Editorial

É PELA LUTA QUE LÁ VAMOS

Nunca é demais insistir naquela que é uma questão central da actual situação: a necessidade imperiosa e...
Opinião
A talhe de foice

Rapa e tira

De cada vez que um membro do Governo ou os seus patrões da dona Europa ditam uma sentença – não sei se já...
Actual

O <i>pin</i>

De há algumas semanas para cá vários membros do Governo ostentam na lapela um pin com a bandeira de Portugal. O...
Actual

A Zona de Conforto

Este sábado, uma cavalgadura recentemente nomeada Secretário de Estado da Juventude e do Desporto aconselhou os jovens...
PCP

Por um governo patriótico e de esquerda

Primeiro o PS, com o PRACE, e agora o PSD e o CDS, com o PREMAC – sempre com base no argumento da necessidade de reduzir o peso do Estado, adaptá-lo às necessidades actuais e torná-lo mais eficiente – o que na verdade pretendem, contrariando o texto constitucional, é desferir rudes golpes na prestação de serviços públicos à população, atacando despudoradamente direitos dos trabalhadores.

Crónica Internacional

Outubro vive e viverá

Para os comunistas portugueses evocar o 7 de Novembro e celebrar a primeira revolução socialista vitoriosa é um acto de...
Em Foco

Poderoso instrumento para a mudança

A actualidade da Constituição da República Portuguesa (CRP) foi salientada num colóquio realizado na Biblioteca-Museu República e Resistência. Três décadas e meia depois da sua aprovação, o texto fundamental continua a ser um poderoso instrumento para a mudança.

PCP

Mais um favor ao grande capital

O PCP reagiu anteontem, através de uma declaração de Ângelo Alves, da Comissão Política, às declarações do primeiro-ministro em torno de uma possível alteração do chamado «memorando de entendimento» assinado com o FMI e a UE.

A luta está a fazer-se todos os dias

Os comunistas tudo farão para que a greve geral do próximo dia 24 de Novembro seja um êxito, garantiu Jerónimo de Sousa no comício realizado no sábado em Ovar.

Cada vez mais interior

A situação dos trabalhadores e das populações do distrito de Viseu não pára de se agravar à medida que avança a aplicação do pacto de agressão, denuncia a Direcção da Organização Regional do PCP.

PCP recebeu CGTP-IN

Delegações do PCP e da CGTP-IN, encabeçadas pelos seus secretários-gerais, estiveram reunidas no dia 27 no Centro...

Não ao fecho do hospital

O PCP promoveu, no dia 28, uma acção de protesto contra a ameaça de encerramento do Hospital...

Água é pública

O PCP promoveu recentemente, em Alvito, uma sessão subordinada à defesa da água pública, das...
Trabalhadores

Transportes param dia 8

Para a próxima terça-feira está marcado um dia de luta nos transportes, enquanto o Governo e o grande patronato disputam a dianteira no ataque aos direitos e aos rendimentos de quem trabalha, como se tem visto nos últimos dias, a propósito do aumento do tempo de laboração.

Milhares nas ruas

Com grandes acções nos últimos dias, a semana de luta que a CGTP-IN promoveu por todo o País veio comprovar o crescente descontentamento e dar ânimo para os próximos combates, com total prioridade para a greve geral.

Fenprof toca a rebate

«Nunca, como neste momento, a luta fez tanta falta», clama a Federação Nacional dos Professores, cujos sindicatos promoveram a 27 de Outubro duas dezenas de reuniões com docentes.

Basta de demoras

Em Lisboa e em Coimbra, as uniões distritais da CGTP-IN exigiram que o Ministério da Justiça assuma as dívidas e pague aos trabalhadores de empresas falidas os 87 milhões de euros que lhes são devidos.

Guardas prisionais em greve

Com uma adesão praticamente total, os guardas prisionais iniciaram no dia 28, sexta-feira, uma greve que iria prolongar-se até...

Intensa luta no comércio

Com «forte participação dos trabalhadores e muita aceitação dos clientes», terminaram as...

Barcelos

Cerca de 150 trabalhadores desempregados das empresas Thor, Manhentacaba e Fiação de Barcelos...

Militares mobilizam-se

Para a jornada do próximo dia 12, com concentração no Rossio e desfile até ao Ministério das...

Em debate

A CGTP-IN realiza hoje, em Lisboa, a partir das 10 horas, no Hotel Zurique, um encontro sobre Estado, Administração...
Assembleia da República

Em defesa dos utentes e do Estado

A Assembleia da República aprovou, na generalidade, com os votos favoráveis de todas as bancadas (à excepção do PS, que se absteve) o projecto de lei do PCP que institui a prescrição por Denominação Comum Internacional (DCI).

Por uma mais justa atribuição

O PCP quer alterar o regime de atribuição do complemento solidários para idosos, tornando mais ágil e justa a sua atribuição. Trata-se de simplificar procedimentos e corrigir os aspectos mais gravosos que têm impedido o acesso de milhares de idosos a esta prestação social.

 

Alimentar o monstro do <i>BPN</i>

O Parlamento aprovou sexta-feira passada, com os votos favoráveis do PSD e do CDS-PP, o orçamento rectificativo apresentado pelo Governo. O PS absteve-se, votando contra o documento as bancadas do PCP, PEV e BE.

