Mais milhões para a banca
Os bancos portugueses precisam de obter 7804 milhões de euros para atingir o novo rácio de capital de 9 por cento, segundo cálculos da European Banking Authority (EBA), divulgados dia 26.
Este organismo informou igualmente que a banca europeia necessita de um total de 106 447 milhões de euros para se recapitalizar. Os bancos portugueses são os quintos que mais necessitam de capitalização depois da Grécia (30 mil milhões), Espanha (26 mil milhões) Itália (14,7 mil milhões) e França (8,8 mil milhões).
Entretanto, o Governo português anunciou que vai assumir as dívidas contraídas pelas empresas públicas junto da banca. Segundo declarou, dia 26, o secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, o Estado pagará à banca 5242 milhões de euros, dos quais 2156 milhões de euros dizem respeito à REFER, 1,84 mil milhões de euros à Estradas de Portugal, 601,1 milhões de euros ao Metro do Porto, 492,4 milhões de euros ao Metro de Lisboa, 150 milhões de euros à RTP, 2,9 milhões de euros da VianaPolis e 82,5 mil euros da Empresa de Meios Aéreos (EMA).
Acresce ainda três mil milhões de euros de dívidas do BPN, no âmbito do processo de reprivatização, que também serão assumidos pelo Estado. Para realizar estas operações, o Governo irá contrair novo empréstimo de oito mil milhões de euros.