.

Vitivinicultores em luta em defesa dos seus direitos

Image 18282

No dia 17, às 11 horas, tem lugar uma concentração frente à Casa do Douro. O protesto – promovido pela Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO), com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) – tem como objectivo «dizer não à entrega da Casa do Douro aos grandes interesses económicos e à Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP)», «reclamar melhores preços para os nossos vinhos e mais benefício para esta campanha» e «defender a Região Demarcada do Douro».

Num documento que está já a ser distribuído aos lavradores e aos durienses, onde se afirma que «chegou a hora de nos unirmos e lutar pelos nossos interesses», apela-se à luta contra o «fim dos direitos de plantação da vinha» e reclama-se «outras políticas agrícolas».

Espoliados

Na passada semana, em nota de imprensa, AVIDOURO acusou o Ministério da Agricultura, os grandes interesses económicos ligados ao Douro (casas exportadoras) e a CAP de terem sido «juízes» de um concurso «viciado» para atribuir a gestão da Casa do Douro à FRD.

«Este processo deveria fazer corar de vergonha quem o conduziu», salientou a Associação dos Vitivinicultores, defendendo que «a Casa do Douro deve voltar a ser uma instituição pública dotada de poderes públicos, como já teve, que foram espoliados por sucessivos governos, particularmente desde 1995, o que muito contribuiu para a situação a que se chegou».

A AVIDOURO apela ainda à Associação dos Lavradores Durienses (ALD), «a legítima vencedora do concurso se este fosse transparente», que conteste da decisão «de todas as formas constitucionais e democráticas», nomeadamente «mobilizando os vitivinicultores para a luta em defesa dos seus direitos e interesses».

No documento dá-se ainda a conhecer que o Tribunal de Guimarães não aceitou o pedido de insolvência da Casa do Douro, que o Ministério da Agricultura repetiu depois de decisão idêntica do Tribunal de Primeira Instância de Peso da Régua.

Por último, a AVIDOURO reclama participar no «Interprofissional» do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto em igualdade de circunstâncias com outras organizações da produção.




Mais artigos de: Nacional

Gente de confiança

A CDU divulga hoje os primeiros candidatos à Assembleia da República nos círculos eleitorais de Braga, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Açores, Europa e fora da Europa. Nos próximos dias serão apresentados mais candidatos da coligação entre o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Intervenção Democrática, homens e mulheres com provas dadas na luta em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.

Problemas têm solução

Entre os dias 2 e 4 de Julho, Anibal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa dos Açores, visitou a ilha de São Jorge. Os problemas dos jorgenses serão agora levados ao Parlamento Regional.

Desenvolver <br>a Península de Setúbal

A CDU promoveu, no dia 4, no Barreiro, uma iniciativa em defesa do desenvolvimento para a região da Península de Setúbal, que contou com as intervenções de Francisco Lopes, do Secretariado do Comité Central (CC) do PCP, e dos presidentes das autarquias do Barreiro e da Moita,...

«Cultura Sem Amos» <br>em Lisboa

No dia 29 de Maio realizou-se no terraço do Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, um convívio de apoiantes e activistas da CDU. Sob o lema «Cultura Sem Amos», o encontro – organizado pelo Sub-Sector das Artes do Espectáculo do Sector Intelectual da...

Ordenamento do território<br>em Loures

A revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Loures está concluída, aguardando agora publicação em Diário da República, depois de aprovado pela Assembleia Municipal, em 14 de Maio, sob a proposta da Câmara. Segundo a autarquia, a aprovação da...

Solidariedade <br>com o povo saarauí

A pedido do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), estava previsto para anteontem, no Palácio de S. Bento, em Lisboa, uma reunião com a Comissão de Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas da Assembleia da República, sobre a...

65 anos de luta pela paz

O Conselho Português para a Paz e Cooperação assinala, no dia 17, o 65.º aniversário do Conselho Mundial da Paz, numa iniciativa realizada às 18 horas nas instalações da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Rua Victor Cordon, 1, Lisboa). A sessão,...

Acampamentos de Verão

Com o tema «Povos e culturas do mundo», os Pioneiros de Portugal vão realizar, entre 5 e 18 de Julho, em dois turnos, para crianças dos 6 aos 16 anos, a iniciativa Acampamentos de Verão. Para além da reflexão e discussão sobre a diversidade cultural, a paz e a...