Plural ou nem tanto...

A co­mu­ni­cação so­cial tem a função de in­formar, mas hoje, com cada vez mais es­paços de co­men­tário e opi­nião, é um veí­culo de ex­ce­lência para a cons­trução e for­ma­tação de opi­nião co­lec­tiva. A te­le­visão, pelo im­pacto me­diá­tico, cumpre aqui um papel de re­levo na trans­for­mação do co­men­tário e da opi­nião em pro­pa­ganda da ide­o­logia do­mi­nante. Uma aná­lise ainda que muito su­per­fi­cial dirá que temos apenas três pro­fis­si­o­nais do co­men­tário po­lí­tico com lugar ca­tivo se­manal nas três es­ta­ções que emitem em sinal aberto, todos eles mi­li­tantes e an­tigos di­ri­gentes do PSD.

Para com­pre­ender o al­cance desta gi­gan­tesca má­quina de pro­pa­ganda, in­te­ressa ir mais longe. A RTP, com as suas obri­ga­ções de ser­viço pú­blico, tem nas gre­lhas dos seus ca­nais es­paços que se dizem plu­rais. Um dos pro­gramas em­ble­má­ticos, «Prós e Con­tras», é apre­sen­tado or­gu­lho­sa­mente como o «maior de­bate da te­le­visão por­tu­guesa». São duas horas se­ma­nais de de­bate plural, par­ti­ci­pado e re­pre­sen­ta­tivo da so­ci­e­dade por­tu­guesa. Será? Não!

De facto, este pro­grama tem dado es­paço a muita gente, só nos úl­timos três deu a pa­lavra a quatro de­pu­tados di­fe­rentes – dois do PS e dois do PSD como manda o equi­lí­brio da al­ter­nância. Pelo meio, num de­bate sobre tra­balho, as­sis­timos a um painel de es­pe­ci­a­listas: mas quem os apre­sentou es­queceu-se de nos dizer que um deles foi de­pu­tado eleito pelo PSD na le­gis­la­tura an­te­rior e que outro é pre­si­dente de uma As­sem­bleia Mu­ni­cipal eleito pelo PS. São estes os es­pe­ci­a­listas que contam. E sobre a pri­va­ti­zação da TAP, o que pa­recia im­pos­sível foi mesmo con­se­guido: das três vezes que es­teve em de­bate desde o início do ano, por lá pas­saram go­ver­nantes, ex-go­ver­nantes e de­pu­tados. O que ti­nham todos em comum? A li­gação ao PS, PSD e CDS! A ver­dade é que, desde 30 de Março, pas­saram já dois meses em que a RTP não con­si­derou a po­sição do PCP re­le­vante para o cha­mado «maior de­bate da te­le­visão por­tu­guesa».

Dirão al­guns: a RTP tem mais ca­nais, com ou­tros es­paços onde, cer­ta­mente, existe plu­ra­lismo à séria! Um desses es­paços tem o nome «Três Pontos» e vai para o ar todos os dias úteis às 22 horas na RTP In­for­mação. Mesmo ig­no­rando que este canal é da­queles a que nem todos têm acesso, de­certo es­tarão re­pre­sen­tados mais par­tidos neste for­mato, afinal são cinco por se­mana... Es­pantem-se: os únicos par­tidos re­pre­sen­tados são PS, PSD e CDS, a troika do co­men­tário po­lí­tico de novo em re­gime de mo­no­pólio.

É esta RTP, com as res­pon­sa­bi­li­dades acres­cidas que tem, que con­si­dera que só PS, PSD e CDS têm acesso ao es­paço me­diá­tico com lugar ca­tivo, que no seu Te­le­jornal de sá­bado ocultou que foram mais de 100 mil por­tu­gueses os que des­ceram a Ave­nida da Li­ber­dade. Da mesma forma, os jor­nais do dia se­guinte es­for­çaram-se por me­no­rizar e de­turpar a Marcha, lim­pando-a das pri­meiras pá­ginas, es­con­dendo que tem sido o PS a marcar ini­ci­a­tivas para datas em que já se co­nhece ini­ci­a­tivas do PCP. Mas se tentam colar ao PCP, à CDU, o ró­tulo do pro­testo, são cada vez mais os que acre­ditam que é na CDU que re­side a al­ter­na­tiva, e é esse o medo de quem manda na co­mu­ni­cação so­cial.

 



Mais artigos de: PCP

Cumprir a Constituição

O PCP re­a­lizou, no dia 2, uma au­dição sobre «O Es­tado para cum­prir a Cons­ti­tuição», no âm­bito da cons­trução do seu pro­grama elei­toral. Je­ró­nimo de Sousa es­teve pre­sente. 

Governo maltrata a cultura

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral, esteve reunida no dia 4 com a administração do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para recolher contributos e sugestões para a construção do seu programa eleitoral. Em declarações aos...

Imprensa e fundos são tarefas cruciais

Cerca de uma cen­tena de mi­li­tantes do PCP par­ti­ci­param no con­vívio dos ca­ma­radas com ta­refas de fundos e di­fu­sores do Avante!, re­a­li­zada no pas­sado dia 29 no Centro de Tra­balho da Bo­a­vista, no Porto.

Controlo público do Metro<br>do Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP reafirmou, em conferência de imprensa realizada no dia 3, a necessidade de recuperação do controlo público da empresa Metro do Porto. Em causa está, garante, a defesa do serviço público de...

Começaram as jornadas<br>de trabalho

Mais de 120 pessoas participaram na primeira jornada de trabalho para a construção da Festa do Avante! desde ano, no dia seguinte a terem participado na grande Marcha Nacional. Oriundos das organizações regionais de Bragança, Lisboa, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo,...

Bienal e arte urbana

Está a decorrer até dia 21 deste mês o concurso para a XIX Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!, que conta já com um significativo número de inscrições. Esta iniciativa, que decorrerá no Espaço das Artes, no Pavilhão Central, é...