 

Injustas e discriminatórias

A maioria governamental chumbou o projecto de lei do PCP que impunha a revogação das taxas moderadoras. O mesmo aconteceu com...

Saciar clientelas

A maioria PSD/CDS-PP aprovou sexta-feira passada, em votação final global, a proposta de lei que altera o estatuto do pessoal...

Ultrapassar atrasos

Continua por regulamentar a legislação relativa ao enquadramento base das terapêuticas não convencionais...

Obstáculo e desincentivo

O PCP voltou a exigir a anulação do aumento do IVA decretado pelo anterior Governo, com a conivência do PSD, de 6 para 23...
Nacional

18.ª Assembleia da FMJD

A Voz do Operário acolhe, no dia 8 de Novembro, a 18.ª Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática, onde são esperados mais de 180 delegados de 95 organizações de todo o mundo.

Cordão humano no Couço

A população do Couço, concelho de Coruche, vai participar, sábado, num cordão humano em defesa dos serviços públicos da Freguesia.

Maior protesto de sempre

Mais de cinco centenas de veículos, incluindo cerca de 130 pesados, participaram, sexta-feira, numa marcha lenta de protesto contra o...

Em defesa da Saúde

Os habitantes do concelho de Avis, distrito de Portalegre, ocuparam, anteontem, ao final da tarde, o centro de Saúde como forma de...

Estudantes em luta

Mais de 400 alunos da Escola Secundária de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, manifestaram-se,...

Marcha à Rota

Realiza-se no próximo domingo mais uma marcha à base militar da Rota, em Espanha, tradicional iniciativa de protesto contra a...

Seara Nova fez 90 anos

No dia 15 de Outubro de 1921 – numa época conturbada, de desastre colectivo – foi publicado o primeiro número da...
Europa

Os senhores do planeta

Menos de um por cento das multinacionais controla cerca de 40 por cento da riqueza mundial, segundo revela um recente estudo de investigadores suíços que analisaram as ligações de 43 060 corporações transnacionais.

Coesão defraudada

Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu votaram contra o orçamento comunitário, dia 26, considerando que «não responde às necessidades dos povos» e ignora as consequências da grave crise do capitalismo.

Checos contestam governo

«O Governo está contra o povo, o povo está contra o governo» – era o lema inscrito na faixa que abria a...

Espanhóis contra bases militares

Perto de mil pessoas concentraram-se, no domingo, 30, frente à base militar de Morón de la Frontera, em Sevilha, para reclamar o...

Zona euro estagna em 2012

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou, na segunda-feira, 31, as...

Para lá do espalhafato

O espalhafato mediático que sempre envolve os conselhos europeus tem, habitualmente, dois efeitos...
Internacional

Os ricos mais ricos

O número de milionários nos EUA cresceu em 2011 acompanhando a tendência verificada nas últimas décadas e confirmando que, mesmo no contexto da maior crise capitalista, a grande burguesia continua a engordar o seu pecúlio.

UNESCO acolhe Palestina

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), admitiu, segunda-feira, a Palestina como membro de pleno direito da organização. EUA e Israel opuseram-se mantendo a política criminosa contra os palestinianos, ao mesmo tempo que avançam na desestabilização de toda a região.

Temas

Crónicas da contra-revolução

Crónica é palavra dúbia. Assim como cronista. Diz respeito ao tempo que passa e que se regista. E se a crónica era uma saga nos termos medievos ou renascentistas de quem as escrevia, passa a ser ou a pretender ser – conforme a verdade aí se instala e dela é certidom, como em Fernão Lopes – história.

Heróis, de facto

«Eles não são criminosos. São heróis», escreveu Noam Chomsky referindo-se aos Cinco cubanos presos nos EUA há mais de treze anos.

E assim é: António, Fernando, Gerardo, Ramón e René são heróis, de facto.

Não daqueles heróis made in USA – super-homens, homens-aranha e etc. que, sozinhos e graças a poderes inumanos, vencem tudo e todos para regalo de espectadores distraídos e consciências adormecidas – mas heróis de carne e osso, de dignidade e coragem assumidas pela dedicação das suas capacidades, das suas inteligências, das suas vidas à luta por causas justas, pelo bem colectivo, pela sua pátria.

Argumentos
Pontos Cardeais

Datas

Eis uma nova data a reter no calendário: a partir deste 1 de Novembro as indemnizações por despedimento passam de 30 para...
TVisto

O dia dos insultos

Foi, no passado dia 31, o chamado Dia das Bruxas, o Halloween, tradição irlandesa transplantada para os Estados Unidos por...
Aconteceu

Mais milhões para a banca

Os bancos portugueses precisam de obter 7804 milhões de euros para atingir o novo rácio de capital de 9 por cento, segundo...

China lança nave espacial

A China lançou, na segunda-feira, 31, a nave não tripulada Shenzhou-8, a partir da sua base espacial de Jiuquan, no Noroeste do...

O jugo das religiões

Religião, porquê? é o título de um interessante ensaio sobre a história das...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa   Secretário-geral do PCP    ...

A semana em resumo

Frases

«[O Governo está a promover] um plano macabro de liquidação do...