A talhe de foice
Rapa e tira
Actual
O <i>pin</i>
Actual
«Referendo» na Grécia – chantagem e coacção
Actual
A Zona de Conforto
PCP
Por um governo patriótico e de esquerda
Primeiro o PS, com o PRACE, e agora o PSD e o CDS, com o PREMAC – sempre com base no argumento da necessidade de reduzir o peso do Estado, adaptá-lo às necessidades actuais e torná-lo mais eficiente – o que na verdade pretendem, contrariando o texto constitucional, é desferir rudes golpes na prestação de serviços públicos à população, atacando despudoradamente direitos dos trabalhadores.
Crónica Internacional
Outubro vive e viverá
Poderoso instrumento para a mudança
A actualidade da Constituição da República Portuguesa (CRP) foi salientada num colóquio realizado na Biblioteca-Museu República e Resistência. Três décadas e meia depois da sua aprovação, o texto fundamental continua a ser um poderoso instrumento para a mudança.
Conselho Europeu e cimeira da Zona Euro: mais federalismo e reforço dos monopólios
Mais um favor ao grande capital
O PCP reagiu anteontem, através de uma declaração de Ângelo Alves, da Comissão Política, às declarações do primeiro-ministro em torno de uma possível alteração do chamado «memorando de entendimento» assinado com o FMI e a UE.
Novos cartazes e folhetos do PCP
A luta está a fazer-se todos os dias
Os comunistas tudo farão para que a greve geral do próximo dia 24 de Novembro seja um êxito, garantiu Jerónimo de Sousa no comício realizado no sábado em Ovar.
Cada vez mais interior
A situação dos trabalhadores e das populações do distrito de Viseu não pára de se agravar à medida que avança a aplicação do pacto de agressão, denuncia a Direcção da Organização Regional do PCP.
Já saiu O <i>Militante</i>
PCP recebeu CGTP-IN
Defender o sector aéreo nacional
Não ao fecho do hospital
Água é pública
<i>Dossier</i> sobre transportes
Transportes param dia 8
Para a próxima terça-feira está marcado um dia de luta nos transportes, enquanto o Governo e o grande patronato disputam a dianteira no ataque aos direitos e aos rendimentos de quem trabalha, como se tem visto nos últimos dias, a propósito do aumento do tempo de laboração.
Milhares nas ruas
Com grandes acções nos últimos dias, a semana de luta que a CGTP-IN promoveu por todo o País veio comprovar o crescente descontentamento e dar ânimo para os próximos combates, com total prioridade para a greve geral.
Enfermeiros contra a resignação
Fenprof toca a rebate
«Nunca, como neste momento, a luta fez tanta falta», clama a Federação Nacional dos Professores, cujos sindicatos promoveram a 27 de Outubro duas dezenas de reuniões com docentes.
Basta de demoras
Em Lisboa e em Coimbra, as uniões distritais da CGTP-IN exigiram que o Ministério da Justiça assuma as dívidas e pague aos trabalhadores de empresas falidas os 87 milhões de euros que lhes são devidos.
Vitória na <i>Camisaria Moderna</i>
Guardas prisionais em greve
Intensa luta no comércio
Barcelos
Militares mobilizam-se
Solidariedade com o povo do Saara
Em debate
Em defesa dos utentes e do Estado
A Assembleia da República aprovou, na generalidade, com os votos favoráveis de todas as bancadas (à excepção do PS, que se absteve) o projecto de lei do PCP que institui a prescrição por Denominação Comum Internacional (DCI).
Por uma mais justa atribuição
O PCP quer alterar o regime de atribuição do complemento solidários para idosos, tornando mais ágil e justa a sua atribuição. Trata-se de simplificar procedimentos e corrigir os aspectos mais gravosos que têm impedido o acesso de milhares de idosos a esta prestação social.
Alimentar o monstro do <i>BPN</i>
O Parlamento aprovou sexta-feira passada, com os votos favoráveis do PSD e do CDS-PP, o orçamento rectificativo apresentado pelo Governo. O PS absteve-se, votando contra o documento as bancadas do PCP, PEV e BE.
Injustas e discriminatórias
Saciar clientelas
Haja rigor e transparência
Ultrapassar atrasos
Obstáculo e desincentivo
18.ª Assembleia da FMJD
A Voz do Operário acolhe, no dia 8 de Novembro, a 18.ª Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática, onde são esperados mais de 180 delegados de 95 organizações de todo o mundo.
Cordão humano no Couço
A população do Couço, concelho de Coruche, vai participar, sábado, num cordão humano em defesa dos serviços públicos da Freguesia.
Marcha de tractores em Aveiro
Maior protesto de sempre
«A Saúde é um direito, sem ela nada feito»
Em defesa da Saúde
Que serviços vai o Governo encerrar?
Estudantes em luta
Marcha à Rota
Sessão de solidariedade com a Palestina
«Santa Joana dos Matadouros»
Seara Nova fez 90 anos
Os senhores do planeta
Menos de um por cento das multinacionais controla cerca de 40 por cento da riqueza mundial, segundo revela um recente estudo de investigadores suíços que analisaram as ligações de 43 060 corporações transnacionais.
Coesão defraudada
Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu votaram contra o orçamento comunitário, dia 26, considerando que «não responde às necessidades dos povos» e ignora as consequências da grave crise do capitalismo.
Britânicos preparam greve geral
Checos contestam governo
Espanhóis contra bases militares
Para quando a licença de maternidade?
Zona euro estagna em 2012
Para lá do espalhafato
Os ricos mais ricos
O número de milionários nos EUA cresceu em 2011 acompanhando a tendência verificada nas últimas décadas e confirmando que, mesmo no contexto da maior crise capitalista, a grande burguesia continua a engordar o seu pecúlio.
UNESCO acolhe Palestina
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), admitiu, segunda-feira, a Palestina como membro de pleno direito da organização. EUA e Israel opuseram-se mantendo a política criminosa contra os palestinianos, ao mesmo tempo que avançam na desestabilização de toda a região.
Grupo de Trabalho reuniu em Beirute
Assembleia condena bloqueio norte-americano
Milhões vão ficar desempregados
Crónicas da contra-revolução
Crónica é palavra dúbia. Assim como cronista. Diz respeito ao tempo que passa e que se regista. E se a crónica era uma saga nos termos medievos ou renascentistas de quem as escrevia, passa a ser ou a pretender ser – conforme a verdade aí se instala e dela é certidom, como em Fernão Lopes – história.
Heróis, de facto
«Eles não são criminosos. São heróis», escreveu Noam Chomsky referindo-se aos Cinco cubanos presos nos EUA há mais de treze anos.
E assim é: António, Fernando, Gerardo, Ramón e René são heróis, de facto.
Não daqueles heróis made in USA – super-homens, homens-aranha e etc. que, sozinhos e graças a poderes inumanos, vencem tudo e todos para regalo de espectadores distraídos e consciências adormecidas – mas heróis de carne e osso, de dignidade e coragem assumidas pela dedicação das suas capacidades, das suas inteligências, das suas vidas à luta por causas justas, pelo bem colectivo, pela sua pátria.